Alimentação ARTIGOS MAIS...

Como estimular os filhos a gostar de frutas, verduras e legumes

kidsorganic

CLIQUE AQUI para se cadastrar e receber novidades da minha cozinha em primeira mão!!!!

Este é o drama de muitas família  e cada vez mais eu recebo e-mails e mensagens de mamães e papais preocupados e perdidos, sem saber como estimular seus filhos a comerem mais frutas, verduras, legumes e outros alimentos saudáveis, em meio a tanta “porcaria industrializada” à disposição no mercado.

E muitas me perguntam: como o meu filho aceita comer de tudo um pouco e não se deixa levar pelos produtos alimentícios cheios de personagens, tão atraente para as crianças? Meu filho gosta e come uma enorme variedade de frutas, encara bem as saladas, come comidas apimentadas, azedas, agridoces. Bebe refrescos lactofermentados caseiros com a maior alegria. Raramente recusa algum alimento.

Milagre?

Antes de falar mais sobre a minha experiência e sobre como fazer as crianças comerem mais frutas, verduras e legumes, eu gostaria de sugerir que você mude um pouco o foco da questão. Melhor do que simplesmente fazer seus filhos comerem o que você quer e acha necessário, você tem que encorajá-los a GOSTAR de comer o que é saudável de verdade. Afinal de contas, acabamos comendo memso é aquilo que gostamos. Funciona assim em qualquer idade! E quanto mais cedo adquirimos os hábitos, mais fortes eles serão.

Faça seus filhos gostarem de verduras e legumes: Comece cedo, realmente cedo!

Amamentar o seu bebê, amamentar seu filho não mais um bebê, mas até quando ele aceitar e vocês se sentirem confortáveis – na natureza a amamentação acontece naturalmente até os 2 anos, mas cada caso é um caso. Dê o quanto puder e até quando puder. Sem cobranças. Enquanto você amamenta, seu filho come, indiretamente, tudo aquilo que você come, e dizem alguns estudos que o leite materno varia o gosto dependendo daquilo que a mãe come. Será? Na dúvida, tenha uma alimentação o mais variada possível – sempre evitando alimentos industrializados, que não são saudáveis para ninguém. Um alimentação variada e natural tem grande chance de suprir todas as suas necessidades e a do seu bebê, e de quebra você dá os primeiros passos pra enriquecer e cuidar do paladar do seu filho.

Estudos mostram que quanto mais variada a alimentação das mães que amamentam, mais facilmente essas crianças aceitarão uma maior variedade de alimentos.

Assim que você começar a oferecer papinhas e alimentos sólidos ao seu bebê, preocupe-se em oferecer mais do que nunca uma grande variedade de alimentos, obedecendo é claro as restrições para cada fase do desenvolvimento.

Lembrete: a natureza oferece toda a variedade possível de alimentos que precisamos. Quando falo em variedade de alimentos, falo de COMIDA DE VERDADE e não de produtos alimentícios.

Eu já falei sobre a introdução de papinhas em vários artigos aqui do site. Não deixe de ler! CLIQUE AQUI para ver a lista de artigos e receitas já publicados. Alguns bebês podem preferir pular a fase dos purês e sopinhas e irem direto à mastigação de verdade.  Experimente e veja a forma que seu filho aceita melhor o alimento. Ache a melhor temperatura, consistência, combinação de ingredientes, temperos, etc. Faça um prato bem bonito, encha-se de animação e ensine seu filho a curtir o melhor!

Mas não se preocupe tanto se você não conseguiu amamentar exclusivamente como queria ou como é recomendado. Não se preocupe demais se você descuidiu e não comeu muito bem durante a gravidez ou durante a amamentação. Isso é o ideal, mas ninguém é perfeito! A esperança não está perdida e existem muitas outras maneiras de fazer seu filho GOSTAR de frutas, verduras e legumes.

Faça seus filhos gostarem de frutas, verduras e legumes: faça-os plantar um pouco daquilo que vão comer

As crianças se sentem importantes quando participam de alguma forma do preparo do seu alimento. E quer melhor do que plantar aquilo que vai comer?!? Plantar, regar, assistir germinar, crescer, colher. Se você mora numa casa grande, com quintal, suas possibilidades são inúmeras. Se voê mora em apartamento, um vasinho com ervas culinárias é o suficiente para ao menos despertar a curiosidade e o senso de responsabilidade com a plantinha que depois servirá para deixar a comida muito mais gostosa. Sem contar que plantando em casa você garante que não serão usados nenhum tipo de pesticidas quimicos.

