Alimentação ARTIGOS MAIS...

Faça sua parte!

A cada dia tenho recebido mais e mais e-mails de leitores e leitoras do meu site Crianças na Cozinha elogiando o conteúdo dos artigos, mas bastante confusos e algumas vezes decepcionados por nem sempre conseguirem seguir minhas dicas ao pé da letra. Por falta de tempo, falta de orgânicos ou falta de ingredientes em geral.

A minha resposta?

Faça sua parte! Faça o que puder!

Antes de mais nada, fico bastante orgulhosa de saber que tem tanta gente que confia no meu trabalho de pesquisa. É um trabalho árduo, mas que tem me trazido recompensas maravilhosas: a boa saúde e o bom paladar do meu filho e a saúde e paladar dos filhos de tantas outras mamães e papais que passam por aqui diariamente.


Os comentários mais freqüentes são:

  • Na minha cidade não tenho a oferta de orgânicos que você tem ou simplesmente não há orgânicos em minha cidade
  • Os produtos orgânicos são muito mais caros que os convencionais, não consigo arcar com este custo
  • Não tenho tanto tempo disponível para cozinhar. Quando se tem tempo, é muito mais fácil fazer tudo caseiro e saudável.
  • Eu não sei cozinhar, não sei fazer nada direito na cozinha.
  • Meu filho não aceita comer essas coisas saudáveis – só quer comer bobagens. Já desisti de tentar… Desde que ele coma alguma coisa, tudo bem.
  • Só de pensar em ter tanto trabalho na cozinha, eu já morro de preguiça…
  • Eu não encontro todos os ingredientes que você cita em suas receitas.

As dificuldades exsitem realmente, e dependendo de onde você mora, elas não são poucas…

Se você mora numa cidade grande como São Paulo, tem a vantagem de ter um comércio infinito, de ter todo o tipo de lojas e produtos que se possa imaginar, mas tudo pode ser muito longe da sua casa e você pode não ter tempo de ir comprar. Se você mora no interior, cidades menores, tem a vantagem de estar mais perto de eventuais produtores, pode conseguir produtos mais frescos e fiscalizar de perto como alguns alimentos são produzidos.

Morar neste ou naquele país, nesta ou naquela cidade sempre terá vantagens e desvantagens. Mas não podemos usar isso como desculpa para não nos alimentarmos bem e não alimentarmos bem os nossos filhos.

Daqui de São Paulo eu tenho conseguido ajudar algumas mamães que não têm tempo para preparar o caldo de carne em casa. Eu posso fazer para elas e entregar na porta de casa, junto com outras gostosuras da minha cozinha.

Na sua cidade você não encontra frutas, verduras e legumes orgânicos? Compre os “comuns” mesmo. Seu filho e sua família estará muito melhor nutrido comendo frutas, verduras e legumes – ainda que não orgânicos – do que comendo industrializados como bolachas, biscoitos, massas instantâneas, etc.

Você não encontra leite fresco bom e de confiança por perto? Uma pena, mas não é por isso que você vai se conformar e comprar leite de caixinha, tão podre em nutrientes e tão indigesto. Neste caso, opte pelo iogurte, que você pode criar o hábito de fazer em casa (com leites de saquinho ou garrafa, daqueles que ainda vêm refrigerados), ou você pode comprar no supermercado. Atenção ao rótulo, para que você compre iogurte natural integral DE VERDADE (e não desnatado). Algumas marcas misturam leite em pó, gelatina e outros conservantes, a fim de deixar o produto final “mais bonito”, só que mais bonito nem sempre é melhor…

Você não tem tempo de cozinhar? Não gosta? Frutas não precisam ser cozidas, não exigem prática nem tampouco habilidade. Basta lavá-las, descascar se for o caso e comer! Carnes podem ser muito práticas. Ache a receita ideal, aqui no site tem muitas opções! Saladas são fáceis de fazer, e combinando os ingredientes certos, fica um prato muito completo e nutritivo. Mas você não gosta mesmo de cozinhar? Com o dinheiro que você gasta em congelados industrializados, você pode pagar alguém para cozinhar para você. Você compra os ingredientes frescos e a sua ajudante faz por você. Se você tem uma vizinhança legal, pode até pensar numa troca de tarefas com uma vizinha. Ela te ajuda na cozinha e você a ajuda em alguma coisa que goste e faça bem.

