Acompanhamentos RECEITAS

Arroz Integral com Abobrinha e Curry

Screen Shot 2013-06-27 at 17.42.30Sobrou arroz integral do seu almoço? A opção para reaproveitá-lo no jantar é simplesmente aquecer (e eu não faço isso em microondas) ou então dar uma cara nova pra ele, podendo até deixá-lo como a estrela principal da nova refeição.

Meu filho foi quem deu a ideia inicial para essa receita quando pediu risoto de abobrinha para o almoço. Aliado a isso, outro dia no almoço do clube tinha um arroz integral bem soltinho com curry e chips de abobrinha por cima. Eu mais ou menos misturei a ideia do risoto com aquilo que tinha comido no clube, e aí saiu essa delícia, que nada mais é do que um jeito bonito e caprichado de aproveitar as sobras de arroz.

Eu fiz (e recomendo) com arroz integral básico, que foi deixado de molho e cozido em caldo de carne caseiro. Você também pode fazer a receita com sobras de arroz branco, mas já aviso: fica menos nutritivo.

Ingredientes:

1 xícara de arroz integral básico pronto

1 abobrinha italiana média, cortada em cubos pequenos

1 colher de sopa de óleo de coco

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de chá de curry

2 a 3 colheres de sopa de creme de leite fresco (eu usei o orgânico, que compro na feira da Água Branca)

Modo de Preparo:

Numa panela rasa e grossa (eu uso uma de ferro), derreta a manteiga e o óleo de coco e junte a abobrinha picada, mexendo sempre.

Junte o curry e logo em seguida o arroz já pronto, só para aquecê-lo e misturá-lo aos novos temperos.

Junte o creme de leite, desligue o fogo e sirva imediatamente!

Meu filho mais velho se esbaldou, o mais novo, que é chato demais pra comer, também aprovou, e eu adorei também!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

5 comentários

  1. oi, Pat, mais uma vez vc brilhou. A única coisa q.não gosto é q. não consigo sair do seu site, pois tudo é excelente. Sabe o q. eu gostaria mesmo? Fazer estas comidas saudáveis terem gosto de comida (da ruim mesmo, porém saborosa); acho q.o que afasta a pessoa da alimentação saudável é o paladar (mal acostumado àquele sabor de mãe, que vai na alma, q. dá emoção…) Acha q. na alimentação saudáve se consegue este sabor profundo? Ou teremos q. nos acostumar com pouco sabor? A minha sugestão são os caldos caseiros bem concentrados e os temperos q. existem no mundo. acha que dará certo? Obrigada e bjos.

    1. Ah Miriam, comida de verdade quando é bem preparada, é TREMENDAMENTE mais saborosa, fique certa disso!!! Os caldos caseiros são um dos ingredientes que conferem sabor à comida, mas sal do bom precisa ser usado, pimentas, ervas frescas e desidratadas, condimentos naturais e gorduras como manteiga, banha, óleo de coco, gordura de pato, entre outras!

  2. Ola ! gostaria de saber se tem algum curso ou brincadeira para minha filha de 4 anos participar. Ela nao como bem e eu gostaria de conscientiza-la da importancia dos alimentos.
    Obrigada Luciana

    1. Luciana, caso te interesse, dou aulas em domicílio para mãe e filha. É bem divertido e as crianças normalmente se aventuram com novos sabores!

Comentários estão encerrado.