Acompanhamentos RECEITAS

Arroz Especial

Screen Shot 2014-03-14 at 17.39.15Eu adoro renovar minhas comidinhas quando sobra de uma refeição para outra – detesto desperdício -, e até mesmo o arroz integral, que é praticamente a base das refeições aqui em casa,  entra na dança e vira outra coisa de uma refeição para outra.

Hoje eu aproveitei a sobra do arroz integral de ontem e fui pegando o que tinha por perto na geladeira e na prateleira de temperos, e saiu essa delícia, perfeita para acompanhar o lombinho assado.

Ingredientes:

1 xícara de arroz integral básico (já pronto, aquele que sobrou da refeição anterior)

1 colher de sopa de óleo de coco extra virgem

1 colher de sopa de manteiga

1 cenoura média, picada em cubos miudos

1 abobrinha italiana picada em cubos miudos

1 colher de chá de curry em pó (cuidado com a marca que vai comprar, muitos contém glutamato monossódico)

1/2 xícara de cebolinha

sal e pimenta do reino à gosto (vai ser pouquinho, porque o arroz já vem temperado do preparo)

Screen Shot 2014-03-15 at 10.12.02Modo de Preparo:

Numa panela de fundo grosso (eu, como sempre, uso minhas panelas de ferro) e em fogo médio, aqueça o óleo de coco e a manteiga e acrescente a cenoura picadinha e mexa bem.

Logo em seguida acrescente a abobrinha, mexa bem, baixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mas dê uma espiada e uma mexida na panela durante esse tempo, para que a cenoura e a abobrinha não grudem ou queimem no fundo. Se achar que o seu fogo mínimo, não é baixo o suficiente e o fundo começar a queimar, acrescente colheradas de água ou caldo caseiro.

Junte o curry e mexa muito bem.

Junte o arroz e mexa muito bem, até que o arroz se aqueça na temperatura desejada – lembre-se que nem sempre as crianças gostam da comida quentíssima!

Apague o fogo, junte a cebolinha picada, mexa muito bem e sirva imediatamente.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

7 comentários

  1. Pat, sou fã do seu site e faço vááárias das suas receitas. Sou grata pela sua generosidade. Tenho uma filha de 7 anos que anda super interessada em preparar receitinhas também e ela me pediu um livro. Você tem alguma sugestão, adequada e saudável??
    Mais uma vez obrigada!
    Um beijo,
    Camila

    1. Camila, vou ter que pesquisar, porque em geral livros infantis de culinária são LOTADOS de receitas com a’çucar e mil outros industrializados….

  2. Pat, quando coloco o arroz de molho em água com soro de iogurte, devo descartar essa água na hora do cozimento? Beijos beijos!!!!

  3. Obrigada, Pat!
    Aguardo sugestões e vou pesquisando daqui.
    Qualquer dica, também posto.

  4. Você usa panela de ferro para tudo? qual a marca? estou com receio de comprar alguma que tenha algum composto indesejado…
    Obrigada!
    E o que é o acompanhamento do prato acima? parece bem bom ;)

    1. Uso panela de ferro para praticamente tudo. As minhas são da marca Staub, que eu adoro! No prato da foto, acompanhando o arroz, temos farofa de couve e lombinho assado.

Comentários estão encerrado.