Creme de Damascos com Iogurte

by Pat Feldman on 29/01/2014 · 15 comments

in Café da Manhã, Lancheira da escola e dos passeios, RECEITAS, Sobremesas

Screen Shot 2014-01-29 at 08.45.19Inventei essa receita, facílima, essa semana para um evento em que queria servir uma opção doce, leve e refrescante. Sim, eu gosto de adoçar o paladar de vez em quando, e até como uns doces “criminosos” vez ou outra, mas a verdade é que meu paladar aceita cada vez menos os exageros, e especialmente nesses dias (muito) quentes do verão de São Paulo, pensar em sobremesas muito elaboradas e/ou açucaradas, me deixa completamente enjoada.

Essa opção é simples demais, você pode fazer nessa quantidade que vou sugerir ou até dobrar ou triplicar a receita. Ela dura tranquilamente uns 8 a 10 dias na geladeira, armazenada em uma garrafa ou pote bem tampado.

Essa receita serve para o café da manhã, lancheira, sobremesa ou pra saciar uma gula qualquer. Super prática e fácil de preparar, não tem segredo!

Ingredientes:

1 litro de iogurte natural integral (sem adoçar e se puder fazer o iogurte em casa, melhor ianda)

1 xícara de damascos secos

Modo de Preparo:

Junte o iogurte e os damascos no liquidificador e bata até que o damasco esteja completamente triturado – é rápido.

Eu sugiro preparar esse creme para servir apenas no dia seguinte. Dessa forma os micro pedaços de damasco se misturam ao iogurte, incham e deixam o creme mais grossinho, próximo da consistência de uma mousse, além de acentuar o adocicado dos damascos.

Sirva sempre bem gelado!

Os bebês até podem comer essa sobremesa, mas eu sinceramente acho dispensável apresentar o doce do damasco seco tão cedo. Para os bebezinhos sugiro servir e insistir sempre no iogurte natural integral, sem nada interferindo com o sabor!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 15 comments… read them below or add one }

Ana Paula January 29, 2014 at 14:02

Adorei! Quanto tempo pode ficar na geladeira Pat? Muito obrigada, Ana

Reply

Pat Feldman January 29, 2014 at 16:55

Ana, eu deixei apenas de um dia para outro, mas creio que dá pra deixar até uma semana!

Reply

Ana Paula January 30, 2014 at 15:39

Obrigada Pat, fiz e ficou uma delícia, como tudo o que você ensina aqui. Ando variando pouco o meu soro do iogurte, se você estiver fazendo mais coisas gostosas com ele, conta pra gente!! Beijão

Reply

Roseane January 29, 2014 at 15:51

Olá Pat, eu adorei a sua receita de iogurte natural, já fiz 3 vezes aqui em casa e ficou ótimo. Estou adotando uma alimentação mais saudável desde o final de novembro, por isso estou sempre pesquisando e acabei chegando no seu site. Só que essa semana li sobre acidez/alcalinidade do organismo e em vários sites que li cita o leite e seus derivados como alimentos acidificantes, o que não é bom para o organismo. Aí fiquei na dúvida se o iogurte natural seria realmente saudável, minha dúvida ficou maior ainda porque não uso o leite cru, somente tenho acesso ao leite pasteurizado, uso o de saquinho. Você já leu sobre alimentos acidificantes? Você acha que o iogurte natural derivado do leite pasteurizado pode ser ruim para a saúde?

Reply

Pat Feldman January 30, 2014 at 11:25

Roseane, eu não sei muito sobre esse assunto, mas na minha opinião, uma alimentação bastante variada, baseada apenas em alimentos naturais, feitos do zero, equilibra o corpo adequadamente.

Reply

May February 13, 2014 at 9:03

É exatamente isso amada. O problema que a industrialização nos trouxe são as altas concentrações de determinados ingredientes (como sódio) entre outros aditivos, que no final, quando fazemos as contas descobrimos que nosso consumo de determinados elementos, que deveria ser feito em um ano, estamos consumindo em uma semana. Isso eh muito sério e explica muitas patologias.

