Bebidas DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Leite de Amêndoas, Nozes ou Castanhas

leitede-amendoasPelas mais diversas razões, você pode não querer usar o leite de vaca, ou seus derivados em suas receitas. Você, ou alguém da sua família, pode ter intolerância à lactose, alergia à proteína do leite ou qualquer outro tipo de intolerância. Pode ser que sua família siga uma dieta estritamente kosher, que não mistura leite de vaca e derivados com carnes, então strogonoff (que na receita oficial abrasileirada mistura carne com creme de leite, mistura proibida nesse tipo de dieta) nem pensar!

A solução é bastante simples, bastante saborosa, muito saudável e pode ser feita rapidamente na sua casa: leite de amêndoas, nozes ou castanhas.

O uso desse leite é bastante vasto: substitui iogurte ou leite em vitaminas, substitui creme de leite nas mais diversas receitas, incrementa de forma magistral sopas e cremes e pode ser o toque especial em muitas sobremesas.

Ingredientes:

2 xícaras de amêndoas, nozes ou castanhas crocantes (vide receita anterior)

2 xícaras de água morna

Modo de Preparo:

Deixe as amêndoas ou nozes de molho por 8 a 12 horas.

Escorra a água do molho e lave rapidamente em água corrente.

Bata as amêndoas com uma xícara de água filtrada no liquidificador até obter uma mistura uniforme.

Acerte a consistência do leite acrescentando mais água – se a idéia é substituir o creme de leite em receitas, deixe o leite mais grosso, já se for usar o leite de amêndoas para o preparo de sopas ou vitaminas, pode deixá-lo ais ralo.

Coe o leite utilizando uma peneira forrada com fralda de pano.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

75 comentários

  1. Depois que eu me arrisquei a primeira vez a fazer leite de castanhas, amêndoas e afins, nunca mais parei de inventar! Eu nao bebo leite de caixinha NEM MORTA, e como nem sempre tenho leite cru orgânico, me viro como posso. Uma dica que eu posso deixar aqui é na hora de bater no liquidificador, colocar uma pitadinha de sal, mas bem pouquinho. Não fica salgado e quebra o gosto de “água”. O de castanhas do Pará eu gosto de bater com banana, o de amêndoas fica fantástico com uma colherzinha pequena de chocolate em pó e o de nozes, purinho adoçado com umas raspinhas de rapadura. O segredo do leite pra ficar beeeem cremoso e homogêneo é bater bastante, principalmente se seu liqui nao for daqueles super potentes. Pra quem gostar, vale a pena experimentar o leite sem coar mesmo. Fica beeeem mais cremoso e sacia bastante :)
    Beijos!

    1. Cacau, esses dias eu vi na internet uma receita de chocolate quente feita com leite de amêndoas. Estou doidinha pra provar!!!

  2. Oi Pat!

    Por favor, nos mande esta receita de chocolate quente com este leite!
    Bj
    Milene

  3. Obrigada pela dica, a familia do meu marido seguem a dieta kosher e eu nunca pude fazer o estrogonoffe brasileiro, a sorte é que aqui nos EUA dá pra achar leite de amendoas, e de arroz tb!

  4. Pat. preciso te agradecer na idéia desse leite. Fiz um bolo delicioso usando leite de nozes aos invés de leite convencional, sem coar ficou uma delicia. Nutritivo, saboroso, excelente opção para lanche da escola.

  5. Pat,
    depois de coado eu posso utilizar as amêndoas em alguma receita?

    1. Fausto, por preguiça e poruqe gosto da textura, nunca coei o meu leite de castanhas… Mas caso você coe, pode secar o pó em forno beeeeeeeeeeeeeeeeeem baixo e com a porta entreaberta até obter uma farinha, que pode ser usada no preparo de colos, biscoitos e farofas. Melhor ainda que o forno para desidratar, é um desidratador de alimentos específico. Eu comprei o meu há menos de um mês e estou adorando!

