MAIS...

Se o único problema do Toddynho fosse uma contaminação…

Screen Shot 2014-08-13 at 19.18.16A notícia saiu em diversas mídias: mais uma vez um caso grave de contaminação no achocolatado industrializado ‘Toddynho’. Sim, aquela caixinha simpática que tantas crianças gostam e que os pais acham tão prática…

Já não é a primeira vez que temos um caso grave de contaminação deste produto alimentício de péssima qualidade nutricional – eu já falei do outro caso AQUI e neste mesmo texto já deixei todos os comentários a respeito do assunto.

Mas o que mais me espanta, conversando com pessoas nas redes sociais e lendo comentários, é ver que a preocupação com o produto acaba quando se vê que a caixinha que está na dispensa de casa não é a do dito lote contaminado, como se a contaminação fosse o único problema dessa bebida que está mais para açucarada do que achocolatada.

Para confirmar isso, vamos aos ingredientes, que de acordo com as normas deve sempre aparecer na ordem decrescente da quantidade que contam na fórmula, ou seja, o primeiro da lista, é o ingrediente que aparece em maior proporção e o último ingrediente será aquele que aparece em menor quantidade.

De acordo com as informações do site do Pão de Açúcar (porque no site oficial do Toddynho eu não encontrei a informação), os ingredientes do achocolatado tradicional são, nesta ordem:

  • leite integral reconstituido (CLIQUE AQUI e leia mais sobre leites altamente processados)
  • açúcar
  • soro de leite em pó
  • cacau em pó
  • gordura vegetal hidrogenada
  • extrato de malte
  • sal
  • vitaminas (C, PP, E, B6, B2, B1 e A)
  • espessantes goma guar e carragena
  • estabilizantes: mono e diglicerídeos
  • citrato de sódio
  • lecitina de soja
  • aromatizante

Precisa falar mais alguma coisa?? O leite não é de verdade, é reconstituído e por conta disso todo alterado, o açúcar é o segundo ingrediente, gordura vegetal hidrogenada é um nome pomposo para gordura trans e totalmente inútil num achocolatado. Os demais ingredientes são simplesmente “prolongadores do tempo de prateleira”, porque se um produto alimentício estraga rápido, ele não dá lucro….

CLIQUE AQUI e leia mais sobre efeitos e malefícios dos aditivos alimentares.

Minha sugestão? Não perca tempo tentando descobrir se o lote do Toddynho que você tem em casa é ou não o lote contaminado, porque a contaminação é só a prova de que mesmo com tantos procedimentos, normas e regras, a contaminação em produtos alimentícios industrializados ocorre sim, e pode ser gravíssima ou até fatal nos piores casos. ao invés disso, INVISTA seu tempo comprando, preparando e consumindo COMIDA DE VERDADE!!

Se o seu filho adora achocolatado, prepare a bebida em casa, com ingredientes do bem: leite integral fresco (se puder ser orgânico e/ou cru, melhor ainda!), cacau em pó e, se for o caso, adoce com mel, melado ou rapadura. Em quantidades mínimas, até açúcar branco pode (apesar de eu não recomendar), porque só de tirar a química toda, já ficamos bem!

Ah, e antes que você me peça uma opção para mandar na lancheira: ÁGUA!!!!!!!

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Periscope: PatFeldman

Snapchat: PatFeldman

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

7 comentários

  1. Excelente Pat! Fico indignada com esses produtos voltados para o público infantil e lotados de porcaria, e muito mais indignada com os pais que nem pensam no assunto. Hoje de manhã minha filha, de um ano e meio, comeu um potinho de iogurte natural, sem nada, nem mel que coloco no meu, pois nem deu tempo, ela devorou tudo, daí fiquei pensando como realmente é questão de treinar o paladar…. e se nessa idade ou em outras os pais oferecerem produtos lotados de açúcar será que a criança vai aceitar outros gostos além do extremamente doce? Difícil né. Essa cultura de que criança só gosta de doce precisa mudar!

  2. Pat, concordo que o toddynho não é a melhor opção para as crianças, especialmente as pequenas, mas tb não acho que seja o fim do mundo e acho que é impossível criar nossos filhos dentro de uma bolha!! Eles irão frequentar casas de amigos, de vó, de parentes, escola, aniversários… Por mais que tenham uma alimentação saudável – e sou super a favor de que tenham – é natural que provem e gostem de outras coisas que, afinal, são saborosas. Comida é para nutrir sim, claro, mas tb é fonte de prazer e acho que deve ser encarado dessa forma também, ou seja, menos radical.
    Acho que as crianças também tem direito a um bolo, um brigadeiro, de vez em quando. O que não pode é virar rotina.

