RECEITAS Sopas

Caldinho de Shiitakes

Screen Shot 2013-07-11 at 12.00.15Essa receita eu fiz na semana passada e as fotografias do passo a passo que fui colocando no meu Instagram enquanto a preparava deixaram todo mundo com água na boca. Pena que foto (ainda) não tem cheiro, porque esse caldinho, além de ter ficado uma delícia, foi maravilhoso de preparar, perfumou a casa inteira.

O aroma da comida sendo preparada espalhado pela casa já aguça os sentidos, abre o apetite e conforta a alma. Uma razão importante para preparar comida de verdade, e em casa!

Tendo o caldo de frango caipira e o leite de coco caseiro previamente preparados no seu freezer, torna tudo ainda mais fácil, rápido e saboroso. Aliás, ter caldos caseiros sempre prontos para serem usados no seu freezer é o primeiro passo para fazer sempre receitas deliciosas e nutritivas da forma mais prática possível e sem precisar para temperos industrializados.

Ingredientes (essa quantidade serve 4 pessoas não muito gulosas):

Screen Shot 2013-07-11 at 12.02.021 colher de sopa de manteiga

1 colher de sopa de óleo de coco extra-virgem

2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado

2 bandejas de shiitake fresco

2 xícaras de caldo de frango caseiro

2 xícaras de leite de coco caseiro

1 xícara de água filtrada

1 maço de cebolinhas frescas finamente fatiadas

sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:

Despreze os cabinhos dos cogumelos shiitake e fatie-os finamente. Reserve.

Numa panela funda e grossa refogue em fogo médio o gengibre na mistura de manteiga com óleo de coco.

Quando o gengibre começar a ficar ligeiramente dourado, junte os shiitakes fatiados, mexendo sempre, até que fiquem bem molinhos e macios.

Junte o caldo de frango, o leite de coco caseiro e a água. Leve à fervura, baixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.

Desligue o fogo, acrescente toda a cebolinha picada, acerte o tempero com sal e pimenta (nesse caso pouca pimenta, já que o gengibre já é ligeiramente picante).

Sirva imediatamente.

Se você tiver alguma sobrinha de arroz integral básico, pode acrescentar um pouco à sopa para deixá-la mais robusta. Combina super bem!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

3 comentários

  1. Pat,

    delícia demais! Meu filho – de três anos – está numa fase em que sopa não desce muito (apesar de eu e meu marido tomarmos frequentemente), mas até ele se deliciou com a sua sopa!
    Como eu não sei cozinhar sem cebola, acrescentei um pouco. Ficou delícia demais!
    Brigada!
    Beijos,
    Roberta

Comentários estão encerrado.