      1. Pat, você poderia dizer qual é o modelo desse desidratador …
        Obrigada!

  6. Pat, será que é possível vc me dar umas dicas de uso do desidratador? Também tenho ele em casa, mas uso muito pouco….só desidrato ervas…
    Ah, estou preparando uma massa para o pão de manhã…vai ficar delicioso! Viva a Pat!!!
    Beijos

  7. OLÁ AMADA,
    POSSO SUBSTITUIR O LEITE COMUM POR ESTES PARA FAZDER A MAMADEIRA DO MEU FILHO DE 1 ANOS E 5 MESES?
    POIS ACHO QUE ELE TEM INTOLERANCIA AO LEITE, AS VEZES DELE SÓ SAI VERDE E MUITO VEDORENTA.
    GRATA.
    BJOKAS E JESUS ABENÇOE.

  8. Oi, Pat,

    Na receita você diz “amêndoas, nozes ou castanhas crocantes (vide receita anterior)” mas não achei de jeito nenhum a tal receita anterior. Tem algum segredo importante antes de preparar o leite?

    Obrigada por todas as ótimas dicas!

      1. queria entender Pat… desculpa minha dúvida besta…
        então o molho acontece 2 vezes??? aquele da receita anterior e depois o molho desta?? se não os antinutrientes (é assim q escreve?) não são eliminados???
        obrigada Pat

        1. Pareceu isso Andrea? Não, na verdade basta deixar de molho as nozes ou castanhas cruas, enxaguar muito bem e depois bater no liquidificador com nova água, filtrada!

  9. Pat,

    Meu filho tem 2 anos e bebe leite ninho. Há tempos que dou esse leite com peso na consciência. Quero passar pro vegetal. O que você me indica? Já recebi orientação que o de amêndoas é muito bom. Mas qual a proporção indicada pra idade dele? Existe outra receita boa pra ele?
    Ele ainda mama um pouco, mas meu leite já estpa bem fraquinho e quero parar por conta de idade dele.
    Agradeço!

    1. Leite de coco caseiro ou iogurte. Que tal?

      Se fosse o meu filho e ele não tivesse nenhuma restrição alimentar, optaria pelo iogurte natural integral, no máximo diluído em um pouco de água filtrada para ficar mais fácil de beber.

  10. Pat minha querida mestre!
    Vem cá, onde vc compra suas castanhas e afins?Na feirinha da água branca tbm??tenho tanto medo de comprar castanha…ainda nào achei um fornecedor o qual confie plenamente…brigadao!
    beijo enorme
    Ti

    1. Ti, eu comprei muita castanha do Pará lá na Água Branca – é a melhor das melhores!! Mas com a bagunça lá no parque, faz tempo que não vou até lá em cima, onde Sr. virgílio vende as castanhas, então tenho comprado nozes e castanhas não orgânicas no sacolão perto de casa.

      Recebi teus e-mails, logo te respondo!

  11. Brigadão Pat! Tô com uma dúdida: a amêndoa mesmo, acho que, pelo q leio, não é legal comer um monte por dia…sendo assim, não têm umq quantidade máxima de ingerir este leite por dia? Por ex; eu quase não tomo leite já q não acho fornecedor de confiança. Tomo mt iogurtee derivados. Então o leite de amendos seria ótimo, mas não ficaria demais tomar leite e ainda usar nas receitas etc? brigada por todas ajudas! bj enorme espero teu email.beijoooooooo

  12. Pat estou procurando um fabricante de Leite de castanha e ou amendoas

  13. Paty minhas filhas de 1 ano de idade tem intolerância a proteina de vaca e soja, elas fazem uso de leite especial Neocate , muitas vezes está em falta, posso substituir o leite de castanha do pará nas falta do leite especial delas?
    ou mesmo assim posso dar de vez em quando, não é muito forte p/ elas??
    aguardo sua resposta, só p/ vc ter idéia uma pesa 6,800 gramas e a outra 7,900 gramas bjs e obrigada.

    1. Catia, se fosse meu filho, eu daria leite de coco caseiro. Que tal você conversar com o pediatra responsável sobre o assunto?

