Café da Manhã RECEITAS

Panquecas de Gengibre

Essa receita é uma delícia para um café da manhã mais demorado e relaxante. Vale aproveitar a natural simpatia que as crianças sentem por panquecas, para fazê-las conhecer o gostinho – aqui suave – do gengibre. Ótima opção para o fim de semana!!

A receita originalmente não se utiliza do processo de lactofermentação – é uma receita que desenvolvi antes de saber sobre o assunto – que eu sempre recomendo no uso de grãos e farinhas, porém abaixo, algumas observações para que você possa aplicar e se beneficiar da lactofermentação.

Ingredientes:

1 xí­cara de farinha de trigo integral (se possível, opte pela orgânica);

3/4 de colher (chá) de fermento em pó caseiro;

1/2 colher (chá) de gengibre;

1/2 colher (chá) de canela em pó;

1/4 colher (chá) de cravo em pó;

1/4 colher (chá) de sal;

2 colheres (chá) de café instantâneo;

1/4 de xí­cara de água quente;

1 ovo batido;

3/4 de xí­cara de suco de maçã natural; (você pode substituir por iogurte natural integral ou soro de iogurte)

2 colheres (sopa) de azeite de oliva estra virgem;

Modo de Preparo:

Se for se beneficiar da lactofermentação, misture a farinha com o soro de iogurte ou iogurte de 12 a 24 horas antes de preparar as panquecas. Forme uma massa homogênea, cubra o recipiente com um pano úmido e deixe descansar até o momento do preparo, quando então você junta os demais ingredientes e segue a receita normalmente

Misture a farinha, o fermento, gengibre, canela, cravo e o sal em um recipiente grande;

Em um recipiente menor dissolva o café na água quente;

Adicione o ovo batido, o suco de maçã (se usou a lactofermentação, o suco de maçã é desnecessário) e o azeite de oliva e misture bem;

Adicione os ingredientes molhados à mistura seca e mexa até que estejam bem misturados. A mistura ficará bem viscosa;

Unte ligeiramente uma frigideira de ferro com óleo ou gordura de coco ou manteiga, aqueça e acrescente 1/4 de xí­cara da mistura por vez;

Cozinhe em fogo médio até que a parte de cima da panqueca esteja borbulhando e a parte de baixo tostada. Vire e deixe tostar o outro lado;

Sirva 2 panquecas por pessoa acompanhada de iogurte puro, ou iogurte com mel, ou só mel, frutas frescas ou qualquer outra gostosura saudável que você invente!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

21 comentários

  1. Pat, muito obrigada pela receita! Vou fazer domingo de manhã, junto com minha filha, depois escrevo pra te contar o sucesso! Beijos!!!

  2. Hum… Pat você tem uma receita dessas de panqueca de sal?? Não sou muito fã de coisas doces!
    Obrigada

  3. Claryana, vou pesquisar!!

    Mas já te aviso de antemão que essa receita não fica excessivamente doce!

  4. Oi Pat,
    tem chovido aqui no RJ, hoje (domingo) acordei com vontade de um bom café da manhã e fiz essa panqueca, não exatamente igual mas deu certo e ficou perfeitinha.

    Eu troquei os 3|4 de xíc. de suco de maçã (não tinha) por 1|2 xíc. de mel de abelha, não pus azeite nem as especiarias (tb não tinha nada disso), mas temperei com 1 col sopa cheia de raspa de laranja e o nescafé indicado – que era o q tinha de disponível.
    Manteiguinha por cima da primeira e iogurte natural adoçado com melado em cima da segunda…

    Ficou muito gostosa, a casa toda cheirou e como rende – até congelei uma parte :-)

  5. Pat, estava com vontade de fazer hoje, aqui em santa catarina depois de uma noite de chuva, esta friozinho, nada melhor que alguma coisa gostosa…

    Fiquei na dúvida, sobre a farinha integral (por tua causa não como mais nada que não seja lactofermentado, hehe) y agora? Será que se uso uma porcão da massa multiuso, e adiciono os outros ingredientes, da certo?

    Também queria te perguntar, gosto de fazer macarrão em casa, com ovinho caipira,comprei uma máquina para fazer, acho que assim fica bem mais saudável que aqueles comprados, mais todas as receitas levam farinha branca, e como a receita e só ovo y farinha fiquei com receio de trocar por integral e adicionar iogurte, pensando que pode ficar muito mole. Alguma sugestão? Você não tem receita de macarrão integral? Que tal desenvolver uma?

    Beijo e obrigada

    1. Cris, essa receita é de antes de eu saber um pouco mais sobre fermentação de grãos e farinhas. O que eu faria hoje em dia – faz tempo que não preparo essa receita – é substituir o suco de maçã por soro de iogurte ou iogurte e deixar a mistura de farinha com iogurte/soro fermentar de um dia para outro.

      Se você testar, me conte o resultado!

  6. Pat,

    Ontem coloquei a massa multiuso a fermentar normalmente, hoje, peguei uma xicara da massa e coloquei no liquidificador com o resto dos ingredientes, só omiti o cafe que eu não uso, acho muito forte é o cravo, em vez disso coloquei uma colherinha de cacao puro.

    O azeite não coloquei na massa, e na hora de cozinhar pus manteiga na frigideira, uma deliciaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!

    Provei, e aprovei, guardei o resto, para comer de sobremesa, com creme e alguns mirtilos que sobraram, os morangos minha filha devora, e não dá tempo de provar.

    Acho que com a compota de damascos o maçãs deve ficar muito bom, hoje não dá, não tem,será para a proxima.

    Com certeza farei muitas vezes, é só se programar e colocar a massa a fermentar o dia anterior.

    Aproveitando a massa multiuso,e os ovos caipiras estou fazendo macarrão e ravioles, recheados de ricotta e acelga, ai, ai, bom para o feriado……não vão pensar que passo o dia comendo, não, também faço outras coisas, hehe..

    beijo

  7. Pat, fiquei em dúvida quanto a substituição do suco de maçã pelo iogurte/soro.
    A quantidade de suco de maçã da receita é 3/4 de xícara, portanto, para a fermentação, seria 1 xícara de farinha e 3/4 de iogurte ou soro?
    E na hora de criar os ingredientes molhados (café, ovo e azeite), deve-se acrescentar mais 3/4 de iogurte/soro?
    Bjo e obrigada

    1. Adriana, você usa só uma vez o iogurte, no dia anterior para a fermentação, e depois junta os demais ingredinetes que ficaram faltando.

  8. Oi Pat,
    Fiz a receita da panqueca na versão salgada, seguindo os princípios da lactofermentação, recheei com carne moida e ficou maravilhosa… Vale a pena!!!
    bjs.
    Lu

  9. Oi Pat, tudo bem?
    Será que posso substituir a farinha de trigo por farinha de banana verde? Estou evitando o glúten devido as minhas enxaquecas.
    Obrigada.

  10. Oi, Pat! Admiro gosto muito do seu blog. Finalmente um blog útil não é mesmo? Mas algumas coisas me intrigam. Por que você odeia panelas de pressão? Faz mal? E usar fermento químico? Se coalhada é o leite fermentado e a lactose quase some por isso, de acordo com você, então por que os alérgicos à lactose não comem queijo se o queijo é pura coalhada, não é verdade? Você acha ok tomar o leite que não é uht mas é pasteurizado? Te gosto! Obrigada pela atenção, pelas dicas, pela ajuda, pelo amor ao que faz.

  11. Outra dúvida. O que você acha do leite condensado e do creme de leite de caixinha e latinha? Desculpa. Obrigada!

Comentários estão encerrado.