Alimentação

Cogumelos

[ratings]

Hoje saí, comprei algumas variedades de cogumelos frescos, uma boa carne e amanhã vou inventar alguma gostosura com eles no almoço.

Os cogumelos pertencem à família dos fungos, um dos mais primitivos dentre todos os grupos de plantas. Na verdade o cogumelo é a fruta do fungo, o qual cresce debaixo da terra (nada como pesquisar um pouquinho, isso é novidade até para mim!).   

Os cogumelos são cerca de 90% água e agem como “esponjas”, absorvendo o sabor e aroma de outros alimentos e temperos com o qual são cozidos – daí um prato à base de cogumelos ter que ser temperado com muita atenção e cuidado para ficar gostoso de verdade!

Os cogumelos contém proteínas, fósforo, potássio, cálcio, ferro (olha os dois juntos aí de novo!) e vitaminas do complexo B, particularmente a biotina. Os cogumelos também são excelentes fontes de selênio, muito importante para a saúde cardíaca e para o sistema circulatório.

Algumas variedades de cogumelos são muito famosas no oriente por suas propriedades medicinais e ultimamente os japoneses têm feito pesquisas interessantíssimas nessa área. Uma substância chamada adenosina foi isolada de um cogumelo específico (tree-ear, não achei tradução para o português) – ela tem excelentes propriedades anticoagulantes e afinadoras do sangue. Ua pequena porção do cogumelo parece ser suficiente para uma profunda melhora no sangue.

Outros cogumelos mais comerciais que também apresentam bons efeitos no sangue são o shiitake, enoki e oyster.

Cogumelos também são conhecidíssimos por suas propriedades anti-câncer.

Aproveite essa delícia, em todas as suas variedades possíveis e aproveite para fazer um bem à sua saúde!

O meu filho consome cogumelos variados misturados às suas comidinhas desde bem novo – não me lembro exatamente a data, mas depois de um aninho com certeza já comia!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

6 comentários

  1. Os meus adoram um shitake!!! Engraçado, que como meu marido DETESTA, eu quase nunca fiz. Aí uma vez fomos num restaurante japonês e pedi. Eles comeram muito!!!!!
    Agora comecei a comprar de novo.

    Ah, Pat, esses dias consegui um óleo de coco orgânico. Da Thera Herb. Já viu?

    Beijo.

  2. Meu almoço esse domingo foi justamente um ensopado de carne com cogumelos. A base do molho era vinho tinto e caldo de carne, e usei cebola roxa, shiitake seco re-hidratado (a água também vai pro molho) e mais pro final completei com cogumelos frescos fatiados, do tipo mais comum (paris?) Ficou tão gostoso….pra um dia frio como estava, esquenta por dentro!!
    :-)

  3. Pat,
    Adoro cogumelos!
    Sempre que eu os encontro com bom preço, trago bastante pra casa …
    Faço um refogadinho com shimeji e manteiga e coloco cebolinha e salsa picados bem fininho na hora de servir. Fica pronto em 2 minutos e é um petisquinho delicioso!
    Beijo

  4. Pat, “tree-ear” nao seria “orelha de pau”? Nao existe um cogumelo no Brasil com esse nome? Acredito que sim.

    Fiz uma sopa deliciosa essa semana com cogumelos frescos. Sò os cogumelos cortados em tirinhas finas, refogados no azeite, cebola e alho, cozidos na àgua alguns minutos e triturados no mixer. Depois coloquei creme de leite, acertei o sal, pimenta e pronto. Hummmm!

    1. Jovânia, lá na feirinha de orgânicos eu aprendi com o produtos de shiitakes que eles podem ser comidos só com sal e umas gotinhas de limão – sem cozinhar nem nada.

      Eu provei e confesso que não morri de amores, mas que pode, isso pode!

Comentários estão encerrado.