ARTIGOS Dicas de Cozinha MAIS...

Como ensinar hábitos saudáveis aos seus filhos?

Ensinar hábitos saudáveis aos seus filhos é uma das melhores e mais importantes coisas que você pode fazer por eles. Hábitos saudáveis são um presente para a vida toda e definirá como eles crescerão, e conduzirão sua própria família. Alimentação saudável, atividade física, bom sono, bons hábitos em geral são o melhor presente que você pode oferecer aos seus filhos!!

Screen Shot 2015-01-19 at 3.10.02 PM

A seguir algumas dicas simples para ajudar a incorporar melhores hábitos à sua vida e da sua família:

  1. Comece! O mais importante é querer mudar e começar a mudar de alguma forma. Você não precisa fazer uma mudança radical, de uma vez só, se achar que não dá conta, mas pode – e deve – estabelecer metas. Uma mudança por vez, um item a cada semana ou a cada mês. Estabeleça uma meta real e não muito difícil de cumprir, e CUMPRA! você é o maior exemplo para seus filhos!
  2. Um passo de cada vez. Foi com eu disse acima, uma mudança de cada vez, no seu tempo, no seu ritmo, mas firme e constante. Em geral mudanças muito radicais assustam e na primeira oportunidade voltamos atrás. Melhor mais devagar, mas mais consistente!
  3. Ensine as crianças a cozinhar. A alimentação é um dos principais pilares de uma vida saudável, e crianças que cozinham, que participam ativamente do preparo dos alimentos tendem a fazer opções mais saudáveis e mais variadas. No começo convide-os apenas a lhe fazer companhia enquanto cozinha. Envolva-os nas idas à feira ou supermercado, na arrumação, etc. Com o tempo cada criança se interessa mais por um ou por outros aspecto da cozinha e se desenvolve ali, com a sua supervisão. Se você ainda não cozinha, aprenda! Para o seu bem e de sua família! (pode me escrever, dou aulas de culinária na sua casa! criancasnacozinha@gmail.com)
  4. Ensine seus filhos a colocar direito a mesa, uma bonita toalha ou jogo americano, pratos, copos e talheres dispostos adequadamente e mostre a eles que um ambiente agradável torna qualquer refeição muito melhor.
  5. A hora do lanche. Eu não sou muito fã dos lanches. Ensine seu filho a comer só o suficiente para matar a fome, mas também ensine-o a TER fome. Muitos lanches entre as refeições podem atrapalhar o apetite para o que realmente importa. Não é que não pode lanchar nunca, mas deixe o lanche para a hora em que a fome realmente apertar e não se esqueça de que lanche e só lanche, e não uma refeição completa. Frutas, iogurte, um pedaço de queijo ou um pequeno punhado de oleaginosas são opções deliciosas e saudáveis!
  6. Água. Acostume seus filhos a beber água, muita ÁGUA e só água! Água mata é sede, é barato, não estraga, não engorda e é super saudável. Precisa mais alguma argumento para te convencer? Ah, e na lancheira da escola: ÁGUA NA LANCHEIRA!
  7. Sono. Dormir cedo e acordar cedo é a melhor opção. Faça um esforço para que o sono das crianças funcione assim e ensine-os a dormir na mais completa escuridão. Até aquela luz minúscula do ‘stand-by’ da televisão (que nem deveria estar no quarto das crianças) atrapalha o sono.
  8. Atividade física. Mexa-se, e muito! E sempre que possível, leve as crianças para praticar alguma atividade física ao ar livre, nem que seja uma caminhada no parque ou na praia.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

7 comentários

  1. Oi pat,
    Dúvidas e ajuda!
    Caíque hj vomitou de noite, não sei o porque, pois comeu e mamou tudo igual. Porém o leite cru estava na geladeira há 10dias, mas antes de fazer a fórmula experimentei e estava normal, será que pode ser? E outra coisa de diferente foi que tomou água de coco e comeu coco raspadinho, de resto td igual (caldo, carne, legumes e frutas)
    Tem algum palpite do que possa ser? E oq é melhor eu dar pra ele amanhã?

  2. Oi Pat, obrigada de qualquer forma. Mas há ele acordou melhor, dei muita água, iogurte e frutas. Caso piore levo no Ped.
    Esclarecendo outra dúvida, posso bater 1 ovo cru(clara e gema) no leite ou só a gema msm?

  3. Oi, gostaria de um exclarecimento, o lanche deve ou não ser feito, os nutricionistas recomendan comer a cada 3 horas aproximadamente, meu filho vai para a escola as 7 da manhã, se alimenta bem, então deve ficar sem comer nada das6:30 ate 12:30 quando retorna para o almoço?

    1. Ursula, existem linhas diferentes, uma que recomenda os lanches e outra que não. Eu não sou nutri, apenas uma culinarista estudiosa, mas prefiro seguir a recomendação das nutris que recomendam apenas 3 boas refeições ao dia. Tem funcionado bem na minha realidade.

Comentários estão encerrado.