Seu filho só come porcarias? Não aceita nada saudável? Bem, não vou poder ser muito legal nesse hora… Eu sempre digo que a gente só sente falta daquilo que conhece… Você apresentou seu filho ao mundo dos doces, chocolates, industrializados, fast food? Isso tudo é muito gostoso, muito mais fácil gostar de batata frita do que de brócolis… Por isso é que eu sou tão chata e insistente nesse início de vida das crianças. Deixa me chamarem de doida ou doque quiserem, mas quantomais tarde a criança tem contato com essas “coisas” (que insistem em chamar de comida), menor será a chance de gostar e viciar. Não dá pra viver numa bolha, não dá pra evitar pra sempre, mas minimizar o consumo não é loucura, é um presente à saúde!! Se seu filho tem porcarias em casa, ele não vai aceitar o saudável… Pare de comprar, convide-o para um passeio na feira (pulando a barraca de pastel, pelo menos na imensa maioria das vezes!). Faça seu filho participar da forma que a idade dele permitir, do preparo dos alimentos.

Na casa dos meus pais, bem na sala, tinha um armário sempre recheado de chocolates e biscoitos. Eu “atacava” o armário de vez em quando, mas poderia ter atacado a fruteira, comendo uma banana ou outra fruta na hora da gula. Ofereça e deixe disponível o que você realmente quer que seu filho tenha o hábito de comer. Deixe os “extras” para fora de casa.

Os orgânicos são mais caros, é verdade. Uma solução que algumas cidades já oferecem, são as feiras de peqeunos produtores, onde o preço normalmente cai bastante, principalmente em alimentos da época. Uma alface nessas feiras chega a custar o memso da alface não orgânica.

Experimente encher o seu carrinho de compras somente com muitas frutas, verduras, legumes frescos e outros alimentos não processados. Deixe os pacotes, saquinhos e embalagens de industrializados de lado. Esta simples medida vai baixar a sua conta de supermercado vertiginosamente!

Nem sempre consguimos a perfeição. Muitas vezes não conseguimos nem chegar perto dela, mas quando se trata dos nossos filhos, da nossa família e da nossa saúde, temos que fazer o melhor, temos que fazer a nossa parte e nunca podemos nos acomodar com desculpas esfarrapadas (por menos esfarrapadas que pareçam).

Sei de muita gente que lê o meu site diariamente e já conseguiu introduzir mudanças saudáveis na sua rotina. Adoraria que estas pessoas postassem nos comentários um pouco dessa mudança. O que mudaram, como mudaram, os resultados obtidos, etc.



Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

27 comentários

  1. Oi Pat! Há mais de um ano sigo a alimentação proposta por você e pelo Alexandre. Quase todos os dias acesso seu site e adoro! Morava em Goiânia (GO) e lá era bem fácil encontrar alimentos orgânicos e ter uma alimentação super saudável. Mas desde de março estou morando em Manaus porque vim fazer o mestrado. Fiquei bastante preocupada porque sabia que aqui não tinha orgânicos e certos alimentos são bem caros. Mas nem por isso passou pela minha cabeça desistir da minha alimentação. Eu e meu namorado andamos muito e encontramos arroz integral, rapadura, aveia e outras coisas com um preço acassível. O iogurte ainda é um problema, mas de vez em quando compro o Nestlé que é só leite e fermento. É como você disse mesmo, temos que fazer nossa parte, e nos ajeitar com aquilo que está disponível. Uma boa opção também são as coisas regionais como açaí, graviola, tapioca e etc. É possível ter uma alimentação saudável e feliz, basta querer!
    Abraços Pat!!
    Claryana

  2. Ola Pat, tenho um filhinho de 5 anos e desde de pequeno procuro “restringir” alguns alimentos. Como vc diz, nao da para se viver dentro de uma bolha, mas hoje, meu filho faz muito mais “festa” quando ganha uma maça do que um chocolate, em aniversarios mesmo com refrigerantes a vontade, ele acaba me pedindo suco; balas, doces, bolachas, ficam tudo ao alcance dele, porem, alem de me pedir para pegar algo, isso acontece raramente. Chega a ser engraçado, pq preciso tomar cuidado é com os tomates aqui em casa, pq eles somem “misteriosamente”, meu filho os come como se fossem maças!!! E assim é com todos os tipos de verduras, legumes, frutas….
    Eu, quando pequena, nao tinha o costume de comer bem, passei a me preocupar com alimentação depois que tive meu filho.E hoje afirmo sem medo de errar que comer bem é realmente uma questao de costume. Fast foods??Refrigerante?? Batata frita?? Sim, meu filho come tbem e gosta, mas de vez em quando !! Afinal ele é criança….

