Aulas de Culinária

A programação das nossas aulas em Santa Catarina

Cada vez mais mamães e papais se conscientizam de que fazer papinhas em casa para seus bebês é de longe a melhor e mais saudável opção. Ingredientes frescos, procedência conhecida, preparo cuidadoso, muito amor e carinho é tudo o que seu bebê precisa para crescer forte e bonito. O mesmo vale para seus filhos mais velhos. Qualquer comidinha feita totalmente em casa, mesmo aquelas gostosuras aparentemente proibidas, será muito mais saudável do que qualquer produto alimentício industrializado.

Dessa vez não deu para vir na aula? Não se preocupe, em breve tem mais!! CLIQUE AQUI e veja algumas fotos do evento!

Se você tem dúvidas de como preparar as melhores papinhas e comidinhas para seus bebês e crianças, conheça a programação e venha participar das nossas aulas.

No sábado, dia 26 de fevereiro começaremos a nossa aula na feira. Balneário Camboriú, com o passar dos anos, se tornou uma cidade muito maior e movimentada, mas ainda mantém certas maravilhas de cidades pequenas: feiras livres com produtores locais, conhecidos, que vendem nas suas barracas o excedente daquilo que produzem para seu próprio consumo. E quer garantia maior de qualidade do que a pessoa te vender exatamente aquilo que ela come, exatamente aquilo que ela serve na mesa da própria família?

A segunda parte da aula de culinária infantil Crianças na Cozinha é para aqueles pais que acreditam que uma papinha industrializada, capaz de durar meses numa prateleira de farmácia (!!) ou supermercado, jamais será melhor do que a papinha da mamãe, feita em casa, com ingredientes frescos e selecionados. Nesta aula conversaremos detalhadamente sobre os incríveis benefícios e propriedades de cada um dos ingredientes da papinha do seu bebê e a melhor forma de prepará-la, para que seu filho nunca dê trabalho para comer.

Vamos também preparar algumas receitas de papinhas salgadas e papinhas de sobremesa, como uma sugestão para enriquecer o cardápio do seu bebê com opções deliciosas e extremamente nutritivas e totalmente caseiras.

Um “produto alimentício” desvitalizado, vendido em farmácias ou supermercados, que dura meses sem congelamento e nem ao menos refrigeração, jamais poderia ser comparado a um alimento caseiro, preparado com dezenas de ingredientes naturais e selecionados por você, pessoalmente.

“Você vai ter o prazer de sentir que, de fato, está alimentando e nutrindo seu filho, fazendo com que ele cresça forte, bonito e com uma saúde vibrante.”

Conforme os bebês vão crescendo e “acordando” para o mundo, sua alimentação também começa a mudar. Os primeiros dentinhos começam a aparecer, novos alimentos são introduzidos e o paladar e preferências pessoais começam a se formar.

Este é um momento fundamental para manter uma alimentação extremamente saudável e livre de industrializados e do excesso de açúcar, e os pais são os principais exemplos. A criança passa a ter curiosidade pelas formas, cores, cheiros e gostos à sua volta, o que torna ainda mais importante o cuidado de somente oferecer comida de verdade, e não “produtos alimentícios” repletos de corantes, conservantes e aromatizantes artificiais e tóxicos.

A terceira parte da aula de culinária infantil Crianças na Cozinha, propõe receitas com sabores e texturas mais complexos, porém sempre isentos de qualquer ingrediente industrializado. São alimentos para a família toda, mas que respeitam a fase de transição das papinhas pastosas para os pratos usuais da casa, afinal o seu filho já não é mais tão bebê assim! É a verdadeira educação do paladar, e é o verdadeiro cuidado com a saúde do seu filho e de toda a sua família, já que as receitas desta etapa servem para as refeições da família toda.

Nesta terceira parte da aula nós também falaremos sobre a introdução de grãos na alimentação do seu filho. Os grãos e sementes devem ser introduzidos a partir de um aninho e é importante que se observem diversos cuidados quanto à procedência destes alimentos, sua forma de preparo, etc. São informações interessantíssimas e inovadoras. Você não vai querer perder!

