Alimentação ARTIGOS Datas Comemorativas MAIS...

Festa de aniversário saudável pode e deve ser saborosa!

Faz tempo que venho querendo falar sobre festa de aniversário. Poderia falar em festas de aniversário infantis, mas acho que a maioria das dicas aqui vale para aniversários em qualquer idade e também para qualquer tipo de reunião festiva.

A maioria das pessoas, quando cogita uma festa com proposta mais saudável, é bombardeada com as piores observações: “não quero comer palito de cenoura e alface em festa”, “você é muito neurótica”, “coitados dos convidados”, “aniversário é um dia só”… (essa última eu acho a pior, como se a nossa festa fosse ser a única do ano, né).

Depois desse bombardeio de negatividade, muitos desistem da festa saudável sem nem tentar, o que eu já acho um erro, porque a festa é nossa, a festa tem que agradar aos convidados, é lógico, mas acima de tudo tem que agradar ao homenageado, o dono da festa!

Boas notícias

Mas sabe qual é a ótima notícia? Tem um monte de gostosuras que, preparando com mais cuidado, com ingredientes melhores, fica muito mais saudável – e acredite, muito mais saborosas!

Não precisa ser radical demais pra nenhum dos lados: eu acho um horror gente que se orgulha de só servir porcariada em festas, mas também acho legal ter opções para todos os gostos nas festas que pretendem ser mais saudáveis. Fazendo direito dá pra ser as duas coisas: gostoso, divertido e saudável!

Ingredientes que fazem a diferença

Note que ingredientes de mais qualidade e tudo feito de forma artesanal – especialmente se você precisar contratar alguém pra fazer por você – podem custar um pouco mais caro – custam mesmo! -, mas encare isso como um investimento na sua qualidade de vida e da sua família. Eu prefiro gastar com comida boa do que com médicos e remédios!

A seguir, uma lista com pequenas alterações em opções típicas (e ansiosamente aguardadas) de festas, que fazem toda a diferença! Nem tudo são coisas que eu ache que a gente deva comer todo dia ou toda hora – afinal comida de festa é de festa -, mas sem exagero e com as modificações sugeridas, sua festa fica muito mais saudável e continua muito saborosa e divertida!

O que você vai servir de salgados na sua festa? No meu conceito de saudável pode hamburguer, pode pipoca, pode pastel de carne, de frango ou queijo e pode mais um monte de coisas. Vou dar o “serviço completo” pra vocês!!

Minhas dicas

  • Eu não tenho muito talento para fazer pães, portanto o mini hamburguer da minha casa e da minha festa é com pão comercial mesmo (se você leva jeito pra pães, faça em casa!). Mas o recheio é todinho artesanal e super do bem: o hamburguer é feito só com carne (na receita original está com picanha, mas já fiz com fraldinha e ficou incrível – e bem mais barato), sal e cebola, o ketchup e a mostarda são caseiros e super deliciosos Se quiser picles no sanduíche, também dá pra fazer em casa, lactofermentado, super saboroso e super saudável!
  • Se quiser batata frita, tem duas opções: a batata “frita” de forno é a minha opção favorita em casa, mas que talvez não agrade 100% na festa. Se você quer batata frita tradicional, mergulhada no óleo quente, opte por prepará-la em gordura de coco ou de palma, que suportam melhor o calor e não se oxidam durante o preparo. E o melhor é que a gordura de coco ou de palma deixam a sua batata frita incrivelmente crocante!
  • A pipoca tá fácil: estoura na panela, à moda antiga, com azeite, manteiga e/ou óleo de coco e tempera só com sal. Ou dá pra fazer pipoca doce, com rapadura!
  • Bolinhos de carne costumam agradar todas as idades e podem ser assados ao invés de fritos. CLIQUE AQUI para conferir a minha receita.
  • Pastel pode, mas assado,tá! Como recheio você pode usar queijo, queijo e tomate, carne (eu aproveito a carne do meu caldo de carne, devidamente temperada, para o recheio), frango (também aproveitando o frango do caldo de frango) ou o natureba com cara de natureba: pastel de legumes.
  • Espiga de milho cozida eu acho que é uma unanimidade, todo mundo gosta, e é super saudável! Se não topar na espiga, sirva o milho demolhado em potinhos, passado na manteiga e com muita salsinha. Se quiser ser sustentável, opte por copinhos ou potinhos não descartáveis – eu tenho lindas panelinhas coloridas que uso nos eventos que faço. Se você não tem em casa, alugue ou use descartáveis mesmo, sem neurose.
  • Espetinhos de queijo e tomate tem mais cara de natureba, mas bem temperadinhos com sal e azeite ou ainda com molho pesto, sempre fazem o maior sucesso!!
  • Você já pensou em servir ovinhos de codorna nas suas festas? Manda ver, faz o maior sucesso e é saudável!! Sirva cozido e temperado com um pouco de sal ou acompanhado de molho vinagrete.
  • Outro dia desses eu fiz aqui em casa um enrolado de alface com ricota que ficou mais gostoso até do que eu imaginava. Os implicantes de plantão vão detestar só porque é verde e só porque é alface, mas eu garanto: fica muito saboroso!
  • Se a festa for na hora do almoço, uma dica simples e que as crianças adoram é um escondidinho de carne moída com purê de batatas. Preparado com cuidado e bons ingredientes, só faz bem e é uma delícia!
  • O cachorro quente eu deixaria de lado, a não ser que você tenha muita paciência e uma máquina de encher linguiça/salsicha em casa. Salsicha comercial não dá gente!!! Aquilo é lixo puro e não vale a pena comer nunca!!
  • Biscoito de polvilho é legal, eu adoro. Dá pra fazer em casa ou comprar pronto, mas se for comprar, tem que escolher uma marca que só use ingredientes do bem. Eu já achei algumas no mercado!

