Aperitivos e entradas Aves Lancheira da escola e dos passeios RECEITAS Sanduíches

Patê de Frango Agridoce

Screen Shot 2013-06-03 at 10.56.04Essa é uma receita que tem história antiga, dos meus tempos de férias no edifício Oásis, em Balneário Camboriu. Lá eu tinha (e ainda tenho) uma grande amiga, a Kátia, e a nossa diversão fora da praia era inventar moda na cozinha. Aí nós vimos a receita que daria origem a essa num rótulo de maionese comercial.

Desde que me entendo por gente, sempre detestei maionese industrializada (e até hoje, mesmo a minha maionese, só como na Salada de Batatas), então a receita que obviamente levava maionese, ganhou iogurte no lugar da maionese e ganhou uvas passas, invenção das duas adolescentes metidas a chef!

Nesse dia de verão usamos esse patê exatamente como está nessa foto de inverno, como recheio de sanduíche de pão sírio, que eu ainda não sei fazer em casa, mas tento sempre achar a marca com menos ou nenhum aditivo químico. A diferença é que no verão acompanhamos os sanduíches com água bem gelada, e nessa foto eu tinha feito um delicioso Chocolate Quente.

Essa receita é mais uma ótima opção para aproveitar o frango que sobra do preparo do caldo de frango caseiro, mas se você não se animou de fazer o caldo de frango em casa, use suas partes favoritas de frango caipira cozido em água e bastante ervas frescas ou desidratadas.

Esse sanduíche pode tranquilamente ser enviado na lancheira das crianças também!

Ingredientes:

2 xícaras de frango caipira bem cozido e desfiado

2 cenouras médias raladas

1/2 xícara de uvas passas (eu prefiro usar a clara, por razões meramente estéticas)

1 xícara de iogurte natural integral

1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem

sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:

Num recipiente fundo misture todos os ingredientes, menos o iogurte.

Mexa bem para que tudo se misture e vá, aos poucos, adicionando o iogurte, até atingir a consistência desejada (você pode usar um pouco mais ou um pouco menos que uma xícara de iogurte).

Deixa a mistura descansar por pelo menos uma hora na geladeira antes de servir ou montar os sanduíches, assim os sabores se misturam melhor.

Se quiser um pouco de cor no patê, acrescente cebolinhas e/ou salsinha picada.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

3 comentários

  1. Pat, sempre me apaixono por suas receitas e tento fazer quase todas!rs esta deve ser divina tambem! agora que seria uma boa uma receita desse pao sirio… isso seria! rs Ja pensou em lancar um livro com todas essas delicias? onde voce consegue comprar esses paes com quase nenhum aditivo? aqui no Rj é super dificil encontrar!
    bjos

  2. Que otima idéia! É ma pena mas tenho receio de ovos crus. Isto foi um achado, obrigada!

Comentários estão encerrado.