Reply

Rode January 30, 2014 at 4:15

Olá, Pat! Já conhece uma maquininha chamada Yonanas, que se propõe fazer sorvete e frutas? Ganhei uma e meu marido por ter intolerância a todos os alimentos conservados, está amando! Inclusive fiz para um casal amigo nosso (que não tem paladar sensível para frutas) e eles amaram. É vendida pelo shoptime. Não sei se já em outro site ou loja física.
Tenha um dia bom e obrigada por sua colaboração em divulgar uma alimentação mais original.

Reply

Lohana February 8, 2014 at 7:17

Ou pat, venho acampainhado seu blog a alguns meses, mas essa é a primeira vez que deixo um comentário. Preciso de uma luz, e acho que vc pode me ajudar. Tenho duas filhas uma de 1 ano e 4 meses e outra com 2 meses… A minha maior não toma mais. Leite materno desde os 7 meses, largou sozinha acho que o gosto deve ter mudado, não sei.. Por conta da gravidez talvez .. O fato é que desde então ela toma fórmula infantil, toma duas mamadeiras por dia, as vezes uma. Tentei diminuir. Mas ela sente falta e pede, principalmente pela manhã. Já vi suas receitas de fórmula para bebes, mas ela não se adaptou a a feita c caldo de carne, e aqui onde moro ao tenho acesso ao leite cru. Esses dias fui amerceados. Encontrei leite de cabra, só que em pó . O que vc acha que seria melhor.?? A fórmula aptmil 3 ou o leite de cabra em pó para a pequena ??? Já tentei dar meu leite pra ela, mas ela não aceita.

Reply

Pat Feldman February 15, 2014 at 13:12

Lohana, tenta fazer com iogurte natural integral, que você dilui o suficiente para passar pelo bico da mamadeira. Eu faria isso!

Reply

May February 13, 2014 at 9:00

Pat, a partir de que idade os bebês podem começar a tomar o iogurte caseiro? Posso dar antes de 1 ano? Porque sempre dizem que não pode, eu fico confusa….

Reply

Pat Feldman February 13, 2014 at 12:13

May, os meus filhos tomaram iogurte desde sempre, logo nas primeiras papinhas. Claro que cada criança é única, então o ideal é você conversar com seu pediatra e/ou uma boa nutricionista. Mas sinceramente, a não ser em casos de sensibilidades especiais, não vejo risco em oferecer iogurte natural integral para bebês antes de um ano.

Reply

Lohana February 17, 2014 at 8:41

Oi pat, obrigada pela resposta!!! É exatamente o que venho fazendo … Ela já está acostumada c o gosto do leite então mais enrola do que toma o iogurte!!. Mas acredito que seja questão de tempo pra se adaptar ao novo sabor! Troquei só a mamadeira da manhã (ela toma duas, manhã e noite) , pra não stressar a pequena! Devagar eu chego eu lá! Obrigada beijossss

Reply

Lohana February 17, 2014 at 8:44

Ah tenho tido algumas dúvidas sobre o preparo do iogurte caseiro! Comprei no mundo verde um pó para fazer iogurte ! Usei leite de saquinho e o pó, mas virou queijo!! Tinha cheiro e gosto de queijo! Retirei o soro e pronto ao invés de um iogurte gostoso ficou um tipo uma ricota fresca, bem gostosa!! O que pode ter dado errado!??? Antes eu fazia usando o leite de caixa e um pote de iogurte, e ficava bom!!! Rs

Reply

Pat Feldman February 18, 2014 at 19:16

Talvezvocê tenha deixado fermentar muito tempo, Lohana.

Reply

Lohana February 17, 2014 at 8:46

Ah, fiz a receita seguindo os passos da embalem do pó!

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

Previous post:

Next post: