RECEITAS Sopas

Clam Chowder (sopa de mariscos)

A comida americana vai além do mundialmente famoso hamburguer com batatas fritas, e nessa minha última temporada lá, durante o congresso e as férias, eu pude matar saudades de uma sopa simplesmente espetacular, que eu provei há alguns anos atrás e nunca esqueci: Clam Chowder. A receita é típica e ocorrem variações na receita de cada estado – existe clam chowder branco e vermelho. Eu gosto mesmo é do branco!     

Clam é uma espécie de marisco, que até onde eu sei não são encontrados no Brasil. Mas não fique triste, a receita fica deliciosa também preparada com nossos mariscos nativos – existem algumas variedades na costa brasileira que são facilmente encontradas. Eu ainda não tentei, mas existem receitas onde se sbstitui o “clam” também por peixes brancos ou camarões. Tenho certeza de que o resultado deve ser igualmente divino!

A receita original é ainda da época dos imigrantes. Os primeiros colonos tinham de se contentar com os ingredientes que lhes chegavam às mãos, e, além disso, copiaram dos índios vários truques de preparação e temperos. Foi deste modo que surgiram muitas receitas que hoje constituem a base da culinária tradicional norte-americana. A dona de casa americana põe todo o orgulho em descobrir variantes pessoais para a sopa de marisco e em aperfeiçoá-la.

Ingredientes (para cerca de 8 porções):

2 cebolas finamente picadas

1 pimentão vermelho peqeuno, finamente picado

1/2 xícara de manteiga à temperatura ambiente

1/2 xícara de farinha de trigo (a receita fala sobre farinha não branqueada, que não é exatamente a farinha integral que conhecemos e também não é a nossa farinha branca – eu sugiro usar uma mistura das duas)

1 litro de caldo de peixe caseiro

2 xícaras de batatas cortadas em peqeunos cubos (se estiver usando batatas orgânicas, apenas lave-as muito bem, nm precisa descascar)

2 xícaras de creme de leite fresco

2 xícaras de “clams” (como não são encontrados no Brasil, você pode substituir por qualquer espécie de marisco de sua preferência, algum peixe branco ou camarões)

1/2 xícara de vinho branco seco

sal e pimenta do reino

1 colher de chá de noz moscada ralada ou macis

2 colheres de sopa de salsinha finamente picada

Modo de Preparo:

Refogue o pimentão e as cebolas na manteiga em fogo médio-baixo numa panela bem grande.

Em fogo m’dio misture a farinha na manteiga  e cozinhe, mexendo sempre muito bem, por alguns minutos.

Adicione o caldo de peixe caseiro e leve à fervura, mexendo sempre.

Adicione as atatas em cozinhe em fogo baixo até que estejam macias – como elas estão cortadas em cubos, não demora muito.

Acrescente o creme de leite fresco, o vinho e os “clams” (ou qualquer outro marisco, ou peixe cortado em cubos ou caarões) e mantenha o fogo baixo até que estejam cozidos.

Acrescente a noz moscada, acerte o tempero com sal e pimenta do reino.

Desligue o fogo, acrescente a salsinha picada e srva imediatamente.

A seguir algumas imagens mais bonitas de clam chowder, porque a minha foto ali no começo ficou um horror!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

5 comentários

  1. Minha sobrinha fez intercâmbio nos eua e ela amou essa sopa. Vou pegar a receita e assim que der farei e chamarei ela para devorar a sopa.

  2. Pat,

    CLAMS existem sim no Brasil… Eles são conhecidos como vongoles, marisco branco, lambreta, etc dependendo da região do país…

Comentários estão encerrado.