Aqui em casa eu tenho vaso de alecrim, manjericão, menta, hortelã e aloe-vera. Outro dia plantamos feijões (acho que toda criança planta feijão, né?) e sementes de linhaça – esses brotos serão o nosso presente aos gatinhos, que adoram uma folha verdinha e recém-nascida.

Não espere seu filho crescer para introduzi-lo ao mundo das plantinhas comestíveis. Mostre sempre, peça ajuda nos cuidados, na rega. Sempre. Um dia, quando você menos esperar, seu filho fará tudo sozinho, saberá identificar cada erva, cada árvore, cada fruta. É um bonito aprendizado.

Faça seus filhos gostarem de frutas, verduras e legumes: Não esconda os alimentos do seu filho!

Se você quer que seu filho GOSTE de frutas, verduras e legumes e não simplesmente que os coma após ser forçado a isso, não esconda esses alimentos dele. Não esconda. Não disfarce. A cada dia o mercado editorial lança novos livros falando sobre como esconder os alimentos, como disfarçá-los para fazer seu filho comer. Pode até ser que ele coma, se você conseguir enganá-lo, mas será que isso o fará gostar dos alimentos, da comida de verdade?

Esconder o alimento não ensinará o seu filho a APRECIAR o alimento. Isso faz toda a diferença!

Esconder couve-flor amassada no purê de batatas não fará seu filho ptar por couve-flor quando tiver a oportunidade. Espinafre cozido à exaustão no meio do molho de tomates não fará seu filho colocar espinafres no prato se um dia ele tiver a oportunidade. Ele não poderá gostar daquilo que nem sabe que está comendo! Nós só gostamos daquilo que conhecemos!

Ao invés de esconder tudo, convide seu filho a preparar os alimentos com você. Achem juntos o jeito mais gostoso, o melhor tempero, a melhor forma de preparo, a apresentação mais atraente. Mostre o colorido da comida, faça-o apreciar o perfume dos alimentos frescos. Combine verduras, ervas, condimentos naturais, ovos, carnes, queijos e ache o preparo que tem a sua cara, que agrade ao paladar do seu filho e de toda a família. Se você não tem tempo ou disposição para fazer isso todos os dias, faça pelo menos de vez em quando.

Faça seus filhos gostarem de frutas, verduras e legumes: Faça a comida ficar divertida!

Assim como as crianças que plantam seus alimentos (ou pelo menos parte dele) tendem a escolher mais frutas, verduras e legumes, crianças encorajadas a prepará-los também acharão mais divertido comê-los. Os muito pequenos podem ser encarregados de descascar a banana ou lavar o tomate. As tarefas podem ir das mais ismples para os pequenos às mais complexas para os maiores e mais treinados. Isso não só os estimula a experimentar de tudo e ter uma alimentação mais variada e saudável, como também os prepara para a vida.

Ao invés de levar seu filho ao supermercado, onde as tentações industrializadas são grandes, vá com ele à feira mais próxima e peça ajuda a ele para escolher o que comprar, escolher o que irão preparar com cada alimento comprado. Comprar na feira é mais barato, é mais fresco, mais saudável e muito mais divertido! Se você tiver uma feira de produtores orgânicos por perto, melhor ainda!

Meu filho vai à feira comigo de vez em qunado e no supermercado, por hábito, corre para as frutas, verduras e legumes. O mais perto que ele chega dos industrializados é quando ele se lembra de agradar o pai e pede pra comprar uma cerveja! Já vivenciamos cenas engraçadíssimas, dele querendo brócolis e eu couve-flor, ou dele pedindo pra comprar arroz preto (referind-se ao arroz selvagem) e não me deixando esquecer de comprar salada. Aos poucos quero ensinar a ele (e aprender melhor) sobre a melhor época para se comprar cada fruta verdura ou legume.

Ofereça opções, muitas, mas sempre opções saudáveis.