“Estou até agora maravilhada com a aula-inspiração que assisti! E insisto na inspiração, pois minha comida hoje (um dia após ter assistido a aula) ficou sem dúvida a melhor comida que já fiz na vida. Além de ter sido um prazer conhecer a Pat pessoalmente, sua aula é na verdade um grande bate-papo aberto à troca de experiências.

Para aqueles que esperam uma super aula de gastronomia com pratos mirabolantes, talvez o curso da Pat deixe a desejar, porém, se o que você quer é comida saudável, gostosa e sem complicação, bem vindo ao time!

A Pat me ajudou a relembrar de coisas obvias, mas que muitas vezes são esquecidas por nós: o amor com o qual os alimentos DEVEM ser preparados, como as ervas e temperos podem dar cara nova a velhos conhecidos e a extrema importância do manuseio dos alimentos, desde sua escolha, até seu preparo. Tenho certeza que depois dessa aula, meu arroz nunca mais será o mesmo!”

Tatiane Araujo Bicudo Pereira

No dia 27 de fevereiro, domingo, atendendo a muitos pedidos, faremos uma segunda aula, dedicada às crianças mais velhas e que dão trabalho pra comer o que é saudável. Vamos falar também sobre opções caseiras e muito saudáveis para as lancheiras escolares.

Por volta dos 3 ou 4 anos, a criança realmente passa a conhecer aquilo que come. Identifica formas, cores e nomes de alimentos e é capaz de identificar seus ingredientes. Por conta de um paladar apurado ou graças à influência da mídia e dos amiguinhos, aprendem a recusar certos alimentos – muitas vezes extremamente necessários para uma alimentação realmente completa e saudável.

A primeira parte da aula de culinária infantil Crianças na Cozinha pretende mostrar como disfarçar certos ingredientes essenciais em receitas que a criançada curte. Vai ser impossível recusar uma gostosura tão grande, e de quebra as mamães e papais não “arrancarão os cabelos” tentando fazer o pequeno comer aquilo que não quer. Vai mostrar ainda que “esconder” ingredientes nem sempre é assim tão necessário e nem sempre é a melhor opção.

Apresentamos nesta aula uma forma inovadora de encarar a recusa das criancas e uma forma inovadora de manter a alimentação dos pequenos extremamente nutritiva sem brigas ou discussões sobre o que comer ou não.

Na segunda parte da aula de domingo vamos dar muitas dicas e preparar algumas opções inovadoras para as lancheiras dos pequenos. A participação direta das crianças nessa aula poderá ser muito proveitosa, já que vamos ouvir dos maiores interessados o que eles mais gostam ou não gostam. Então, sintam-se à vontade para trazê-las!

Na terceira parte da aula de culinária infantil Crianças na Cozinha, chega a vez das crianças colocarem a mão na massa. Aquelas que já conhecem e se deliciam com hamburguer, batatas fritas, ketchup, mostarda, maionese e picles vão se divertir muito com a idéia de aprender a preparar todas essas delícias em casa, da forma mais saudável possível e ainda mais saborosa de tudo aquilo que encontra nas lanchonetes. Comida saudável pode e DEVE ser saborosa!

“Gostaria de deixar registrado aqui que adorei te conhecer na sexta no curso para as crianças! Foi uma aula maravilhosa não só para a Mariana, mas para mim também que aprendi muito com as suas dicas.
Já no domingo a Mariana quis fazer o hambúrger, batatas e o ketchup, ah e o milk shake também. Ela adorou sua própria comida e o melhor está abrindo sua cabecinha para experiências novas e saudáveis.”
Débora Diana

Uma criança que se alimenta de forma saudável desde a mais tenra idade, está menos sujeita a problemas de saúde e comportamento. Uma criança que se alimenta de forma saudável, se tornará um adulto mais saudável e com menor chance de sofrer problemas ocmo obesidade, diabetes, depressão, enxaqueca, etc. Uma criança e um adulto ou qualquer pessoa que se alimenta de forma saudável rpotege o meio ambiente, o planeta Terra.

Cuide da sua saúde, cuide da saúde do planeta Terra.

Alimente-se bem.

