Molhos Para salada RECEITAS

Molho de Damascos para Salada

Screen Shot 2014-01-11 at 22.13.48Hoje eu resolvi que estava enjoada de todas as minhas receitas de molhos para salada, aí fiquei quebrando a cabeça para pensar em alguma novidade, mas novidade com cara de novidade mesmo, alguma coisa que saísse do comum e deixasse a salada bem deliciosa.

Pensei, pensei, pensei e de repente o pacote de damascos que estava em cima da pia apareceu na minha frente e a receita veio correndo pra minha cabeça!

As crianças jantaram cedo e dormiram com as galinhas. Depois de um dia inteiro de piscina e muitas brincadeiras, estavam na cama, “desmaiados”, antes mesmo de escurecer, então a salada foi só para o meu marido e eu.

A receita do molho não poderia ser mais fácil, e como nunca, realçou o sabor das folhas de forma perfeita!

Usei o molho para temperar um mix pronto de folhas que comprei na Casa Santa Luzia. É um produto interessante que eles tem por lá: três opções de mix de folhas, o suave, o picante e o amargo. Cada qual para uma proposta de salada diferente e todos super equilibrados, crocantes e saborosos. Adoro!! Hoje eu usei o Mix de Folhas Picante, que foi perfeito para equilibrar com a doçura dos damascos.

Aliás, daí sai uma dica bem legal na hora de pensar em combinações para saladas: sempre que usar folhas muito amargas ou picantes, equilibre acrescentando frutas bem docinhas picadas na salada. O resultado é sempre muito especial!!

As quantidades a seguir temperam uma salada farta para duas pessoas. Se for servir mais gente, aumente as quantidades proporcionalmente. A conta é fácil, e seu filho de cerca de 10 ou 12 anos deverá ser plenamente capaz de te ajudar!

Ingredientes:

4 damascos secos

6 colheres de sopa de água filtrada

3 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem

sal e pimenta do reino à gosto (nem precisei usar muito e ficou ótimo!)

Modo de Preparo:

Pique os damascos beeeeeeem miudinhos e deixe descansá-los num pote, por cerca de 15 a 20 minutos.

Adicione o azeite, o sal e a pimenta e deixe descansar – fora da geladeira, por outros 15 a 20 minutos.

Os dois períodos de repouso são super importante para o damasco hidratar e soltar seu sabor para o molho. Não deixe de esperar esse tantinho, vale a pena!

Sirva imediatamente.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

2 comentários

  1. Achei que só eu compensava o sabor das folhas amargas e picantes com frutas desidratadas haha
    Costumo usar passas, mas vou experimentar esta receita, ficou linda!

  2. E as seis colheres de água? Ok…. misture aos damascos micropicados e deixe descansar por 15 min. Agora, sim, dá para entender pq é tão essencial esse dencanso.
    Grato pela receita. Vou experimentar ainda hj. Abs.

Comentários estão encerrado.