    Beijos a todas
    Lu

  3. Pat que artigo incrível, eu penso muito como você e sempre procuro dar a alimentação mais natural para a minha filha sem viver numa bolha… se eu pudesse, faria como os meus pais, teria uma horta em casa, criaria galinha, codornas e etc… mas aqui em são paulo, não temos espaço…
    Teve uma época, quando criança, que adoravamos pipoca doce, meu pai sempre falava que em excesso fazia mal, um dia ele nos levou numa fábrica destas pipocas… no mesmo dia paramos de come-la.
    Pra se alimentar corretamente é fácil mas tem muita gente que acha que so comendo peito de frango, soja e salada vai ser a pessoa mais saudável do mundo e ai de voce falar alguma coisa. Não se dá mais o devido crédito ao estudo, muita gente “acha” que sabe alguma coisa mas saber de verdade, só poucos que realmente se interessam em pesquisar e estudar,hoje em dia ninguém questiona e nem quer saber a origem dos alimentos. E se é assim com o que se come, pior ainda com os outros aspetos da vida.
    Tá de parabéns Pat!
    beijos e boa Páscoa.

  4. Priscila, concordo plenamente com você: tem gebte que acha que comendo saladinhas e coisas ligth é ser saudável. Muitas colegas minhas da faculdade achavam que isso era ser saudável e eu tentava explicar que não, mas não adiantava muito. Comida saudável é comidade de verdade, sendo ela mais calórica ou não.

  5. Ai Patricia, estou hiper confusa… O meu comentario nao tem nada a ver com esse post, desculpa, mas eu tenho que perguntar sobre o leite de soja. Moro na Inglaterra (e sempre leio o seu blog) e aqui eles nao recomendam leite de soja para criancas (principalmente antes dos 2 anos), como ai no Brasil eh muito popular e eu sempre achei que fosse um alimento saudavel achei que os ingleses estavam malucos e comecei a procurar em sites brasileiros, ateh que o google me levou ateh um post que vc escreveu em Jan do ano passado…

    Nada do que eu imaginava! Agora estou tao confusa, nao sei por onde comecar… Hoje mesmo fui no super e comprei 2 litros, pois minha filha acabou de fazer 1 ano e eu queria comecar a dar… leite de soja pra ela…

    bom, acho que nao vou dar esse leite pra ela… preciso ler mais sobre isso.

    Desculpa esse comentario hiper longo aqui, nada a ver, mas eu tinha que escrever.

  6. Oi Pat.
    Eu comecei uma alimentação saudável aqui em casa quando meu filho começou com as papinhas e tudo foi através da sua comunidade e depois do seu blog. Claro que não consigo seguir como vc, até pq meu marido não é fã de nada saudável. Mas aos poucos vou conseguindo.
    Acabei com os temperos artificiais, não compro nada que contenha corantes artificiais, encontrei um fornecedor de leite e estou amando! Yogurte natural faz parte da nossa rotina tb.
    Só tenho que te agradecer.
    Beijos.

  7. Olá!Pat,recebi seu e-mail e gostaria de dizer que no dia 22/03/08 fiz a minha primeira feira de organicos,visitei a feira da Água Branca, com meu esposo, lá comprei uma variedade de verduras e legumes,tb ovos caipira e mel silvestre, de fruta comprei goiaba e banana,já consumi a maioria deles e achei tudo uma delicia.
    Fiz beringela no vapor com tomates e queijo ralado, que ficaram divino.
    Faço minhas compras de supermercado no Wal Mart e sei que lá tem organicos mas são bem mais caros que na feira da Agua Branca, que além do passeio se percebe as opções de compras. Depois tomamos café da manhã na porta da feira de organicos, comi um bolo de milho maravilhoso. Como foi a minha primeira visita estava muito timida.Mas quero ver se vou mais vezes,meu marido é Palmeirence e só de passar pelo Estadio do Palmeiras ele achou que o passeio valeu a pena.
    Querida quero te desejar um bom dia. Estou gostando muito das matérias.
    grd beijo Fique com Deus.