  14. OI Pat, conforme te perguntei outro dia e tenho lido, não se pode exagerar no leite de amêndoas, castanhas etc por causa da quantidade de oxalatos , que pelo que entendo causa pedras nos rins. E nem todo mundo aceita bem este tipo de leite ou farinha, infelizmente. EU acho que o leite feito da mesma forma mas com semente de abóbora não causa o mesmo problema. Só que ele diminui o colesterol, e não se deve diminuir o colesterol. Portanto, recomendaria que as pessoas variem toda a semana e não tomem só um tipo de leite!

  15. Oi, Pat!
    Você já testou alguma receita de leite de arroz integral? Os industrializados são tããão caros, né?
    Obrigada!

  16. Só agora tive acesso a esta receita de leite de Amêndoas, Nozes ou Castanhas, achei bem interessante mas fiquei com uma dúvida, que gostaria se possível, ser sanada.
    Li uma vez em um artigo (não achei para linkar aqui), que esses grãos são bons, ainda mais para produção do bom colesterol, porém não devem passar de 5 unidades/dia devido a quantidade de gordura que possuem
    Pela receita postada aqui (2 xícaras), essa quantidade superaria a diária recomendada.
    Como fazer então? Não seria esse um leite altamente calórico?
    Desde já agradeço a resposta.

    1. Fabi, essa receita é para você fazer, guardar na geladeira ou freezer e ir ocmendo aos poucos. Imagina, tudo isso de uma vez faz mal pra caramba!!

  17. *correção.
    Nozes, castanhas e amêndoas são sementes, Se puder ao aceitar a postagem acima fazer o acerto fico agradecida.

  18. Pat querida bom dia! Arrisquei fazer o leite de amêndoas ontem de manhã. Quanto tempo ele dura? Desde que fiz está na geladeira! Gratidão! Milene. Brasília – DF

    1. Milene, eu nunca fiz leite de amêndoas em quantidade maior do que a que vou usar, então não sei exatamente, ma a questão é que os óleos das amêndoas são bastante delicados, então se fosse para guardar, o faria no congelador e não na geladeira, mesmo que fosse por apenas um dia.

      1. Obrigada Pat!
        Vou me organizar nas quantidades. Fiz para experimentar.
        Estou amamentando e quando consumo lactose/leite de vaca o intestino do bebê desanda… Daí quis experimentar outros leites nas frutas com granola do café da manhã!
        Bjs!

  19. Oi, Pat. Eu acrescento umas tâmaras desidratadas, que dão um sabor incrível. Não fica muito doce, garanto. Meu filho adora!

    Você poderia por favor dizer onde comprou o desidratador de alimentos e qual a marca?

    Obrigada,
    beijos

  20. Oi, Pat

    Você poderia por favor dizer onde comprou o desidratador de alimentos e qual a marca?

    Obrigada,
    beijos

  21. ola,
    que tipo de amendoas devo usar? e onde comprar?
    o que tenho em casa eh torrada e salgada.
    (e nao entendi bem a parte de lave rapidamente)
    aguardo!
    obrigada
    beijos
    rosane

  22. Pat,
    Minha filha é alérgica classe IV a leite de vaca e tomou neocate dos 7 meses a 1a6m. Mudamos para o aptamil soja com 1a6m e ainda toma até hoje com 2a1m.
    Confesso que não fiquei feliz com a mudança por saber superficialmente dos problemas da soja, principalmente para meninas. Mas ai lendo seu artigo sobre soja, realmente fiquei preocupada.
    Mas qual seria a solução para substituir esse leite para ela? Esse leite de amendoas pode ser um substituto? Os industrializados (tipo da Jasmine) sao confiáveis?
    Pode me ajudar?
    Obrigada!

      1. ok Pat, só sei que é uma delicia, uma vez comi numa festa… mas se eu conseguir, te passo a receita! Grata!

