Acompanhamentos DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Ovo de Potinho

CIMG1918

Cursos CRIANÇAS NA COZINHA
CLIQUE AQUI e saiba mais!

Já faz um tempão que eu vejo em sites e livros de receitas ovos preparados dessa forma. A cada nova receita que leio tem sempre uma pequena alteração, um tempero diferente, mas os ingredientes e modo de preparo são basicamente os mesmos.

CLIQUE AQUI e leia o que já escrevi sobre ovos e saúde.  

Hoje resolvi me aventurar e preparar essa delícia à minha maneira. Sim, delícia mesmo como pude comprovar hoje, mas desde a primeira vez em que li a receita, tive cereza de que seria uma delícia – além de super simples de preparar (adorei, mal suja louça)!!

Vamos aos detalhes…

Ingredientes (para duas pessoas):

4 ovos caipira

4 colheres de sopa de creme de leite fresco

2 colheres de sopa cheias de manteiga

4 colheres de sopa de queijo parmesão ou grana padano ralado (agora achei um grana padano feito com leite cru para vender na Casa Santa Luzia, é perfeito!)

Sal, pimenta do reino e noz moscada à gosto (outro dia estava folheando o novo livro do Alex Atala e ele acha o fim essa coisa de falar à gosto… Ai de mim! Mas é que eu coloco esses temperos meio à olho, nunca medi exatamente quanto coloco… alex, sou sua fã, mas me desculpe essa falha…)

Modo de Preparo:

Unte 2 ramequins com a manteiga – uma colher de sopa para cada ramequim.

Salpique um pouco de sal em cada ramequim e quebre 2 ovos em cada um, de preferência sem deixar a gema se romper.

Tempere com mais sal, se achar necessário, pimenta e noz moscada.

Adicione 2 colheres de sopa de creme de leite fresco em cada ramequim.

Cubra cada mistura com 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado.

Transfira os ramequins para uma assadeira e encha esta assadeira com água fervendo de modo que a água chegue até a metade da altura dos potinhos.

Asse neste banho maria por 15 minutos a uma temperatura de 150 graus (fogo baixo).

Na hora de servir você pode salpicar alguma erva fresca picadinha por cima – hoje eu dispensei, mas fiquei pensando que cebolinhas cairiam muito bem.

Essa receitinha vai muito bem como um jantar leve e nutritivo, como entrada em uma refeição mais completa ou até como café da manhã.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

12 comentários

  1. Pat, eu já tinha feito essa receita, fica muito boa mesmo… dá p/ variar bastante, já fiz com tomate, manjericão e queijo ralado, ou com ervilhas e queijo (parece estranho mas fica muito bom…). E não suja quase nada, é ótimo!

  2. Pat,
    Quando você falou da cebolinha picada lembrei que quando era adolescente gostava de ir para a cozinha e quebrar o ovo dentro de água fervente temperada com sal, pimenta do reino e cebolinho, tomando cuidado para não romper a gema, depois retirava o ovo com uma escumadeira e preparava na água temperada um pirão com farinha de mandioca para comer junto com o ovo. É muito delicioso.

  3. Pat,
    Eu uso muito essa técnica com sopa por baixo.

    Ontem eu fiz e acrescentei mostarda Dijon ao creme de leite. Dá um toque super especial ..
    Alias .. aproveitando, o que sugeres pra substituir a mostarda industrializada? Eu sempre compro uma de qualidade, pois nao consigo abrir mão da mostarda em certos pratos específicos. Ainda assim penso se isso faz mal ou se ha alguma sugestão mais caseira.

    Um beijo!

  4. Cacau, eu já vi no supermercado algumas marcas de mostarda que eram bem legais, sem conservantes ou corantes. Não me lembro agora de nenhuma marca em particular, mas na minha próxima ida ao supermercado vou prestar atenção e te falar.

    Mas é claro que você pode fazer mostarda em casa, e é suuuuuuper fácil!! A receita já está aqui no site faz um tempinho, nesse link: https://pat.feldman.com.br/?p=89

    Nas primeiras vezes em que eu preparei, achei muito ardida, mas com o tempo fui achando o meu paladar exato. Tenta fazer também e vem me contar o que achou!

  5. Pat, super obrigada!!
    Vou comprar as sementes e tentar. Depois te conto o resultado.
    Beijão!

  6. Bom dia, Pat. De acordo com o texto “…à gosto (outro dia estava folheando o novo livro do Alex Atala e ele acha o fim essa coisa de falar à gosto… Ai de mim! Mas é que eu coloco esses temperos meio à olho, nunca medi exatamente quanto coloco… alex, sou sua fã, mas me desculpe essa falha…)” Ora,ora, acho que ele não cozinha para criança,e mesmo sendo “Chef” já comeu muita comidinha da mamãe com temperinho á gosto. A mãe tem que colocar o temperinho “á gosto”, não é o dela, mas das crianças e mesmo adulto, alguns não gostam com muito sal, pimenta,cheiro verde, cebola (meu filho detesta pedaços de cebola na comida, então só uso um pouquinho ralada)e por ai vai. Bom o que ja esta incorporado no falar do povo vale tanto para o portugues, quanto ás outras áreas; não é que o povo tem sempre razão! Portanto, Pat, pode falar á vontade e temperar “à gosto” que sei o que voce quer dizer:- “o nosso gosto, é a pitadinha de amor de mãe que deixa a comidinha deliciosa para o filhote. Bjs. Zeze Silva

  7. Amei essa receita. Fiz e ficou uma delícia.
    Vou começar a experimentar com outros sabores.

Comentários estão encerrado.