Livre sua mesa, sua geladeira e sua despensa dos alimentos industrializados e viva melhor.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

25 comentários

  1. Oi Pat,
    Tudo bem?
    Já havia manifestado há algum tempo atrás o interesse de vc vir a Brasilia e transmitir um pouquinho do seu conhecimento para nós. Vc se mostrou bastante solicita, mas motivos de força maior dificultaram a concretização naquele momento daqueles planos. Depois, imaginei que como vc com nenem pequeno não quisesse se deslocar, mas quando vi a propaganda do seu curso em Santa Catarina me empolguei de novo para quem sabe vc vir aqui?
    Na época vc disse que o número mínimo seriam 12 pessoas. Imagino que há um número máximo para que todos possam participar de uma forma legal, né! Quais são os valores? Por exemplo para um curso exatamente igual a este de Sta Catarina. Estou no aguardo. Bjos. Ana Cláudia

    1. Ana, vou te mandar a programação de Santa Catarina completa, com detalhes de preço e condições de viagem anexados por e-mail.

  2. Pat, eu sou de Sta Catarina, e gostaria de participar muito da sua aula de culinária, aonde posso me inscrever, eu imaginei tb de vc com nenê novo não viria, menina, tu é corajosa mesmo!!!
    Ai que bom, vc está vindo em boa hora, a minha pequena já ta com 7, ela poderia participar tb? Lembra que eu te falei que ela ta com problema de saúde e eu sigo as suas receitas e dicas.
    Obrigada e aguardo tua resposta, bjos

    1. oi Alessandra, me manda um e-mail através do site – https://pat.feldman.com.br/?page_id=1091 – que combinamos sobre a tua participação direitinho. Tua filha será muito bem vinda!!!!

      Ah, um segredinho: não sou tão corajosa assim!!! A aula vai acontecer no apartamento dos meus pais aí em Balneário, e minha mãe vai junto para me ajudar com as crianças!!! hhehehe

  3. Oi Pat,
    Tenho te mandado vários emails através da página de contato, sem obter retorno :(
    Sou de SP capital e gostaria de saber dos cursos, do projeto de reforma na cozinha, de papinhas e caldos. Gostaria que vc soubesse que faz um trabalho incrível, conheci seu blog através de uma amiga que segue mtos dos seus conselhos, e eu mesmo já mudei bastante coisa aqui em casa. Estou trocando gradativamente minhas panelas (q são de Teflon!!!!), comprei o óleo de coco na Sta Luzia, voltei a usar manteiga e estou deixando o feijão de molho! rs. Muito obrigada pelas dicas! Bjs

    1. oi Ingrid, tenho estado atrasada com alguns e-mails, mas sinceramente não me lembro de ter recebido o teu… Desculpe mesmo assim!! Me escreve hoje no fim da tarde, é uma hora que estou normalmente no computador, e vou procurar te responder o quanto antes!

  4. Olá Pat, estava pesquisando no seu site e sem querer descobri q vai ter curso aqui em Balneário e gostaria muito de saber onde, como e se posso ir?! estou interesadíssima…

  5. ADOREI O CURSO!!
    Muito bom, as receitas fáceis e multi-funcionais(referente ao caldo de carne)
    Gabriel chegou em casa encantado por ter feito hamburguer com catchup.
    Sem falar na sua simpatia de sempre.

    Parabéns amiga, te desejo sucesso e mais sucesso.

    Beijão

  6. Ola;

    Adorei as imagens e comentarios de culinária infantil. Teriam a possibilidade em me instruir em um plano completo de uma aula de culinário para pequenos de 03 a 5 anos de idade, o que eu poderia deselvolver e que eles pudessem pazer comigo e em qual local tendo em vista que a cozinha da escola parece uma cozinha de apartamento de tão pequena.

    Obrigada
    Att;
    Marilda
    silveiramarilda@gmail.com
    nepo_mari@hotmail.com

  7. Haverá alguma aula para mães cozinhando para bebês em Julho??? seja em São Paulo ou Santa Catarina??? Preciso de resposta urgente!!! Grata!!!

  8. oi PAT tudo bem eu tenho 11 anos e queria saber se eu poderia fazer este curso de culinária? Eu adoro cozinhar um grande abraço de Luiza.

Comentários estão encerrado.