        1. Pat, achei uma receita! vou fazer depois te falo se ficou boa! bjs

          Iogurte Crudívoro de Amêndoas
          Receita publicada em http://www.menuvegano.com.br.
          Receita enviada por:
          Márcia Lima (bialimaksh) 24/06/2012

          Ingredientes
          • 300 gramas de amêndoas com pele
          • 450 ml de água filtrada ou mineral
          *
          Instruções de preparo
          Coloque as amêndoas num recipiente e cubra com água. Deixe de molho durante a noite. No dia seguinte, escorra a água e retire a pele das amêndoas (é só puxar que sai igual uma roupinha… rs). Coloque as amêndoas e os 450 ml de água no processador. Processe até que atinjam a consistência de uma pasta (quanto mais fina, mais delicado será o iogurte). Passe a mistura para um pote (de preferência de vidro) e deixe num lugar quente da casa (aqui em casa, deixo numa prateleira do armário que é de madeira e facilita a fermentação, porque fica mais quente), descansando por 8 horas (pelo menos). Quanto mais tempo ficar descansando, mais ácido ficará o iogurte.
          Depois de fermentado, você pode guardar na geladeira em potinhos (refrigere por pelo menos 1 hora antes de usá-lo, assim ele fica mais firme). É ótimo puro, com xarope de maple ou glucose de milho. Também fica ótimo com granola e frutas. Eu uso ainda em receitas salgadas: dá um molho super nutritivo e diferente pra saladinha básica ou pros legumes grelhados. Eu como ainda com kibe de pts e falafel, é só macerar um pouco de hortelã e misturar nele com uma pitadinha de sal… Um verdadeiro coringa.

          Menu Vegano 2012 – Rede social de culinária vegetariana!

          1. Fabiana, não concordo com duas coisas nessa receita: não se colocam bactérias do bem para inocular o tal iogurte de leite de amêndias, e isso pode fazer com que bacterias do mal se proliferem ali, causando uma intoxicação que pode ser bem grave. Outra coisa: a sugestão de servir o tal iogurte com xarope de milho, que é um veneno para a saúde!!!

  23. Hum entendi Pat, como sou novata no assunto, não havia reparado! boas observações! Concordo com você! Gratidão! bjs

  24. Pat querida… adorei essa receita.
    Vi essa semana no GNT aquele novo programa “Bela Cozinha”… e ela fez essa mesma receita. Me deu água na boca, vou testar nesse fim de semana.
    Você vê algum problema em oferecer esse leite pra meu filho de 9 meses?? Não vou substituir o que ele já bebe. Mas no caso de mingal ou vitamina, eu posso usar esse né??

    1. Danila, alguns pediatras não recomendam oferecer nozes e castanhas antes dos dois anos porque podem causar alergias. Como eu não ofereci tão cedo aos meus filhos, não sei o que dizer!

  25. Olá Pat!
    estou muito feliz de ter encontrado esse site com tantas informações riquíssimas!
    Sou mãe de uma menina de 2 anos que mamou até semana passada e só tomou leite de vaca integral orgânico depois de 1 ano.
    Tudo lindo, até que ela demonstrou intolerância à lactose, inclusive ao iogurte natural caseiro orgânico!
    Vi nos comentários desse post que tu antes de oferecer esse leite de amêndoas daria leite de coco, mas o de coco se compara ao de amêndoas na quantidade de cálcio?
    pq a amêndoa tem bastante né?
    Andei pesquisando tb sobre leite de gergelim que é riquíssimo em cálcio, mas já vi que tenho que deixar de molho por conta dos fitatos…
    Estávamos usando leite de cereais (aquele da sônia hirsh que cozinha por horas) mas deve ser cheeeeio de fitatos né?
    Desculpe a quantidade de perguntas mas tô muito empolgada com teu site!
    Gratidão querida!

    1. Clarissa, se for pelo cálcio, eu não daria leite nenhum, mas sim caldo de carne caseiro na mamadeira – como aliás já fiz! Os caldos caseiros à base de carnes e ossos são riquíssimos em cálcio e outros nutrientes super importantes!

