Alimentação ARTIGOS Aulas de Culinária

Você não sabe cozinhar e quer aprender? Aprenda do jeito certo!

CozinharEu recebo muitas mensagens de leitoras que não têm a menor familiaridade com a cozinha, mas que estão cheias de vontade e motivação para aprender e proporcionar à sua família a melhor alimentação possível. Como eu falo sempre, comida caseira, comida feita em casa de verdade, não inclui temperos industrializados, enlatados, congelados ou qualquer outra “comida de mentira”, totalmente industrializada e nada saudável.

Se você aprendeu a cozinhar com tudo isso, sinto informar, mas você não sabe cozinhar de verdade. Sim, porque abrir pacotes, colocar cubinhos e pózinhos prontos e sujar algumas panelas não é fazer comida de verdade! Ah, e não acreditem no tal chef badalado, que falou que o caldo pronto do potinho é melhor e mais natural que o cubinho ou o pó. Sinto muito novamente, mas ele mentiu pra você em troca de um bom cachê…

Se você não cozinha nada e mal sabe o que fazer quando vai à feira ou entra num supermercado, aprender do jeito certo é uma boa! Para quem já tem certos vícios na cozinha, costumes com produtos industrializados, pode ser um pouco mais difícil mudar. Mudar velhos hábitos é sempre mais difícil, o ser humano é acomodado por natureza!

No meu Instagram e nas demais redes sociais eu estou sempre dando dicas, mostrando pratos e dicas da minha cozinha e aviso sobre as novas datas das minhas aulas. Sim, toda 6a. feira eu abro a minha cozinha para quem quiser vir me visitar e aprender a cozinhar comida de verdade!!

Você também pode obter mais informações escrevendo para criancasnacozinha@gmail.com

Ah, mais um ponto fundamental: microondas não prepara comida nenhuma! O bom e velho fogão à lenha faz a melhor comida, mas com uma ajudinha do progresso, temos uma forma muito mais prática de obter o fogo: fogões à gás!

Se você já tem sua cozinha montada, mas não tem nenhuma familiaridade com ela, é hora de explorar o recinto! Entre, conheça suas panelas, pratos, tigelas, talheres, etc – tem gente que ganha tudo no dia do casamento, guarda nos armários e deixa lá, pegando pó, porque não sabe como usar! Parece um exagero? Conheço algumas pessoas assim… E elas têm cozinhas lindas, de revista! Daquelas que são lindas de se ver e nem sempre tão práticas de usar… (decoradoras deviam dominar a arte da culinária, para projetarem melhor suas cozinhas…)

Se você ainda não montou sua cozinha, ou pretente reformá-la, ou melhor ainda, se você ainda está procurando pelo seu lugar para morar, algumas dicas:

  • Apartamentos mais antigos (muito antigos) costumam ter cozinhas maiores e mais arejadas. As cozinhas dos apartamentos mais novos, mesmo naqueles prédios ditos “de alto padrão”, são um convite a NÃO cozinhar, de tão minúsculas! Se você ainda não escolheu onde vai morar, considere essa questão ao fazer sua escolha. Prédios antigos em geral exigem uma reforma mais complexa, mas o amplo espaço e a ótima ventilação podem compensar o esforço.
  • Ao reformar sua cozinha, procure disponibilizar bastante área de trabalho. Balcões em altura confortável, e em quantidade. Pias grandes e de preferência com água quente. Muitas tomadas espalhadas por toda a cozinha.
  • Muitos armários, armários até o teto, mesmo que a princípio pareça que você não terá com o que ocupá-los. Quando se pega gosto pela cozinha, você sempre acha uma coisinha aqui e outra ali para enchê-los!! E ter espaço para todos os badulaques culinários é fundamental!
  • Invista em bons equipamentos, mas só compre mesmo aquilo que você sabe que vai usar. Comece com um bom fogão (que não necessariamente é o mais caro), uma boa geladeira, um freezer (faça espaço para ele, é o melhor amigo da cozinha prática e isenta de industrializados) e um bom liquidificador. Os demais eletrônicos e gadgets culinários – e são quase infinitos – você só compra se realmente sentir necessidade. Sinta a necessidade primeiro e compre depois.
  • Na minha cozinha não tem máquina de lavar louça, mas se você detesta lavar louça e/ou não tem ninguém que te ajude nessa tarefa, esse pode ser um bom equipamento para incluir nos seus itens básicos.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

13 comentários

  1. Senti falta da indicação de instrumentos interessantes para se ter na cozinha.
    Até mesmo comentários sobre tipos de panela, recipientes, etc.
    Que tal um post com algumas dessas dicas? :)

    1. Paula, já existem diversos artigos aqui no site comentando mais detalhadamente sobre utensílios. Dê uma espiada através do mecanismo de busca, que você vai encontrar bastante coisa!

  2. Colaboração: eu possui um tapete arraiolo grande aos pés da pia. Ele retém todos os respingos e grãozinhos que caem: arroz, canjiquinha ou sementes. Semanalmente, a máquina lava do tapete, e diariamente ele é aspirado ou varrido. Isso ajuda a manter a cozinha limpa e seca. Geralmente, a área do chão, perto da pia, é a mais problemática para ser mantida seca e limpa.

  3. Descobri que não sei cozinhar, hehe!
    Mas ha algum tempo estou repensando isto, e buscando melhorar os hábitos alimentares.
    O problema maior que encontro hoje, é o fato de morar numa cidade do interior de MT, e ter pouco acesso a alimentos de qualidade e orgânicos. Acabamos cedendo aos industrializados.
    Estou tentando formar um horta caseira, com o básico pelo menos, mas não vinga, porém não desisti, entre erros e acertos pelo menos a salsinha vingou.
    Mas percebo que deste que mudamos para cá, nossa alimentação tem influenciado em outros fatores como saúde, peso.
    Enfim, gostei do seu alerta! Vou procurar cozinhar da forma correta!

    1. Priscila, orgânicos são a opção ideal, mas na falta deles, dá pra cozinhar com alimentos frescos e não industrializados do mesmo jeito!!! Apesar dos agrotóxicos, se for o caso, cozinhar do zero, com alimentos frescos, é infinitamente melhor do que qualquer industrializado totalmente desnaturado e cheio de químicas conservantes!

  4. oi Pat!
    Gostei do teu artigo, nada melhor que aprender certo.
    Dando enfase para o que é saudável. Escolhendo bem os produtos que vamos cozinhar.
    Parabéns pelas dicas.

    Att,
    Rene

  5. Já pedi orçamento de aula de culinária mas nunca obtive resposta. Desisti. Tentarei novamente, através do e-mail indicado nesta postagem. Quem sabe tenho sorte desta vez. Atenciosamente, Paula Couto paula_couto@outlook.com

    1. Oi Paula, eu não me lembro de ter recebido e-mail teu anteriormente, mas estive fora de São Paulo, as mensagens se acumularam e pode ser que eu tenha deixado passar. O e-mail de hoje eu já respondi. Você recebeu? beijinhos!

  6. E por falar em freezer… Vc tem algum post falando sobre congelamento? Tenho congelado as papinhas do meu bebê mas às vezes fico na dúvida quanto a perda de nutrientes e se com essa prática consigo garantir uma alimentação saudável para ele. Obrigada! Seu blog é ótimo!

Comentários estão encerrado.