Alimentação ARTIGOS

Como usar o “cream cheese” caseiro nas suas refeições

.

Screen Shot 2014-10-26 at 15.47.25Eu já escrevi AQUI sobre as mil e uma utilidades do soro de iogurte caseiro, também conhecido como ‘whey’.  Hoje eu vou falar um pouco sobre o que fica na peneira, o cream cheese caseiro, bem azedinho, lotado de probióticos, tudo de bom para a saúde!

O cream cheese caseiro pode ser usado de diversas maneiras na sua cozinha, em receitas doces ou salgadas, e até agridoces.

Eu confesso que custei um pouco a me acostumar ao uso do cream cheese caseiro. Meu paladar já foi muuuito resistente aos azedos, mesmo ao levemente azedo. Hoje em dia o azedo continua não sendo meu sabor favorito, mas já o aceito muito melhor e já consigo ter prazer em senti-los nos meus pratos.

Para as crianças é especialmente importante ter contato com os diferentes sabores, salgado, doce, azedo, amargo. Cada um estimula o paladar de formas diferentes e cada um deles nos oferece alimentos incríveis, é só aproveitar.

O processo que separa o iogurte em cream cheese e soro de iogurte é super fácil e eu explico AQUI, e pra deixar ainda mais fácil de entender, fiz um vídeo rapidinho e publiquei no meu canal do YouTube.

Agora vamos ao que interessa: receitas! E o texto de hoje tem uma receita básica e diversas ideias para variar, mil receitas em uma!

O básico é o tempero que mais uso aqui em casa para o cream cheese caseiro, e que eu uso em torradas, na tapioca, como recheio de sanduíches e como base para muita invenção de moda, uma melhor que a outra!

Ingredientes:

1 xícara de cream cheese caseiro

3 a 4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem

1/2 colher de chá de sal (bem rasinha, acerte a gosto depois)

1 pitada de pimenta do reino moida na hora (tem gente que não gosta, mas recomendo tentar, inclusive para as crianças, porque na medida certa, pimenta não arde, só deixa mais gostoso e faz bem à saúde!)

Modo de Preparo:

Simples até não poder mais! Misture todos os ingredientes numa travessa funda e misture bem para que os sabores se combinem perfeitamente.

Variações:

  • Patê de Salsinha: juntar ¼ de xícara de salsinha picada
  • Patê de Atum
  • Patê de Sardinha: juntar uma lata de sardinha em óleo amassada no garfo, mais 3 colheres de sopa de salsinha picada
  • Patê de Uvas Passas: juntar ⅓ de xícara de uvas passas claras e/ou escuras grossamente picadas e uma pitada de noz moscara (esta última, opcional)
  • Patê Picante
  • Patê de Azeitona: juntar ⅓ de xícara de azeitonas pretas picadas
  • Patê Frutado (esse é delicioso, um dos meus favoritos!)
  • Patê de Damascos: juntar ⅓ de xícara de damascos secos finamente picados
  • Patê de Cebolinha: juntar ½ xícara de cebolinhas picadas
  • Patê Exótico
  • Patê de Cenoura: juntar ⅓ de xícara de cenoura ralada e 3 colheres de sopa de folhas de coentro picadas
  • Patê de Figo com Nozes
  • Patê de Beterraba com Gengibre: juntar ⅓ de xícara de beterraba ralada e uma colher de chá de gengibre fresco ralado

Mas as delícias não param por aí!! Dá pra usar o cream cheese caseiro em sobremesas diversas.

Os mais tradicionalistas certamente não vão concordar, mas eu já substitui o queijo mascarpone do Tiramisu pelo cream cheese caseiro e adorei o resultado. Quem não sabia da substituição, não notou!

O cream cheese caseiro também acompanha muitíssimo bem as compotas de frutas, como a compota de abacaxi com damasco, a compota de maçã com canela. Aliás, qualquer fruta cozida, temperada em geral com canela, com ou sem uvas passas, com ou sem nozes ou amêndoas por cima, vai muito bem com uma colher generosa de cream cheese caseiro acompanhando.

Aproveite, é pura saúde!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

11 comentários

  1. Usamos muito nas sopas cremes, principalmente de brocolis, espinhafre ou ervilha. Agora no tiramisu se misturado com creme de leite sem soro até posso imaginar, agora puro é uma surpresa..

    1. Pipoca, na minha receita o mascarpone é misturado ao creme fresco, aí foi só trocar mascarpone por cream cheese, e eu adorei o resultado!

  2. Pat..o mesmo se aplica ao kefir desorado? Pois depois q eu peguei o kefir..nao faço mais o iogurte natural pois nao venço tomar. Obrigada!!

  3. Olá
    Eu faço a maionese com leite integral, fica ótima!!
    É substituir os ovos por leite, na quantidade até cobrir as facas do liquidificador. Acrescente os mesmos temperos e o restante do processo é igual.
    Fica legal, pois além de temperar a salada dá para fazer patês e molhos rosê e de alho também.
    Beijos
    Ivonete

    1. Ivonete, não tenho certeza se essa é uma boa troca… Ovo é tão saudável!!! E o leite do mercado hoje em dia, muito processado….

  4. Olá Pat ! Tudo bem ?
    Gostaria de saber a sua opinião quanto ao atum enlatado em azeite de oliva.

    Desde já lhe agradeço. Bjks

    1. Se for azeite de oliva extra-virgem, pode ser uma boa opção para emergências, mas cuidado, algumas latas contém BPA e outras químicas em seu revestimento interno.

  5. Boa noite! Ache . Maravilhoso fiz e aprovado! Muito obrigada por nos ensinar!

Comentários estão encerrado.