Pães RECEITAS

Farinha de Rosca Caseira

Essa dica de farinha de rosca é para você aproveitar aquele pão que sobrou do dia anterior e ficou meio molenga, meio duro, meio sem utilidade.

Para valer a pena fazer a farinha de rosca em casa, o pão precisa ser tudo de bom. Fermentação natural. Grãos integrais, de preferência orgânicos, e super saborosos.

Se for para fazer farinha de rosca com resto de pão industrializado, vou ser bem sincera: não tenha trabalho, compre farinha de rosca pronta do supermercado.

Ingredientes

todo o pão amanhecido que você tiver sobrando em casa

Modo de Preparo

Torre o pão amanhecido cortado em fatias até que ele fique ligeiramente dourado e crocante – cuidado para não queimar demais, senão a sua farinha de rosca fica com gosto de fumaça!

Deixe as torradas esfriarem, quebre-as em pedaços e leve ao processador.

Pulse o processador até que toda a torrada se pulverize. Eu não me importo se ficarem algumas migalhas maiores. Quem prefere a farinha bem fininha, vai pulsando o processador até a farinha ficar fina à gosto.

Se você não tem um processador em casa, pode fazer o mesmo processo no liquidificador. Cuide apenas para entre as pulsadas, com o equipamento desligado, passar uma colher no fundo do copo para desgrudar o que já foi pulverizado.

Dica de processador

Tamanho grande: KitchenAid para 7 xícaras

Tamanho mini (útil para toda hora): Mixer + mini processador Hamilton Beach

Se você ainda está montando a sua cozinha e nem liquidificador tem, arrume um saco plástico limpo, coloque uma boa porção das torradas quebradas lá dentro, feche com um nó e vá amassando o saco até as torradas estarem bem trituradas. Esta é a forma que as crianças acharão mais divertidas e é com eu recomendo que você faça com elas. Tecnologia é tudo de bom, mas aprender a se virar sem ela é melhor ainda!

Pão caseiro

Eu não sou exatamente uma especialista em pães. Na verdade tenho ótimas receitas, mas parece que não tenho “mão” para pães, mas se você for mais jeitosa que eu, experimente a minha massa multiuso, que serve para fazer pães, base para tortas ou pizzas. Quando eu acerto, quando a “mão” está boa, fica deliciosa!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.