  8. eu era uma pessoa muito mal informada..sequindo uma dia da nutricionista me achava a pessoa mais saudavel do mundo…sem gordura nem uma…sem açucar..td light…um horror…depois que descobri o bog..minha vida mudo..ja emagreci 1 kilo..mas comendo mantega..bolo..chantily..entre tdas as outras gostosuras…cresci numa vila bem pequena onde so se comia o que se plantava..tomava refrigenrante so em dia de fetsa e olhe la…E ESSE TIPO DE VIDA QUE QUERO PRA MINHA FILHA..mesmo morando na cidade.a gente ta fazendo uma horta aqui em casa..pra ela,como eu fazia quando era pequena, arrancava a cenorinha e comia pra imitar o bernalonga!!!

  9. Oi Pat..
    Eu iniciei minha alimentacao saudavel, há 2 anos, qdo conheci o site de seu esposo e comprei o livro Enxaqueca Finalmente Uma Saida.Eu estava cansada de tomar rémedios, receitados por neurologistas iam de conceituados, e que nunca souberam explicar o que eu tinha, só me encheram de remédios.Depois do livro, minha vida mudou, da água para o vinho, nao consigo fazer como vc, mas tento fazer o melhor.O mais dificil é no trabalho, nao tem muitas coisas naturais, mas tento ficar mais nas saladas, é uma luta, meu esposo nao gosta de nada saudavel e eu sigo na luta sozinha, mas nao vou desistir nao.Ja tem uns 2 anos e ja consegui varias vitorias, 1 enxaqueca leve por ano, eu tinha 1 por semana…Seu blog é ótimo, maravilhoso, obrigada mesmo, eu tinha vontade de comer mais comidas saudaveis mas nao tinha receitas, é dificil encontrar pessoas que sabem, a maioria que vc fala tudo que vc nao quer mais comer, dizem entao vc vai passar fome.

  10. Pat,

    Leio TODOS, sim TODOS os seus artigos. E devido a seu comentário reli este também. Vc não imagina o quanto me ajuda com as suas dicas, como minha concepção de alimentação saudável mudou, e como o Dr. Alexandre também me ajudou a lidar com a enxaqueca da minha filha (desde 2003 acompanho vcs). Agora o melhor de tudo e ver que esta semente de informações, digamos assim, já pode ser vista nas idéias expressas pelos meus filhos hoje com 15(Giovana) e com 9(Ítalo). Agradeço imensamente e, por favor não esmureça com comentários negativos que por ventura vc receba.

    Um abraço

    1. Obrigada pelo carinho, Daniela!

      Na verdade o comentário nem foi negativo realmente, foi apenas mais um comentário de alguém talvez descrente, talvez acomodado nos confortos que a vida moderna nos oferece mas que nem sempre são a opção mais saudável. Quando eu enveredei pelo caminho da ocmida natural e artesanal de verdade, também tive meus momentos de desânimo, também achei difícil antes de encontrar o caminho mais fácil e algumas vezes pensei em me acomodar e desistir. Mas no fim das contas, tornou-se um desafio saudável e, por que não, divertido demais! Porque nos dias de hoje, ficar longe dos produtos alimentícios industrializados é realmente um desafio e tanto!!

      E foi bom recordar esse artigo, leitores novos deve lê-lo para não chegar já achando tudo difícil, e leitores antigos devem reler mil vezes para não esquecer que um dia tudo pareceu mais difícil.

  11. Olá Pat
    Cuanta verdade, devo confessar q para mim não foi tão dificil assim, na hora q descobri o site me encantei e não sai mais, aprendo cada dia com vocês!!!
    Eu ja fui de comer batatinha e demais, mais agora realmente não sinto mais desejos por esas coisas….
    Aos sabados eu faço mais de 40 km para comprar em uma feira de organicos na lagoa da conceição, ya q moro na palhoça ,SC e por aqui perto da minha casa não tem nehuma feira assim, mas e tão gostoso, o passeio todo, os ingredientes q vão para minha mesa, q eu fico muito feliz…
    Ontem mismo, mientras cozinhaba o caldo de carne fiz muitas outras cosas, ali mesmo e não e tão complicado como as pessoas pensan, una vez q pega o jeito das receitas e se organiza, fica facil e divertido, e olha q tenho uma filinha de um ano e 3 meses, trabalho em casa, e ainda por cima não