    1. Tatiana, meus filhos têm uma vida social bastante intensa e têm liberdade para provar de tudo, mas são sim ensinados sobre o que é saudável ou não – isso é parte importante da educação deles. Eu não crio numa bolha e não posso obrigá-los a nada, mas me sinto no dever de, como mãe, educá-los da melhor forma possível, em todos os aspectos!

      1. Claro, temos sim que educar nossos filhos, mas acho que muito exagero também é prejudicial para a educação. Tem que haver um equilíbrio entre ser saudável e ter prazer. E também praticidade, pois as mulheres hoje não ficam em casa à disposição para preparar alimentos nutricionalmente perfeitos o tempo todo…

        Para exemplificar, eu caí nessa de tentar alternativas e comprei cacau em pó e mel uma vez e fui fazer para ver se ficava gostoso e achei absolutamente insuportável!!! Óbvio que eu amo doces e meu paladar já está acostumado, mas ainda assim eu jamais faria minha filha gostar de algo tão ruim… Não vejo motivos para tanto. Não vou viciá-la em leite com chocolate, mas se ela curtir um toddy de vez em quando, que mal há nisso??

        O que me incomoda é que parece também que qualquer comida mais saborosa virou absolutamente proibida, só porque tem açúcar, alguma gordura diferente ou sódio a mais. Sei lá, não acho que seja motivo para tanto stress. Equilíbrio deveria ser a palavra.

        1. Tatiana, cada um faz o que a consciência manda…. Meus filhos se deliciam com alimentos bastante saudáveis e naturais e não comer industrializados para eles não é um sacrifício. Faça como achar melhor para você e sua família!

        2. Tatiana me impressiona quanta “ignorância” da sua parte,menina com tantas doenças evidentes causadas por uma má alimentação(açúcar,conservantes,gorduras saturadas e etc)e ainda tem pessoas como você, que mesmo conhecendo tendo informações importantíssimas para a saúde da sua família ainda ignoram o fato de que se seus filhos tendo esse tipo de alimentação,sem sombras de duvida vão adquirir doenças gravíssimas como canceres de toda especie porque a má alimentação está ligado a eles diretamente.Então minha filha para o seu e o próprio bem da sua afamilia procure mudar esse seu conceito e pesquisar mais sobre alimentação, porque senão irá “destruir seus filhos boa sorte!

  3. Oi Pat! obrigada pela receita caseira de achocolatado. Criei 3 filhos c/ toddynho, por ignorância. O filho do meio era péssimo p/se alimentar, mas gostava muito do produto, eu dava à ele e até depois de adulto, sempre comprei p/ agradá-lo pois sabia q. gostava; ao caçula não dei por muito tempo pois tomou raiva de leite (desde q deram á ele, na casa de uma parente-afim, uma mamadeira de leite azedo). Nunca mais quis leite ou achocolatado e similares nem yogurte. Toddynho não era um produto barato mas eu achava q.estava certa ao complementar a alimentação. Hoje, nem recomendaria: sou mais informada sobre alimentos e já é a 2ª vez q. acontece isso c/o produto; e mais ainda: temos notícia de q. há a super bactéria rondando por aí, não é ? Como nos precaver da irresponsabilidade dos produtores q. não escolhem bem funcionários responsáveis p/manipular e cuidar de seus produtos, q. mesmo se fossem bons p/ a saúde, se não houver higiene, podem até matar? E como saber quantos males causamos em nossas crianças oferecendo-lhes lixo achando q. é algo de bom? Só mesmo Deus p/ iluminar todos nós. Certos produtos se parecem c/ pessoas perigosas: enganam os incautos com boa aparência, boa conversa, contam mil mentiras c/cara de santas e tiram bastante proveito disso, principalmente financeiro. E ainda debocham de quem acreditou neles. Eu gostaria da fazer bolos p/crianças mas não posso ganhar dinheiro enchendo seres humanos ou crianças inocentes (q. precisam de nossa proteção) de açúcar e até outros produtos ruins. Você tem alguma receita ou idéia nesse aspecto? Pode passar para mim? obrigada desde já.

Comentários estão encerrado.