Carnes DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Picadinho ao Curry

Esse picadinho ao curry é uma receita que certamente vai agradar a toda a família. O nível de ardor dependerá muito do tipo de curry escolhido e da quantidade usada O interessante do curry é que seu ardor difere daquele da pimenta, não anestesia a boca, não queima, mas dá um tipo de “barato” difícil de comparar com outros temperos.

Por aqui o picadinho ao curry é uma receita que faz sucesso desde sempre, inclusive entre as crianças, que sempre foram acostumados a todo tipo de temperos e nunca estranharam a personalidade forte do curry. Meu filho mais velho inclusive gosta tanto, que quando era muito pequeno, caso não estivesse aceitando qualquer comida, era só salpicar um pouquinho de curry, que ele comia tudo com alegria!

Esta receita é deliciosa para preparar em dias mais frescos – o picante do curry esquenta o corpo e a alma!

Sobre o curry

O curry não é uma planta, um tempero único, mas sim uma combinação de diversas especiarias e ervas desidratadas que resultam nesse sabor sensacional. Em geral leva gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos em diferentes proporções.

Muita atenção e cuidado ao comprar o seu curry. Infelizmente muitas marcas adicional também o famigerado glutamato monossódico e eventualmente outros corantes e flavorizantes artificiais, coisas que queremos e devemos evitar na nossa alimentação rotineira.

Sem lactose

O leite de coco caseiro em lugar do creme de leite fresco pode dar um toque asiático bastante interessante à receita, e ainda atende àqueles que preferem evitar os lácteos pela razão que seja.

Ingredientes

1 colher (sopa) de manteiga;

1 cebola grande finamente picada;

400 g de alcatra ou filé mignon picado;

3 dentes de alho picados;

2 cenouras médias, picadas em cubinhos;

1 xí­cara de ervilhas frescas;

1 xícara de batata YACON picada

2 + 1 colheres (sopa) de curry em pó;

1 pitada de gengibre em pó

1 colher (chá) de açafrão da terra;

1/3 de xí­cara de vinho branco seco;

1 xícara de caldo de carne caseiro

1 xícara de creme de leite fresco ou leite de coco caseiro

2 colheres de sopa de óleo de coco

sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de Preparo

Coloque a manteiga, a cebola e o alho numa panela e leve ao fogo médio;

Deixe refogar durante cerca de 3 minutos ou até que comece a dourar, suba o fogo e acrescente a carne com um pouco de sal e pimenta;

Acrescente a batata yacon picada

Acrescente o vinho, mexendo sempre e em seguida o caldo de carne caseiro

Acrescente o açafrão, as 2 colheres (sopa) de curry e o gengibre;

Mexa por mais 3 minutos e adicione as cenouras e tampe; Cozinhe em fogo baixo até que as cenouras fiquem macias.

Coloque o curry restante na panela juntamente com as ervilhas e o óleo de coco;

Acrescente o creme de leite fresco (ou leite de coco) e cozinhe por mais cerca de 4 a 5 minutos.

Eu usualmente sirvo o picadinho ao curry com o meu arroz integral. Com arroz branco também vai muito bem e quando der vontade de uma bobagem, acrescente batatas palha! Para uma refeição com toque bem exuberante, sugiro o arroz integral com gengibre e cardamomo no acompanhamento.

Mais receitas

Uma alimentação saudável precisa ser variada e deliciosa, e o meu livro 30 Dias de Comida de Verdade oferece 30 dias de café da manhã, almoço e jantar, com receitas, para você nunca mais reclamar de monotonia na cozinha.

O livro está disponível na versão impressa, e-book Kindle ou em PDF.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

2 comentários

  1. Pat,
    Hoje fiz o picadinho com leite de coco. Ficou uma delícia, até o Tercio comeu (ele não gosta de carne vermelha com molho). Acho que dá próxima vou dispensar o óleo de coco, pois ficou um pouco oleoso.
    Bsj.

Comentários estão encerrado.