  12. Pat, até uns 20 e poucos anos minha alimentação era muito pobre, cheia de bolachas recheadas, pizza e lasanha congelada, refrigerante, etc … Eu sempre fui muito preguiçosa, vivia indisposta, e tinha enxaquecas constantes (que nenhum remédio conseguia fazer passar). Comecei a ler sobre o assunto e descobri que tudo isso poderia estar ligado à minha alimentação.Foi aí que descobri tua comunidade no orkut, e depois veio o blog, e o site enxaqueca, e fui descobrindo coisas novas e pensei: Pq não?Vamos ver se isso tudo é verdade. Comecei com pequenas substituições, e sem tomar nenhuma medida drástica ou extremista, comecei uma mudança gradativa nos meus hábitos.Descobri que eu adoro abobrinha, que prefiro ervas frescas aos cubos de caldo, que nenhum creme anti celulite faz mais milagres do que o simples ato de nao beber refrigerante (e nao custa nada!!!!), que açúcar vicia (e faz mal), e minhas enxaquecas foram ficando cada vez menos frequentes … De repente, aquela vontade louca de um brigadeiro e refri, e “coincidentemente” no dia seguinte, enxaqueca! Sem contar no famoso “sugar crash” que eu descobri o nome depois de sentir na pele, e ainda me perguntar pq eu nunca tinha disposiçao pra nada. Pra quem adora uma junk food, aí vai meu conselho: Uma coisinha de cada dia, e no final de um mês vc já mudou 30 “coisinhas”! Nunca é tarde pra começar, e vc não precisa mudar do dia pra noite.
    Prá mim, o conhecimento foi uma arma poderosa. Até hoje, procuro sempre que posso ler a respeito do assunto. E quando fico em dúvida sobre quem está certo, fico com aquilo que a natureza me dá,ou o que estiver mais próximo disso, que a margem de erro nesse caso fica bem reduzida neh??
    Pat, você foi parte imprescindível dessa mudança, e pelo bem que vc fez a mim e a tanta gente como eu, tenho certeza que o universo vai sempre conspirar a teu favor!
    Um beijo grande!

  13. Boa tarde!
    TEnho um sobrinho (fofo) de 6 meses e estamos introduzindo as papinhas doces e salgadas à alimentação do Bb. Temos tido dificuldades em combinar ingredientes nas papinhas salgadas. Vocês podem me ajudar? Gostaria de receber dicas… Enfim… qualquer informação será muito bem vinda!
    Desde já agradeço e aguardo.
    Um grande abraço.

  14. Olá Pat!!!
    Não pderia deixar de escrever tamanha a minha alegria por ter conhecido vc e seu marido atraves desse site.Comecei a mudar minha alimentação por causa da enxaqueca,mas aos poucos vejo q estou fazendo um bem enorme aos meus filhos e marido tbn,faz só 2 meses q comecei a ler seu site e do dr Alexandre,mas como eu sou mto empenhada mudei mtas coisas.Convercei mto com minha familia faço eles lerem os artigos e todos aceitaram mudar a alimentação,meu filho de nove anos até fala q com essa alimentação vai viver mais de 100 anos rsrs.Hoje ele me surpreendeu dei yorgute de mercado pra ele(foi um emergência)ele disse q estava mto doce,justo ele q amava doces,minhas crises de dor de cabeça ja melhoraram mto e domingo fiquei super feliz pois minhas crises não saram com anagesicos e sararam com chá de gengibre,incrivel.Bom só tenho q lhe agradecer…Bjs

  15. Olá Pat,

    Estou acompanhando voce e o Dr. Alexandre faz pouco tempo. Descobri o site enxaqueca em fevereiro. Comprei os livros, li duas vezes e comecei a fazer algumas mudanças na minha forma de alimentar. Mas senti mesmo os resultados quando iniciei a dieta antienxaqueca em junho, que trouxe-me alívio quase que total.
    Mas é verdade também que às vezes dá um desânimo imenso, especialmente quando outras pessoas da família insistem em não querer mudar e até fazem questão de colocar mais dificuldades do que as existentes.
    Sempre que tenho oportunidade estou divulgando o trabalho de voces, e é comum escutar: peraí mas que sobrou para comer???? Nossa voce vai ficar doente. Não come nada!
    Chega ser hilário ver como estão enganadas.
    Hoje mesmo com todas as restrições da dieta, estou me alimentando melhor do que antes. Eu e meu corpo sabemos disso.
    Realmente é dificil mudar, mas não é impossível e descobri isso graças ao trabalho e dedicação de voces.
    Meus sinceros agradecimentos. Que continuem firmes e fortes nesta jornada.
    Abraços.