Na cozinha deixe seu filho ajudar sempre. Prepare “moedinhas de cenoura”, “árvores de brócolis”,  ou um verdadeiro arco-íris de cores num lindo prato de salada. Que tal rechear otmates para o jantar? Ou maçãs assadas com canela e passas? CLIQUE AQUI para conhecer algumas das idéias que ando tendo de comidas divertidas.

O melhor conselho: Dê o exemplo!!

Não adianta querer que seu filho coma muitas frutas, verduras e legumes, se na frente dele (e por trás também) você só comer porcarias e faz careta para o saudável. Milagre não existe! Os pais são os principais exemplos! Seja cuidadosa e lembre-se que as suas escolhas serão as escolhas do seu filho e isso afetará o gosto dele para sempre. Escolher e consumir muitas frutas, verduras e legumes na sua rotina não só fará muito bem à sua saúde como também influenciará positivamente nas escolhas futuras dos seus filhos.

A família, seus hábitos e suas crenças são as chaves para para desenvolver padrões saudáveis de alimentação. Isso é importante principalmente na primeira infância, quando os pais têm a influência mais forte. Coma bem e seu filho comerá bem. Coma mal e seu filho comerá mal.

Faça seus filhos gostarem de frutas, verduras e legumes: Tente, tente e tente novamente!

Se o seu filho recusou o espinafre hoje, não desita tão facilmente. Tente novmente amanhã ou depois. Prepare de outra forma, tempere diferente. Exposições repetidas ao mesmos alimentostente a melhorar a aceitação deles. Trocando em miúdos: quanto mais espinafre seu filho ver na mesa, mais ele vai ter curiosidade em provar e eventualmente (é o que queremos) gostar. Quanto mais o seu filho conhecer um alimento, mais chances ele terá de gostar, afinal nós gostamos daquilo que ocnhecemos, daquilo com o que temos familiaridade.

Faça seus filhos gostarem de frutas, verduras e legumes: Saiba quando parar de insistir

A forma como os pais tratam o alimento influirá muito sobre como a criança o aceitará. Forçar não é a solução. Proibir alimentos proibios não é a solução. Obrigar a comer o que julga saudável não é a solução. O mais próximo que eu vejo como solução é o equilíbrio e a oferta de coisas boas. Não se deve valorizar demais a comida. Nem proibindo, nem oferecendo, nem obrigando. A comida está na mesa, é hora de comer, é o que tem, come quem quer. Quem não quer, tudo bem, come só na próxima refeição. Quem tem comida à disposição nunca morre de fome, o instinto da fome é mais forte do que tudo! Criança faz birra, faz manha, enlouquece os pais, mas não morre de fome! Siga todas as dicas anteriores, mas acima de tudo ofereça somente alimentos de alta qualidade e não se renda às birras! As crianças tendem a comer melhor em ambientes harmoniosos.

Jamais associe as refeições saudáveis a momentos negativos, de brigas e desprazer!

Algumas crianças, na verdade muitas crianças, apresentam certa resistência a alguns alimentos em certa altura da vida, normalmente entre 3 e 5 anos de idade. É normal, faz parte! Por menos que ela coma, que coma somente do bom e do melhor, do mais nutritivo possível, assim aquele pouco suprirá as necessidades básicas do seu filho.

Segure a ansiedade e não associe alimentos saudáveis a atitudes e situações negativas. Para gostar de comer um alimento, aquele alimento deve estar associado a momentos de alegria e descontração, momentos de puro prazer e deleite. Por que você acha que todo mundo gosta tanto de brigadeiro afinal? É comida de festa! Mas tudo preparado e servido com alegria pode virar comida de festa!!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

43 comentários

  1. Olá pat,
    É bem verdade o que voce disse sobre se comer-mos saudavel nossos filhos seguem o exemplo, eu quando éra pequena via o meu irmao comer alhos crus, eu achava aquilo hilariante, sempre que ele chegava do trabalho eu sentava me na mesa á espera do momento em que ele comia os alhos crus, claro que vendo aquilo tantas vezes eu acabei por exprimentar tambem, naquele momento eu ia vomitando tudo, mas se existe coisa que mais gosto hoje em dia é alho e cebola crua.
    O meu filho esta exactamente na fase em que numa semana ele adora algum legume em especial e na semana seguinte ele odeia, claro que nao dou grande importancia, acaba sempre por passar.
    Meu filho odeia mesmo pepino seja de que forma for.
    Pat tem algum alimento que o seu flho nao ache assim tanta piada?
    Já fiz mil uma receitas para o pequeno com pepino e ele simplesmente rejeita;/