      1. ótimo pat!!
        já tinha lido esse post, mas como lá tu oferece pra bb mais novinho não associei.
        Vou testar e oferecer nos lanches, pq no almoço e janta ela recebe bastante ferro e li que cálcio e ferro competem na absorção, então é bom alternar a oferta entre as refeições.
        Ontem ofereci pra ela pizza de sardinha (rica em cálcio) no lanche. Hoje tapioca com ricota de amêndoas e avelãs. Ela comeu bem menos da opção vegana (pq enfim, é mais pedaçuda, tem q mastigar mais) e além de tudo tem os antinutrientes… aí tô bem preocupada com absorção de cálcio, mas teu site me salvou!!
        gratidão, pat!

  26. Olá Pat,
    fiz meu leite hoje mas não usei toda a amendoa que tinha deixado de molho. O que posso fazer com ela? Guardo na geladeira com ou sem água?
    Não consigo encontrar essa informação em lugar nenhum!
    Help me!
    Obrigada

    1. Sabrina, você pode fazer mais leite e congelar ou pode secá-las por algumas horas no desidratador ou em forno MUITO baixo.

  27. Pat, esse leite de castanhas pode ser com castanhas de caju?Porque moro em Fortaleza e fica mais fácil.

  28. Pat. muito obrigado. outra pergunta. fiz o leite de castanha achei supergostoso,mas tenho uma duvida,como as castanhas não são torradas, elas veem meio sujas, mesmo lavando,como tomar esse leite , se tiver alguma contaminação?

  29. Olá, Pat!
    Gostaria de sua ajuda!
    Estou buscando alternativas ao leite de vaca e seus derivados na alimentação da família, principalmente para a minha filha que está com 1 ano e 2 meses (aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e a partir daí de forma complementar). Não é caso de intolerância ou alergia, e sim interesse numa alimentação mais saudável e orgânica. Acho interessante o leite de amêndoas, coco e arroz, mas minha preocupação em relação à ela é o cálcio. Li artigos que falam que eles não conseguem substituir o leite de vaca e seus derivados no que se refere ao cálcio. É isso mesmo? Como faço para garantir que minha filha absorva noque precisa para seu desenvolvimento?

    1. Liliane, com relação ao cálcio as perdas do não consumo de leite e derivados são mínimas, já que o cálcio do leite, apesar de ser muito, quase não é aproveitado pelo nosso organismo. O consumo regular de caldos caseiros, nozes e castanhas é muito mias eficiente!

      1. Obrigada, Pat! Mas me orientaram a ainda não dar pra ela nozes, amêndoas e castanhas em razão do risco alergênico; que só estaria liberado a partir dos 2 anos… É isso mesmo?
        Em relação aos derivados, vc acha que seria prejudicial à ela eu dar iogurte natural integral orgânico e queijo minas orgânico? Estou pendente a não limitar totalmente essas opções de derivados orgânicos, embora receosa. Vc acha que daria pra ela consumir sem fazer mal, e que há produtos confiáveis desse tipo?
        Grata por sua atenção e ajuda!

        1. Liliane, aqui eu costumo sempre contar a minha experiência com os meus filhos, o que deu certo e o que deu errado, entre outras coisas. Creio que seria interessante você conversar com o pediatra ou nutricionista de confiança para o seu caso especificamente.
          Meus filhos tomaram leite cru e iogurte desde muito cedo. Queijos também comeram logo após o início das papinhas. Nozes e castanhas eu demorei mais porque tinha medo deles engasgarem – confesso que nunca me ocorreu a possibilidade de alergia! Se eu não tivesse leite cru disponível, talvez teria dado leite de coco caseiro.

  30. Pat, voltarei a trabalhar em pouco tempo e minha bebê estará com um pouco mais de sete meses. Gostaria de alguma ideia de alimentação líquida para dar no copo com bico, pois amamentarei ainda em casa, mas fico preocupada com o que dar durante o dia e não quero de jeito nenhum dar essas fórmulas infantis cheiss de porcarias pra ela. Queria uma ideia pra conversar com o pediatra.

  31. Olá, Tenho um filha de 11 meses e gostaria de saber qual o tipo de leite ideal para dar pra ela. O leite de castanha do pará é muito forte para bebês? Qual seria a melhor recomendação ?
    Grata.

  32. Pat a agua do molho é morna? E a água para bater?

Comentários estão encerrado.