Alimentação

Israel também acha que Soja não é um bom alimento

[ratings]

O Ministério da Saúde de Israel passou a recomendar que a soja e seus produtos sejam consumidos com moderação, e que as fórmulas para mamadeira contendo soja sejam completamente evitadas. Há centenas de estuos ligando a soja a problemas como câncer, transtornos digestivos, doenças da tireóide, transtorno do déficit de atenção (ADD, em inglês), deterioração mental e transtornos reprodutivos.

A decisão israelita foi baseada nas conclusões de um comitê formado por oncologistas, pediatras, nutricionistas e outros especialistas. O comitê concluiu que:

  • Os indícios de que a soja alivia os sintomas da menopausa são inconsistentes;
  • Os fitoestrógenos da soja aumentam os riscos de câncer de mama; e
  • Os fitoestrógenos da soja podem também reduzir a fertilidade masculina.

As medidas adotadas pelo Ministério da Saúde de Israel estão de acordo com as recomendações das autoridades de saúde do Reino Unido e da Associação Dietética Britânica. Segundo o Dr. Joseph Mercola, produtos fermentados de soja podem continuar sendo usados por aquelas pessoas que se beneficiam com isso.

Fonte:

http://www.melnex.net/saude.html

http://www.mercola.com/2005/aug/30/soy_ruled_no_health_food.htm

Leia mais sobre soja nos artigos a seguir:

  • Você ainda vai dar leite de soja para seu filho?
  • Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

    Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

    16 comentários

    1. Tenho uma amiga de 30 anos e com um bebê de um ano que está com câncer de mama. Conversando sobre soja , disse que não gosto desse produto por n motivos, um deles os fitoestrógenos. Essa amiga disse que usava muita soja e o oncologista pediu qu ela não consumisse mais. Está claro o porquê

    2. A ginecologista da minha mãe falou que a soja tem tão pouco fitoestrógenos que não interfere no corpo e portanto sequer serve para reposição hormonal. Mandioca por exemplo é venenosa, mas a quantidade é tão pequena que podemos comer sem problemas.

    3. Querida Pat, não conhecia seu site e fiquei muito feliz em poder ter acesso a tantas informações importantes… cheguei a ficar bastante triste pois chegamos a conclusão que se não temos acesso fácil a produtos orgânicos não temos boas opções. Aqui em casa, sempre fomos interessados quando o assunto é alimentação… Essa história da soja é de dar nojo!

    4. Gente estou pasma. Eu que pensava que soja era o bambam da nutrição, ótimo alimento para a mulher, e me sentia culpada por não gostar do sabor e não conseguir consumir, Agora, até o óleo de soja vou deixar de lado. É incrível como sofremos manipulações de todos os lados. Agradeço a vocês pelas boas informações, sempre que tenho um tempinho estou aqui lendo e aprendendo, obrigada.

    5. Pat, muito obrigada pelo seu site e valiosas informações. Sempre que posso eu “passo” para visitá-la. Sou vegetariana há 32 anos e faço substituições em todas as receitas… Ainda bem que nunca fui de comer muita soja, pois sempre achei que era forte demais e que um pouco por dia bastava. Abraços e parabéns pelo site.

    6. Gente, eu dava para meu filho leite de soja na mamadeira e também tomava, estou abismada, achava q era bom para a saúde pois assisti muitos videos dizendo q a soja fazia muito bem então estes videos são todos mito que coisa.Obrigado pela dica bjs

      1. Para a indútria agrícola e alimentícia, que não sabe o que fazer com tanta soja, é puro lucro o povo acreditar que qualquer forma de soja é saudável…

    7. Minha mãe morre de remorso de ter desmamado a mim e ao meu irmão com soja. Ambos nascemos alérgicos à proteína do leite de vaca, fomos amamentados até os dois anos de idade e depois iniciamos o uso da soja. Eu ainda sou alérgica, meu irmão não é mais. Mas depois que deixamos de ingerir esse veneno disfarçado de alimento saudável, nossa saúde melhorou muito!
      Minha tireóide estava pirada e normalizou sem remédios em um mês, dei adeus à rinite, meu sistema imunológico melhorou bastante…

    8. Quando entrei na menopausa, sentia uma pe1quena cólica, como se fosse menstrual. Passei a tomar vitamina com leite de soja e não tenho mais essa cólica. No meu caso, está me ajudando !!!!!

    9. Bem, nem sei mais em que acreditar…cada época aparece uma coisa…o fato é que minha irmã é vegetariana há mais de 30 anos, e desde então passou a consumir soja, seja saladas e cremes….tem uma sáude invejável…passou todo o período da menopausa sem nenhum problema…

    Comentários estão encerrado.