Dicas doces

Agora vamos aos doces, né! Porque festa de aniversário sempre tem um docinho espetacular pra gente abusar!

  • Eu não sei vocês, mas eu adoro brigadeiro!!! E gosto do brigadeiro tradicional, feito com leite condensado mesmo, porque eu ainda não achei um substituto a altura para ele! Mas ao invés de chocolate em pó ou achocolatado, preparo meu brigadeiro com puro cacau em pó. Tem gente que usa margarina ou gordura hidrogenada no preparo do brigadeiro. Eu passo longe, só faço com manteiga ou, no caso do meu brigadeiro de coco, uso o óleo de coco. Fica um show!
  • Com tanta fruta boa disponível aqui no nosso país, chega a ser absurdo alguém não achar lindo servir espetinhos de frutas super coloridos nas festas. As crianças gostam sim. As que não gostam existem, e é uma pena, mas provavelmente são as que tem as piores opções alimentares em casa… E se quiser um “toque criminoso” no espetinho, é só servir acompanhado de um creminho de chocolate, afinal é festa…
  • Nas festas que faço para algumas clientes o creme de manga com coco e a bananada totalmente caseira e sem açúcar é presença certa, todo mundo gosta e fica lindo, são cores lindas!
  • E dá pra brincar muito com as frutas, “fantasiar” a banana de pirata, cortar a melancia e o melão em estrelinhas ou corações, fazer um creme de papaia com iogurte, chantilly de abacate e o que mais a sua imaginação mandar.
  • Copinhos de salada de fruta também fazem o maior sucesso SIM e quem disser o contrário não sabe de nada!!! Eu sirvo a salada de frutas bem simples, bem básica, mas se quiser “embonecar” um pouco, dá pra misturar umas filhas de hortelã rasgadas ou salpicar um pouco da farofa doce de coco sobre ela.
  • O bolo das minhas festas é sempre de chocolate, uma delícia!!!! Eu uso a minha receita de bolo sem farinha e na cobertura já coloquei compota de frutas vermelhas, já coloquei brigadeiro e da última vez um delicioso chantilly probiótico com coco queimado.

Você tem alguma sugestão?

E aí, tá bom de opções saudáveis, saborosas e divertidas? Você tem mais alguma sugestão? Deixe-a nos comentários!!!

Ahhhhh, e se tiver oportunidade, espaço e/ou condições, invente festas e comemorações ao ar livre, onde as crianças possam correr ao sol, jogar bola, pular corda, cantar, dançar e se divertir muito!!!! Eu sei bem que nas grandes cidades isso é cada vez mais impossível – eu adoraria, mas não tenho esse espaço… Se você tem essa oportunidade preciosa, não troque por um lugar fechado cheio de eletrônicos….

Boa festa!!!!

A seguir uma imagens achadas em buscas pela internet, e que podem te dar ótimas ideias!