  2. Pat vc já leu um livro chamado “proteja a saude dos seus filhos” de Joel Fuhrman?
    Ele sugere métodos para reeducação alimentar da familia, de uma forma interessante.
    E tem frases muito boas como: “meu filho, eu não te ofereço batatas fritas porque eu te amo, e sei que isso não é bom prá vc”
    minha filha está com 4 anos e está bem chatinha para comer, não aceita nada colorido no prato, não se dispõe a provar coisas novas…mas eu não barganho, tbm não brigo (eu não comia nada qndo criança, passava horas sentada na mesa,era terrivel, e não adiantou nada,mas hoje eu como de tudo e sou super ligada em alimentação!)Aqui em casa tem uma regra: não compramos besteira!
    bjs

  3. Maravilhoso Pat! Disse tudo!
    Pra mim um dos pontos mais importantes:
    Quanto mais variada e saudável a alimentação da familia, mais facilmente as crianças aceitarão uma maior variedade e qualidade de alimentos.
    Vamos dar o exemplo! Não adianta oferecer fruta e depois comer barra de chocolate e biscoito recheado….alias eu nem compro essas coisas, o que não tem no armario a gente não come!
    Vou copiar esse link e espalhar por ai….:)
    Bjs

  4. Concordo com a Dadi!
    Simplesmente não tenha porcarias na sua casa!

    Nunca faça chantagem com comida e principalmente com a sobremesa.
    Se ele não quer comer, deixe…mais cedo ou mais tarde sentirá fome e comerá o que tiver em casa.
    Nunca ofereça uma mamadeira, caso ele não coma…assim ele aprenderá que não precisa comer alimentos, pois sempre tem uma compensação.

    Não se desespere se seu filho não comer, nosso organismo é muuuito sábio e não deixará seu filho destrunido, fazendo-o procurar por comida logo, logo.

  5. oi Pat, aonde voce compra leito cru? estou querendo muito dar para meu nene. não consigo encontrar, sou de são paulo capital. parabéns pelo texto!

  6. Eu vou na feira também! que legal, qual horário e os dias da semana que vc costuma ir a feira, para nos falarmos? Pat, em qual barraca vc compra? bjs

  7. Pat
    tenho 18 anos e estou com anemia não como verduras,legumes e nem frutas e estou com medo de minha anemia se compricar cada vez mais.
    me dê uma como aprender a comer este tipo de alimento.
    já tentei comer mais toda vez eu acabo quase vomitando.
    acho horrivel.
    me ajude.
    obrigado.

    1. Grayce, o ideal para combater anemia é consumir carnes e ovos. Verduras, frutas e legumes são importantes, mas nesse caso, secundárias

  8. Meu filho quando pequeno comia de tudo, ate que foi matriculado na escola e desaprendeu. As escolas deveriam ser obrigadas a fornecer alimentacao saudavel e natural padronizada para todos os alunos.
    Meu filho que pequeno pedia a bolinha do quiabo para comer, hoje so batata frita, arroz, hamburguer e churrasco.Mais nada. Nem fruta come mais. Aprendeu na escola.

    1. Poi é Julio, isso é uma briga muito grande que eu tenho com escolas… Meu filho mudu de escola porque a nutricionista de lá, que montava cardápios à base de pão branco e queijo quase que exclusivamente, e nada de frutas, insistia em dizer que tal cardápio era baseado em alimentos integrais e naturais… Eu nem consegui discutir um absurdo desses!!!!! É frustrante!!!!

  9. Pat
    Tenho um filho de 12 anos que nao come comida ate hoje. Somente bobeira, resolvi tirar todas as bobeiras para fazer ele comer. Voce ja ouviu dizer de alguma crianca que so comia bestera? Mas nao e qualquer besteira, ele nao come hamburguer, pizza, cachorro quente e todas as bobeiras que as criancas que comem bobeiras comem. Ele so come pao de queijo, batata de saquinho, e algumas coisinhas a mais e so. Me ajude para como devo proceder com fazer ele comer.

