Mini suflê improvisado ou Ovo de Potinho

by Pat Feldman on 05/05/2014 · 13 comments

in Acompanhamentos, DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA, Ovos, RECEITAS

Eu adorei a receita que fiz outro dia e chamei de “Ovo de Potinho”. Achei uma delícia, super prática e simples de preparar, além de muito nutritiva. Resolvi que esse tipo de receita vai entrar na rotina da casa, com variações, principalmente em dias mais fresquinhos e em dias em que, mesmo tendo tempo disponível, a preguiça fala mais alto.

Sim, esse prato é perfeito para dia preguiçosos, já que praticamente não suja louça e não faz bagunça. Em dias de almoços ou jantares especiais, esse mini suflê, que além de improvisado é super simples, cai muito bem como a entrada da refeição.

As quantidades a seguir eu preparei para duas pessoas. foi o noso jantar, porque apesar de ser uma porção pequena, sacia bastante, principalmente porque depois tivemos frutas frescas com creme batido de sobremesa.

Ingredientes:

3 ovos inteiros (vocês já sabem: eu uso e recomendo o ovo caipira orgânico)

1/2 xícara de creme de leite fresco

sal, pimenta do reino e uma pitada de noz moscada

1 tomate sem sementes picadinho

1/2 xícara de queijo muzzarela ralado (na verdade eu usei uma mistura de muzzarela e parmesão, mas a verdade é que você pode usar qualquer queijo de sua preferência)

manteiga para untar

Modo de Preparo:

Com um mixer ou batedeira, bata muito bem os ovos com o creme de leite.

Tempere com sal, pimenta e nos moscada.

Unte 2 ramequins e tranfira os ovos batidos para eles.

Coloque um pouco do tomate picado em cada um dos potinhos e cubra com o queijo ralado.

Leve ao forno médio, pré-aquecido, em banho maria, por cerca de 35 minutos ou até que o topo esteja coradinho. Sirva imediatamente.

Atenção, se você for servir esse prato ao seu filho pequeno, muito cuidado com o pote super quente saído do forno. Não deixe de dar, é uma opção muito saudável e nutritiva, mas faça-o entender que o cuidado deve ser redobrado com pratos recém saídos do forno!

Este artigo foi programado para ser publicado no dia de hoje, porém estou em férias até o dia 23 de novembro. CLIQUE AQUI para saber mais. Até esta data eu provavelmente não terei acesso aos meus e-mails e ao painel de controle do site, para que possa aprovar os novos comentários feitos.

Tenham um pouquinho de paciência, na volta vou tentar responder a todos o mais breve possível.

E para quem quiser encomendar caldos, óleo de coco extra-virgem e outras gostosuras da minha cozinha, um pouquinho mais de paciência também!

Verifiquem os comentários de cada artigo. Caso eu consiga conexão, será através deles que darei notícias!


Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 12 comments… read them below or add one }

Thais November 17, 2008 at 22:04

BOA VIAGEM!!!!
beijos

Reply

eunice maria bigolin November 18, 2008 at 12:45

há 5 anos tenho lido “Enx.final.uma saída”… foi um achado! tinha dores de cabeça por 25 dias no mês… Melhorei muito.Há 2 anos, encontrei o “A dor de cab.morre pl.boca”. De lá prá cá, os 2 livros estão na minha cabeceira. Consultas… Agora c/ a Internet, melhorei ainda +. Agradeço a “sabedoria” das páginas. Aprendi muito s/alimentos, estilo de vida… Deus ilumine vc. Bj. Eunice

Reply

eunice maria bigolin November 18, 2008 at 12:48

parabéns pl.livros: Enx.final.saída” e “Dor de cab.morre pl.boca”.São ótimos… Ajudam-me muito. Consulto-os sempre.abraços

Reply

Amparo November 18, 2008 at 17:17

Estou lendo seu livro agora.Li o Enxaque so tem quer. Achei tão bom que comprei o seu.Boa viagem de volta.Abraço

Reply

Vanessa Bezerra January 26, 2009 at 21:01

Olá,

Está é a primeira vez que posto aqui no site,mas já sou leitora frequente dos textos e das receitas. Fiz a receita do ovo de potinho hoje aqui em casa, mas com algumas adaptações
Substitui o creme de leite fresco por um copinho de iogurte natural, e a pimenta do reino por oregano e alecrim, além de ter colocado bastante tomate! Fiz em uma forma maior, pois aqui em casa somos quatro e fiz pra todo mundo e como ele ficou com consistencia de mousse deu pra cortar com a faca, enfim..ficou DELICIOSO!!

Um grande abraço a todos..

Reply

Carla Falcão January 28, 2009 at 10:07

Pat, vc serve o “Ovo de potinho” c/ o que?

Reply

Pat Feldman January 28, 2009 at 10:34

Carla, sempre que fiz, servi como (mini) prato único. Apesar de peqeuno, ele sacia bastante. Mas hoje mesmo pensei em servir junto com uma boa salada verde para o jantar. Se eu realmente fizer, fotografo e te mostro!

Reply

Tatiane February 5, 2009 at 16:10

Pat, qual a consistência adequada. Eu fiz mas deixei minha outra pessoa supervisionando: ficou duro! Dá até pra cortar…
Pra mim deveria ter ficado um creminho… é isso?

Reply

bruna August 27, 2010 at 11:45

muito legal

Reply

Marcos Guerrero May 7, 2014 at 11:19

Gostei da receita, mas principalmente das férias….até 23 de novembro????

Reply

Janete May 8, 2014 at 8:48

PAT, você sabe se podemos usar ovos de pata normalmente no lugar do de galinha? Obrigada.

Reply

Isadora June 25, 2014 at 17:50

Pat, amei a receita!! Super fácil, prática e rápida. Depois conto os resultados. Beijos

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: