MAIS...

Jantar para crianças cansadas

Screen Shot 2014-07-24 at 16.47.30Eu não sei os filhos de vocês, mas os meus dois filhos, atualmente com nove e quatro anos, depois de um dia inteiro de férias brincando ou após um dia de aulas e escola chegam em casa completamente exaustos, sem forças para muito mais que tomar banho, jantar e dormir.

Pensando nisso e pensando também no meu lado (também cansada), praticidade e rapidez são fundamentais no jantar de casa, e pensando especialmente no cansaço absurdo das crianças, o jantar além de gostoso, precisa ser fácil: fácil de fazer, fácil de gostar e fácil de mastigar.

Com ou sem almoço em casa, eu sempre deixo uma porção de arroz integral básico prontinha na geladeira. O arroz integral por si só, deixado de molho e cozido lentamente em puro caldo de carne caseiro (ou caldo de frango ou caldo de legumes ou caldo de peixe) já seria uma refeição bastante nutritiva (LEIA AQUI o quanto os caldos caseiros fazem bem à nossa saúde), mas bastante monótona. Mas com esse “super arroz” pronto, incrementar e colocar novos sabores e cores na refeição fica bem mais fácil e rápido!

De tanto fazer esse “improviso”, acabei criando quase sem querer um esquema básico de arroz turbinado para o jantar. Arroz cremoso, estilo risoto, sempre muito saboroso, e sem grandes dificuldades para mastigar e engolir, porque se até adulto tem preguiça de mastigar quando está cansado, imagina as crianças!

As fotos falam por si, mas a explicação vale partindo do princípio de que você já tem o seu arroz integral pronto, seja ele a sobra da refeição passada ou recém preparado.

Screen Shot 2014-07-21 at 18.10.03

O primeiro passo é refogar um legume ou folha na gordura que você escolher. Nessa foto eu refoguei abobrinha italiana picadinha no óleo de coco. Eu uso fogo baixo, assim dá tempo da verdura/legume escolhido cozinhar. Se for o caso, acrescento algumas colheres de água ou caldo caseiro pra ele cozinhar melhor. Na maioria das vezes, não precisa.

De gordura eu geralmente uso manteiga, óleo de coco, gordura de coco (que é o óleo de coco desodorizado e muito mais barato) ou banha artesanal (e atenção, banha só pode se for artesanal e não hidrogenada!!). Vez ou outra eu também uso a gordura que se forma no preparo dos caldos caseiros. A gordura temperada do caldo de pato é simplesmente deliciosa!!!

De verduras ou legumes você pode ver o que tem de mais fresco na semana: abobrinha, brócolis, couve flor, couve manteiga, abóbora, berinjela, tomate, rúcula, escarola, cogumelos frescos de todos os tipos, brotos de feijão, pimentão, milho verde, ervilha, alcachofra, etc

Screen Shot 2014-07-21 at 18.10.18

Assim que oslegumes/verduras estiverem molinhos, abaixe o fogo e junte o arroz já pronto e qualquer temperinho que você tenha em mente.

Nesse dia da foto eu acrescentei uma pitada generosa de curry, que meus filhos amam e que eu acho que combina muito bem com abobrinha e óleo de coco. Coloquei também uma pitada de cúrcuma (ou açafrão da terra) em pó, que vem de uma raíz meio parecida com o gengibre, só que de polpa beeeeem amarela e cheia de propriedades incríveis. Sem contar, que seu filho vai achar a maior graça de comer arroz amarelo de vez em quando!

Nesse dia foi curry e cúrcuma, mas você também pode usar um molho pesto caseiro que tenha guardado na geladeira, folhas frescas de hortelã ou salsinha ou cebolinha. Tem também o alecrim, a sálvia, orégano, manjerona, tandoori, tomilho, alcaravia, etc. Pode usar e abusar de ervas desidratadas, que são super práticas. Mas nesse caso cuidado com o que compra, principalmente quando se tratar de um mix de ervas: eu já vi marcas que acrescentam glutamato monossódico à mistura, e isso é um veneno em qualquer idade!!

Aí tem que mexer bem direitinho para todos os sabores se misturarem!!

Screen Shot 2014-07-21 at 18.10.33

Misturou tudo??