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

18 comentários

  1. Olá Pat!
    Adorie o post. Ano passado, minha filha que ia completar tres anos, me pediu um “parabéns de festa”. Fizemos um piquenique com frutas, sanduíches (de azeitona preta com castanha e pãozinho árabe, ovo com mostarda no pão de forma, e cenoura com queijo branco na bisnaguinha integral), comprei umas empadinhas e pão de queijo. Tivemos várias frutas cortadinhas (melão, morango e melancia). Servimos água de coco, suco de abacaxi com hortelã e água, que levamos em garrafões térmicos, pois o suco fiz em casa e a água de coco nçao era de caixinha.
    O bolo foi um pão de ló simples recheado com geleia de morango e coberto com merengue italiano (claras e calda branca).
    Foi ótimo! as crianças adoraram, comeram tudo. Sobrou nada! e recebi elogios de todos.
    fizemos em um parque, pela manhã e saiu muito, mas muito mais barato que qlq festa em buffet, mesmo contratando uma atração pra meninada.
    o parque pediu como contrapartida uma peça q estavam precisando e a levamos, pra manutenção (é a forma deles cobrarem por esse uso).
    levei pipas como lembrança e foi ótimo ver as crianças correndo tentando fazer as pipas voarem.
    Se o tempo permitir, esse ano tem mais. Vou usar várias ideias que vc deu aqui!
    Abraços
    Helena

  2. Parabéns! Pat, com suas dicas, a vida fica mais festiva.
    Também as do Dr.A. Feldman, mais equilibrada.
    Vario os brigadeiros caseiros com bananada e cocada, também caseiras,
    Passando na granola, côco em flocos ou confeitos coloridos.
    Nosso bolo pão de mel, faz sucesso na Páscoa, no inverno e em qualquer tempo.
    Essas dicas de Festa de Aniversário, as crianças comem até com olhos!
    Obrigada !
    Célia Lima

  3. amei o post, não tenho filhos, mas essas dicas super funcionam pra todas as idades, tenho aprendido muito com seu blog Pat, obrigada! :*

  4. amei o post, as delícias saudáveis … tudinho! vou me inspirar para as próximas festinhas e te conto como foi…

    uma dica para diminuir os descartáveis, é colocar casquinha de sorvete como recipiente de doces, saladas de frutas, e outras gostosuras ;)
    vi também uma dica de massa para forminha caseira integral para colocar salgados, salpicão, etc. dentro mas não tô encontrando. assim que achar, te envio ;)

    muito obrigada pelo blog!

  5. Adorei as ideias! Já faço mini hambúrguer e fica um sabor incrível! Também já fiz pra festinha “Caldo do Pântano”: uma sopinha de ervilha, pra esquentar, já que o aniversário da filhota é no outono. Também fiz canjica pra comer morninha e foi tudo de bom!
    Outras sugestões são os sanduíches de “carne louca” (a carne desfiadinha, bem temperada) e gelatina de ágar ágar com suco de frutas.

  6. Olá, Pat!
    Há algumas semanas descobri o seu site e de seu marido, e posso dizer que foi a melhor descoberta dos últimos anos!Acho incrível o fato de vocês serem tão dispostos a trazer informação de qualidade, no meio de toda a inutilidade que circula internet afora. Já fiz algumas mudanças na rotina alimentar da minha família e devagar chego onde, hoje, aprendi ser o melhor.
    Mas minha maior dificuldade é conseguir montar um cardápio abrangendo todas as refeições, o que ajuda muito no planejamento das compras, não cair em tentação e comer o que não deve…Rsrsrs. Montar um cardápio qualquer eu sei que não é difícil. Mas um cardápio variado, equilibrado e saudável, já é mais complicadinho… Então, queria sugerir de você publicar um cardápio seu, de uma semana, por exemplo, pra nortear nosso caminho nesse assunto!
    Obrigada pela atenção e sucesso pra você e sua famiíla!

  7. Oi Pat!
    O link da bananada não está abrindo :(
    Com relação ao bolo de chocolate, será que dá para usar o sorvete de cacau (sem congelar) como cobertura?
    Obrigada!

  8. Queria fazer o chantilly de iogurte pra cobrir o bolo de aniversário da minha filha, mas meu marido ta teimando que não segura, que é muito mole. O que você acha?

  9. Ameiiiiiiii
    Quero aprender a fazer.
    Parabéns pela criatividade saudável ????
    Obrigada por partilhar ?

Comentários estão encerrado.