  16. Pat, tenho muito a agradecer a você e ao dr. Alexandre. Comecei a dieta antienxaqueca no dia 31 de julho e já sinto mudanças importantes. Ainda tenho enxaqueca de vez em quando, mas sei que essa parte demora mais um pouco, até porque tomava hormônios (parei quando comecei a dieta) e leva tempo para arrumar tudo direitinho. Mas com o que tenho hoje já estou super feliz! Falta agora pegar o hábito dos exercícios e acordar mais cedo (hoje acordei 8h30, mas pretendo acordar todo dia pelo menos às 7h).

    Escrevo isso tudo para animar as pessoas que possam ler: eu era a pessoa mais aficcionada por doces, sorvetes e chocolates que conheço. Todo dia tinha que tomar um sorvete, comer um chocolate. Fiz alguns regimes e diminuí a quantidade, mas ainda assim o açúcar ganhava disparado na minha preferência alimentar. O resultado é que eu sempre substituía todas as frutas por açúcar. É como se tivesse esquecido que gostava de banana, morango, manga, tangerina. Foi assim que descobri que o açúcar é um vício, e como todo vício, faz a gente se esquecer do que é bom. Hoje, com a dieta antienxaqueca, os livros e todas as dicas que você e o dr. Alexandre disponibilizam na net, eu posso dizer que estou ADORANDO comer frutas novamente – muitas frutas frescas, pelo menos 4 tipos todo dia – e me sentindo muito mais disposta que antes, muito mais mesmo! E tudo isso, sem sentir falta do açúcar nem do chocolate, nem de pães nem bolos (sério!) e sem engordar, pelo contrário: já emagreci quase 3 quilos desde que comecei. E comendo à vontade: iogurte natural integral, arroz, feijão, carnes, verduras, legumes e frutas, aprendendo aos poucos a preparar e variar os pratos com as suas receitinhas. Tenho aprendido sobretudo que não preciso de mais que isso para ter um vida cheia de sabor – e muita saúde, é claro!
    Grande abraço e que Deus os abençoe nesse trabalho maravilhoso!

  17. Ah, esqueci de dizer: eu também costumava praticamente trocar o dia pela noite e não sabia que isso só favorecia as dores de cabeça e o desânimo. Fiz isso anos a fio e sempre odiei acordar cedo. Dei um basta nesse mau hábito também.
    Em suma: mudar é possível, basta querer!
    Abraços!!!

  18. Posso me considerar uma recém nascida nessa de alimentação saudável. E mesmo sendo pouco tempo eu já estou amando e sentindo as diferenças. Sorte que meu marido decidiu me seguir e me apoiar quando eu tenho vontade e comer doces. Ele me ajuda a não comer. Ainda tenho 2 defeito: Não acordo cedo e esqueço de beber agua, mas tomara que eu consiga mudar isso.
    Ler suas dicas fica tudo mais fácil, mas daí a colocar a mão na massa é diferente. Aos poucos estou conseguindo e estou muito feliz por isso. Muito obrigada Pat, muito obrigada mesmo por esta sua iniciativa de não querer só pra sí essas dicas.

    1. Sill, muda um pouquinho de cada vez, num ritomo que não seja agressivo demais, mas que seja o suficiente para você notar as mudanças. Quanto a beber água, gravíssimo defeito meu, vivo esquecendo!!!

  19. Pat,

    Conheci seu site através do Dr. Braghini, que se tornou meu “guru” da saúde e um grande amigo virtual.

    Sempre tive interesse em alimentação saudável – até por isso parei de comer carne há mais de três anos. Desde que passei a ler mais sobre a visão de vocês (digo: a de seu marido, a do Braghini e a sua) sobre alimentação, tenho tentado incluir carne aos poucos no meu cardápio, tirei completamente a soja e aboli os industrializados.