Agora é só desligar o fogo, misturar uma ou duas gemas cruas de ovos caipiras (se puder ser caipira e orgânico, melhor ainda!). As claras eu desprezo ou guardo para minha mãe fazer pudim de claras.

O cuidado importante para se tomar com gemas cruas é lavar muitíssimo bem a casca dos ovos, com água e sabão de coco imediatamente antes de quebrar os ovos. A salmonella ou qualquer contaminante está na casca do ovo e não em seu interior. Se você lavar bem a casca imediatamente antes de quebrar os ovos, dificilmente terá problemas.

Screen Shot 2014-07-21 at 18.10.49

Agora o jantar rápido e super nutritivo está prontinho!!!! Para as crianças não despertarem novamente, depois de um banho relaxante (banho no fim do dia pra mim é fundamental!), eu acendo poucas luzes na sala. Eles em geral jantam à luz de abajures, porque a luz também tira o sono e pode dificultar a hora de dormir logo depois.

Na hora do jantar, para distrair um pouco do sono (eles chegam realmente cansados), eu os deixo ligar a televisão. Escureço a tela ao máximo (não esqueça da luz que tira o sono!) e escolhemos juntos um filme bem calminho no DVD. Vários pequenos fatores que somando resultam numa refeição nutritiva e calma, seguida quase imediatamente de uma ótima noite de sono.

CLIQUE AQUI para ler mais sobre o sono das crianças!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

10 comentários

  1. Muito legal Pat, eu também adoro inventar na cozinha…..coisas rápidas nos dias de semana e mais elaboradas nos finais…….

  2. Eu não sabia da diferença do ‘óleo de coco’ e ‘gordura de coco’. Ficaria muito grato, se nos dissesse a marca da ‘gordura de coco’ para uso na cozinha. Atualmente, usamos, feito por mim, gordura de porco. Parabéns pelo artigo e receita. Não deixo de apreciar cada palavra dos artigos deste site, porque sempre tem algo precioso a se aprender. Vida longa a família Feldman.

  3. Pat, acompanho sempre seu blog e aprendo muito!
    E olha só, sem querer, vc tirou uma dúvida minha muito antiga: o cuidado com os ovos crus! Queria aproveitar e fazer uma pergunta: depois de lavar os ovos, é válido também mergulhá-los em uma solução de água com Hidrosteril por alguns minutos?
    Obrigada por mais esta receita ótima!
    Bjs

  4. Oi Pat,

    Já li em alguns artigos que não deve-se lavar a casca do ovo, pois se a salmonella já estiver lá, ao molhar a casca a porosidade vai aumentar e ela vai penetrar para dentro.

  5. Pat, você acha que se misturar a gema de ovo ainda com o fogo ligado e cozinhá-la um pouco fica muito ruim? Eu tenho medo de gema crua… Mas achei a receita perfeita…

  6. Oi, Pat… Parabéns pelo blog! Sou nutricionista e só como caráter informativo: A salmonela normalmente encontra-se na casca do ovo por isso a importância de lavá-lo imediatamente antes do uso mas ela também pode estar dentro do ovo, já que a contaminação do mesno pode acontecer durante o processo de formação, e não somente quando ele é posto. É importante frisar: não consuma o ovo cru nem mal-cozido. Beijos

    1. Caroline, obrigada!
      Realmente eu creio que essa informação é válida, mas meus ovos caipiras, de gema mole ou crua eu não abro mão! São quase 15 anos os consumindo e nada de dar problema! Creio que um organismo muito bem nutrido seja capaz de lidar bem com enfermidades, né!

  7. OLÁ PAT!
    Sigo seu blog faz tempo… e adoro! Parabéns pela organização, criatividade e dicas, sempre muito valiosas!
    Tenho um casal de gêmeos, três anos, e toda ajuda é SUPER BEM-VINDA.
    Por isso escrevo: além de agradecer, também para perguntar se você tem o endereço de onde posso conseguir comprar CARNE ORGÂNICA DE BOA PROCEDÊNCIA, em SP, Capital,
    Antes comprava na rede Pão de Açúcar, mas depois que foi vendida para os franceses, não encontro mais… pode me ajudar?
    Agraceço desde já a atenção.
    beijos e obrigada
    Rosana

Comentários estão encerrado.