  10. Meu filho tem 8 anos, até os 4 anos mais ou menos ele comia de tudo, eu era feliz e não sabia, rsrsrsrs… aí então ele acabou conhecendo as goluseimas, que sei muito bem a gente boba acaba comprando, ele deixou de comer verduras, legumes, e frutas…
    Adorei esse artigo, pois já tentei de tudo e não adianta…Agora vou tentar isso que você mencionou logo acima, vou propor a ele que prepare os alimentos comigo, quem sabe?… Adorei!!!
    Muito obrigada Pat, adorei seu site, Parabéns!!!

  11. Oi,
    Tenho um filho de 2 anos e ele está querendo comer apenas macarrão e leite. Não come nada de diferente.
    O que posso fazer?

  12. Olá Pat,
    Meu Filho tem 5 anos, quando era mais novo comia e bebida de tudo, mas agora não come legumes verdura nem toma suco de frutas.Ja tentei fazer varias coisas diferente mas não deu certo…o que vc me aconselha a fazer ???
    Att,

  13. OLA TENHO UMA FILHA DE 6 ANOS ELA NO GOSTA DE NENHUMA FRUTA E NEM VERDURA , JÁ FIZ MIL MANEIRAS E NADA O QUE FAÇO?ELA É DIABÉTICA E PRECISA SE ALIMENTAR BEM.ME AJUDEMMMM

  14. Pat, não tem muuuuito a ver com o tópico mas tem a ver de certa forma…
    Queria saber como você lava as frutasd, legumes e verduras e se lava de forma diferente se for orgânico ou não…
    Pesquisando vi para colocar em solução de hipoclorito de sodio que se compra em mercados especialmente para isso… mas fiquei com medo disso fazer mal…
    O que você acha?

  15. Olá,
    olha, eu dei desde cedo todos os tipos de alimentos para meu baby, feijão, arroz, brocolis, abobora, cenoura e beterraba…entre outros, no começo ele comia de tudo, inclusice jiló, maxixe..e outras cocitas más…
    Mas hj em dia está dificil, é não é pela facilidade ou acesso a bobagens, evito comprar estas coisas,,….salgadinhu, bolacha recheada..entre outros..
    Ele realmente se nega a comer o que ponho no prato..olha que ralo cenoura bem fininha, cozinho brocolis….brinco de arvorezinha…sei lá..
    Agora, beterraba nem preciso insistir pra comer..ele se lambuza todo.

    Vc tem alguma dica pra dar estes alimentos para os nossos filhotes.?

    bjus

  16. Querida Patrícia, como sempre, belo artigo!
    Como minha “baby” Eduarda já está com quase 13 anos e, claro, está absolutamente viciada em lanches (até por conta da escola), Chocottone, chocolate (puro, sorvete), cada vez mais tem diminuído o cardápio, inclusive frutas e verduras. Ontem mesmo, estávamos em casa e fiz uma bela salada. Sentamos para comer e ela adorou! Concordo que o momento da refeição precisa ser o mais agradável possível, mas, existe algum apelo para adolescentes comerem melhor?
    Beijo grande.

    1. Renata, fazer os adolescentes prepararem ou ajudar no preparo daquilo que vão comer é um ótimo começo!! Desafiá-los com ingredientes não tão queridos também. Tipo: “Vamos pegar aquela tal coisa que você não gosta tanto e dar um jeito de deixar gostoso?”
      Vamos nos ver para conversar mais sobre isso um dia desses?

  17. Minha filha tem 4anos mais so come comida processada quando faco ela mastigar nao quer nao come frutas nem saladas socorro me ajude ja nao sei mais o q fazer e olha q ja deixei ela passar fome e nem resolveu nada desde ja obrigada Pat.

    1. Poxa Paty, não sei bem como ajudar. Se fosse com meus filhos eu tentaria deixar o processador de lado e trocar por comidinhas amassadas no garfo e/ou beeeem cozidas, e aos poucos deixando cada vez mais pedaços.
      Você já conversou com o pediatra sobre esse problema? Será que ela não sente algum desconforto ao comer pedaços e por isso os evita?

Comentários estão encerrado.