    O processo é longo. Ainda não consigo comprar orgânicos (vez ou outra, no mercado mesmo, por praticidade e por um preço abusivo). Mas tenho feito escolhas. Li pela internet que o tomate tem muitos agrotóxicos, assim como o pepino. Logo, dou preferência a comprá-los orgânicos quando posso, já que sempre acabo consumindo-os…

    Nozes, amêndoas, castanhas são práticas: consegui incluí-las nos lanches da tarde. Mas quero ter organização e conseguir levar tudo isso a sério.

    Uma coisa muito boa de descobrir com vocês foi sobre os sucos de frutas: açucarados e desnecessários. Passei a preferir tomá-los bem aguados (como já gostava) e tentar fazer sempre águas aromatizadas, que adoro!

    Como já conversamos por email, sou professora de uma grande escola aqui de São Paulo, em que o lanche é fornecido pela mesma e com a supervisão de uma nutricionista. Fico impressionada por ver toda a desinformação dos profissionais desta área, que ainda enchem o lanche das crianças de açúcar, industrializados, embutidos etc.

    Seu site tem me ajudado muito. E espero que suas dicas e suas leituras indicadas se espalhem. Quem sabe em pouco tempo esta mesma escola não te chama para ajudá-los a mudar o lanche, hein?

    PS: Uma história particular. Há pouco tempo, na primeira reunião de pais, uma mãe da minha sala pediu para que o lanche da filha (que obrigatoriamente é igual para todos os pequenos) viesse sem açúcar. Ela disse que queria retardar ao máximo a chegada do açúcar na vida da filha. Logo em seguida, mais três pais se manifestaram a favor da opinião daquela mãe. Acho que as pessoas estão mais conscientes, acho que estão lendo mais, se informando. E acho que a área da nutrição terá de estudar e acompanhar este processo. Se informar! E que as escolas em breve estarão chamando gente como você para ajudarem na elaboração de um cardápio de fato nutritivo.

    1. Isabella, obrigada pelo teu carinho!

      A questão com as nutricionistas é muito profunda, muito além de bons ou maus profissionais. Isso existe, como em qualquer profissão! Mas o problema ainda maior que uma formação eventualemtne deficiente é a questão do lucro a todo custo, lei do menos esforço. Industrializado já vem pronto, lavado, esterilizado, como se isso fosse garantia de alguma coisa (recalls de produtos alimentícios contaminados mostram o contrário). Industrializados passam a impressão de mais baratos, mais limpos e mais práticos, então os donos do dinheiro clamam por eles!!

      E a saúde? Ah, o médico do convênio resolve…. Humpf…..

  20. Olá Pat,
    tenho lido muito os seus artigos e já fizeram com que eu mudasse muita coisa aqui em casa no sentido de melhorarmos nossa qualidade de alimentação, principalmente reduzindo muito o uso dos industrializados. Só que ainda ficam dúvidas e medos. Por exemplo, meu marido tem colesterol e trilgicerídeos elevados e todos os médicos em que vai pedem que ele substitua a manteiga pela margarina, que use óleos de girassol,canola para cozinhar…….. Então fico na dúvida, no caso dele a manteiga realmente deve ser evitada???? Mê dê uma ajuda,por favor.Pois quero usá-la aqui em casa mas sem culpa.Aguardo o seu retorno. Obrigada.

  21. Oi Pat, eu sou sempre muito grata a sua dedicação à pesquisa e divulgação. Sendo de São Paulo também já tive o prazer de provar algumas das suas gostosuras, hummm… Eu super concordo com tudo que vc disse, e o começo foi mais difícil pois eu estava viciada de tão acostumada a comprar coisas como “tempero pronto” por exemplo. Com relação aos orgânicos, aprendi o valor… e como vc disse deixando de gastar dinheiro com comida porcaria e cara, dá sim para investir em bons alimentos. Também estamos numa fase melhor, tenho comprado orgânicos do Mercado Apanã com preço melhor que o da feira comum da minha rua. Herdei também de você o prazer em ir à feirinha de orgânicos aos sábados, é tão legal! Levo a Helena que se diverte com os animais do parque. Obrigada sempre por tudo :)

Comentários estão encerrado.