RECEITAS Sobremesas

Chantilly Probiótico

Que tal um chantilly probiótico? Que tal aliar gostosura com saúde?

Todo mundo sabe da importância dos alimentos probióticos na nossa saúde, principalmente no que diz respeito à flora intestinal e imunidade. Uma das melhores e mais acessíveis fontes do probióticos disponíveis são os iogurtes, de preferência o iogurte natural integral.

A questão é que o iogurte natural integral, seja feito em casa ou comprado pronto no supermercado, é normalmente bastante azedo, o que não agrada em nada paladares adultos e infantis acostumados a tudo muito doce.

Eu sou um belo exemplo disso. Nem sou tão “formiga” assim, e o azedo do iogurte natural puro me incomoda um pouco, a ponto de eu raramente querer consumi-lo…

Mas quanto mais consumo e quanto mais estudo sobre o iogurte, mais me dou conta do quanto ele é saudável e importante numa alimentação saudável. É para enganar o meu paladar que eu venho criando formas de consumi-lo mais e mais no meu dia a dia. O Sorvete de Iogurte foi uma deliciosa criação, e agora mais esta gostosura, que é quase uma unânimidade entre quem gosta de doces: chantilly!

Ingredientes

500mL (uma garrafinha) de creme de leite fresco (de preferência cru e orgânico)

1/3 de xícara de iogurte natural integral (se você achar muito azedo, use um pouco menos, se conseguir, use um pouco mais. Iogurte natural nunca faz mal)

2 colheres de chá de rapadura ralada ou mel ou melado de cana (para mim essa quantidade é mais do que suficiente, mas se você for muito formiga, coloque um pouco mais, sem abusar!)

1 colher de chá de extrato natural de baunilha

Modo de Preparo

Junte todos os ingredientes numa travessa funda e bata com a batedeira ou mixer até atingir a consistência de chantilly (leva de 1 a 2 minutos apenas).

Se você tiver um sifão próprio, mais fácil ainda – é só juntar os ingredientes no sifão e montar conforme as instruções do fabricante.

Use o chantilly normalmente, para acompanhar deliciosos morangos orgânicos, sorvetes caseiros, o bolo de cacau e qualquer outra gostosura que passar pela sua cabeça.

Quer aprender mais sobre alimentos probióticos, como preparar mais opções e como incluir na sua alimentação de uma forma deliciosa? Conheça meu livro Fermentação Para Principiantes, disponível em versão impressa, e-book Kindle ou em PDF.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

29 comentários

  1. Que delícia!!!

    Fiz pra comer com morangos orgânicos e bolo de cacau.

    O azedinho do iogurte dá um toque especial.

  2. Oi Pat! Sempre visito seu blog, parabéns e obrigada por sempre nos dar tantas informações importantes. Lendo esse post, queria pedir sua ajuda se possível, vc tem receita de iogurte natural integral? É que minha mãe descobriu a pouco tempo q tem colite cronica e estou preocupada com ela, pois o intestino dela está super sensivel e gostaria de poder ajudá-la a se alimentar melhor e corretamente. Vc tem alguma informação q possa me ajudar?

  3. Paty, nessa minha vida nada fácil de renegar o açúcar essa é uma receita e tanto!!!
    Chego a estar ansiosa para experimentá-la!!!!

    Beijos!!!

  4. Simplesmente delicioso!!!!
    As crianças adoraram.
    Obrigada como sempre.

  5. Que ideia fantástica!! Eu sou super formiga, amo chantily, mas não sei se teria pensado em bater com mel!! Sou altamente contra o açúcar, mas como sou viciada em doces, tenho um sério dilema! Em várias receitas substituo o mel e vou tentar no chantilly amanhã mesmo! Além disso, colocar o iogurte é algo que eu jamais pensaria e que com certeza vou aprovar, porque adoro iogurte, puro mesmo!

  6. Oi Pat, tudo bem? Estou comprando o leite cru e gostaria de juntar a nata do leite para fazer as receitas com creme de leite fresco que voce ensina, tem algum jeito de aumentar a quantidade de nata do leite? e você sabe até quanto tempo devo consumir?
    Obrigada
    Nani

    1. Nani, tirar a nata do leite nesse caso, assim em casa, só manualmente mesmo, e na minha opnião dá trabalho e rende pouco… O meu fornecedor de leite me fornece também a nata já separada. Ele tem uma desnatadeira!

  7. Realmente rende pouquíssimo. Será que não existe uma desnatadeira caseira?

  8. Olá Paty!
    Sou muito grata pelas suas receitas maravilhosas, esse chantilly deve ser dos deuses, vou fazer com certeza!!! Você tem idéia do quanto dura na geladeira?
    Abraço!

  9. Pat, eu faço meus iogurtes usando leite zero lactose e aquele fermento para iogurtes (da marca Bio Rich)… o sabor fica bem suave, bem diferente dos iogurtes naturais de mercado… a textura também fica diferente. Particularmente gosto bastante porque também não sou muito chegada nesse sabor azedo. Dá pra comer purinho com frutas!

  10. Oi Pat!
    estava procurando algo saudável para confeitar o bolo de aniversário da miha filha, que faz 3 anos semana que vem. Ela não gosta de cacau (nem chocolate), então o bolo será de pão de ló.
    Beijos e obrigada
    Helena

  11. Estou encantada com esse espaço. Nao consigo parar de ler tudo. Muito obrigada por isso. Onde você encontra creme de leite fresco e organico aqui em sp ? Bjs

  12. Pat, a nata pura, retirada do leite da fazenda, substitui o creme de leite caseiro nessa receita? A minha eu junto e guardo na geladeira. Fica bem durinha. Será que dá o ponto de chantilly também?

    1. Claro!!! Esse é o verdadeiro creme de leite fresco!! Se você achar que está muito dura – significa muito concentrada – misture um pingo do leite.

      1. Muito obrigada, Pat! A leitura de seu site vem enriquecendo bastante o dia a dia de minha família!
        Abraço!

  13. Oi, Pat, com vai?
    Essa quantidade de iogurte -1/3 de xícara- é suficiente para tornar o chantili “probiótico”? Não seria pouco em proporção ao creme de leite?
    Outra pergunta: O creme de leite precisa estar beeeem gelado, não?
    Abraços
    Rosangela

Comentários estão encerrado.