Aves RECEITAS Risotos

Risoto Catarina

Screen Shot 2015-04-13 at 9.16.55 AMRisoto como se deve não tem muito a ver com a receita que vocês vão ver abaixo. Risoto como se deve é feito com arroz do tipo arbório ou carnaroli, é preparado na hora, com muita manteiga, com o arroz sendo cozido aos poucos, com adição de pequenas conchas de caldo caseiro. Mas eu sempre conheci esse prato assim, receita do meu pai, que ele inventou não sei de onde, e que é um clássico “pós Frango Ensopado” desde a minha infância.

Na receita original, segundo meu pai, tem presunto, aquele ‘normal’ de supermercado, mas como eu nunca gostei de presunto, quando eu comia ninguém colocava, porque só de ver me dava nojo e eu não comia o prato todo (será que sem saber eu já tinha tendências saudáveis???).

Não é um prato “chique”, é um prato que aproveita restos. Eu não tenho o menos problema em repetir o mesmo cardápio de uma refeição para outra, aproveitando o que sobrou, mas quando dá – e esse é o caso – acho legal reinventar, dar uma mudada, uma renovada!

Com ingredientes de boa procedência, o Risoto Catarina é uma opção muito saudável, além de muito prática! Suja só uma panela!

As quantidades que vou sugerir aqui servem muitíssimo bem 4 pessoas, mas se a fome não for imensa, creio que até 6 pessoas ficam satisfeitas! E as quantidades aqui são super flexíveis, você pode colocar mais ou colocar menos de cada ingrediente, de acordo com seu gosto e até com a quantidade de pessoas que será servida.

Ingredientes:

2 a 3 colheres de sopa de manteiga

1 cebola picada

3 dentes de alho picados ou ralados

1 xícara de arroz já cozido (pode ser arroz branco ou arroz integral, e não importa se ele foi preparado com caldo de carne, de frango ou de legumes, ou ainda só com água)

1 xícara de frango ensopado desfiado

1 xícara de milho verde (você pode usar as opções congeladas do mercado ou tirar direto da espiga, mas jamais use milho em lata)

1 xícara de ervilhas frescas (em certas épocas do ano a fresca mesmo fica caríssima, então opto pelas congeladas. Assim como o milho, jamais uso em lata)

1/2 xícara de cenoura cozida em cubinhos

molho do frango ensopado, à gosto

sal e pimenta do reino moída na hora à gosto

Modo de Preparo:

Não tem uma sequencia muito certa, é praticamente só colocar tudo na panela, depois de refogar a cebola e o alho na manteiga, misturar e aquecer. Mas para facilitar a vida de quem não está tão familiarizado com a cozinha, vou colocar um passo a passo.

Amoleça a manteiga em fogo médio e refogue a cebola e o alho. É sempre importante colocar primeiro a cebola, mexer um pouco e só depois adicionar o alho, porque esse último queima mais rápido.

Quando a cebola e o alho começarem a dourar, junte o frango desfiado, a ervilha, milho e cenoura. Se você tiver abobrinha e/ou chuchu picados na geladeira, pode usar também, assim como vagem de qualquer tipo.

Mexa bem e junte o arroz. Vá juntando o molho de tomates do frango ensopado até deixar o arroz molhadinho, mas não muito ensopado – é pra ficar aquele cremoso de risoto mesmo, só que com o molho do frango.

Acerte o tempero com sal e pimenta do reino e sirva imediatamente, bem quente.

Aqui em casa eu AMO – e recomendo fortemente – servir esse prato com um ovo frito de gema mole por cima. A gostosura é multiplicada por mil!!!!!! Na casa dos meus pais, na falta de ovo frito usávamos queijo ralado ou bastante salsinha e cebolinha picada pra finalizar. De todos os jeitos fica gostoso!!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

1 comentário

  1. Olha so esse era o risoto da minha infancia feito pela minha avó, ela não punha milho ervilha cenoura picadinha sobra de frango desfiado tudo no molho de tomate caseiro bem temperado, e por ultimo as sobras de arroz. Descendente de italianos, muito queijo parmesão por cima. So fui descobrir o risoto de arroz arbóreo com mais de 30 anos e quer saber prefiro o da vó Aurélia tem gosto de casa de vó.

Comentários estão encerrado.