ARTIGOS

Qual o sabonete que você usa em casa??

sabao.jpgVocê tem notado o número cada vez maior de marcas de sabonetes e outros produtos bactericidas? Você acha que esse tipo de produto é benéfico para você e suas crianças?

Na verdade, os sabonetes e materiais de limpeza bactericidas não nos protegem de nada. Eles só aumentam o risco de alergias, asma e uma série de outras doenças.

Os produtos de limpeza bactericidas conferem uma falsa sensação de limpeza. Meu marido, o médico Alexandre Feldman, me contou que o uso de sabonetes e produtos bactericidas mata as bactérias inócuas e deixa espaço livre para o crescimento daquelas bactérias resistentes à substância bactericida.

Você leu certo: a maioria das bactérias na nossa pele e no ambiente que nos cercam são inócuas, não fazem mal à nossa saúde e a presença delas é extremamente necessária para limitar o crescimento excessivo de bactérias nocivas.

Quando utilizamos produtos de limpeza bactericidas, estamos matando aquelas bactérias que não representam ameaça para nós, abrindo o caminho para a multiplicação das demais bactérias.

Pesquisas cientí­ficas comprovam isso. Um estudo publicado no Annals of Internal Medicine revelou que os usuários de sabonetes bactericidas não apresentaram benefí­cios preventivos em comparação aos usuários de sabonetes comuns (Larson EL. Effect of Antibacterial Home Cleaning and Hand Washing Products on Infectious Disease. Annals of Internal Medicine, 2004, 140(5)321-329).

Além das evidências de que o sabonete bactericida faça algum bem, há razões para suspeitar que eles possam criar cada vez mais bactérias resistentes aos antibióticos.

Lembre-se também que a pele é o maior órgão do nosso corpo. Ela vai absorver tudo aquilo que você colocar nela, inclusive os produtos quí­micos e antibióticos provenientes dos sabonetes bactericidas.

Ao invés de desperdiçar nosso dinheiro com produtos de limpeza bactericidas, vamos procurar utilizar sabonetes com ingredientes os mais naturais possí­veis, ao invés daqueles repletos de corantes, aromatizantes e conservantes.

Veja AQUI também esta matéria que meu marido escreveu sobre sabonetes. Está bastante esclarecedora!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

22 comentários

  1. Oieeeeee!
    Fiquei abismada com a matéria do Dr. Alexandre. Nunca imaginei que alguém tomasse banho com sabão de coco…
    Agora lavar os cabelos? Dá certo mesmo?
    Pat, essa você precisa responder, acho que com mulher deve ser diferente…
    Cada dia que passo por aqui, aprendo mais e mais!
    Bom fim de semana!!!
    =]

  2. Pois é, Pat. Após ler o artigo do Dr. Alexandre, passei a tomar banho com sabão de coco. Quanto à pele, sem problemas, mas o cabelo ficou bem duro, e ainda tive a impressão de que caiu um pouco mais do que o normal. A sensação de limpeza do couro cabeludo foi ótima, mas não tive coragem de repetir isto, porque não conseguia passar os dedos entre os fios.
    Você consegue lavar seus cabelos com sabão de coco? Ou será que só quem tem cabelo curto pode se dar a esse “luxo”.
    Beijinhos.

  3. Pois é, meninas… Mulheres e cabelos são um caso sério!!!!

    Eu ainda não consegui me dar bem com o sabão de coco no meu cabelo também… No corpo eu procuro misturar co um pouquinho de óleo de coco – sem ele fica bom, mas com ele fica perfeito!!

    Eu por enquanto vou usando as “químicas” de sempre no cabelo… Mas com o consolo de que usando o sabão de cocono corpo, a quantidade de química diminui bastante.

    Sem neuroses e sem esquecer a nossa vaidade, não é mesmo?!?

  4. Olá Pat!
    Sempre leio teu blog e tenho aprendido muito!Agora com esta do sabonete fiquei com a pulga atraz da orelha com uma coisa.Meu marido é tatuador,e sempre depois da tatuagem ele recomenda o uso do sabonete bactericida,gostaria de saber se neste caso,quando a pele esta machucado,este tipo de sabonete é recomendado mesmo.Obrigada!Bjos

  5. Pat,

    Há muito tempo leio os seus comentários e os do Alexandre a respeito de uma vida mais saudável longe dos produtos químicos (sem neuroses). Agora eu estive olhando sobre alguns xampus dentro da cosmetologia “orgânica”. Nesta pesquisa encontrei uma loja revendedora de produtos da WELEDA aqui em Brasília e fui conferir no sábado. No que diz respeito aos shampus e condicionadores, eles têm uma linha de Fitoshampus e afins (o cheiro é péssimo, mas ainda não testei a qualidade) se você souber algo a respeito destes produtos nos comunique.
    Quem sabe achamos uma saída !!!

    Um abraço

    Daniela

  6. Daniela, em geral eu gosto muito dos produtos da Weleda – eles são bem mais naturais que a maioria, isentos de diversos aditivos químicos

    Aqui em casa nós usamos muito a pasta de dente da Weleda, sem flúor (acho que é a única assim no mercado). O cheiro nem me incomoda muito…

  7. Adorei a materia.Nunca confiei nesses sabonetes bactericida mesmo,tanto que nunca comprei(eu acreditava que eles seriam muito agressivos para a pele).

    SObre os cabelos,existe uma linha ORGANICA,chama Eh!,ja encontrei ate em supermercados,mas eh garantido encontrar em lojas de produtos de beleza!!Agora se eh realmente organico,eu nao sei,nunca testei…rsrs

  8. Não consigo achar nenhum sabão de coco somente com os ingredientes que o Dr. Alexandre falou. Mas continuo na procura. Quanto ao shampoo, achei um da marca SURYA, que diz ser sem sal, corantes artificiais e parabenos, além de ter ingredientes orgânicos. Não é difícil de achar, aqui no Rio, encontro principalmente na Drogaria Venâncio. A pasta de dente Malvatri Kids, da marca DAUDT, também não tem flúor e nem sacarina.

    Mas e os ESMALTES? Fiquei praticamente 2 anos sem pintar as unhas, coisa que eu adoro. Agora estou com muita vontade de voltar a pintar com esses esmaltes hipoalergênicos. Será que também fazem tão mal? Pat, o que você acha?

  9. Esqueci de falar que esse ESMALTE HIPOALERGÊNICO não contém TOLUOL e nem FORMALDEÍDO.

  10. Eu faço meu próprio sabonete pelo processo “Cold Process” é um processo antigo utilizado pelas nossas avós, meu sabonetes são de óleos vegetais e não contém aditivos sintéticos, aromatizo eles com óleos essenciais e ervas, o pessoal aqui em casa não quer saber de outro sabonetes, já faz mais de três anos que não compro sabonetes industrializados. Separo uns para o consumo próprio e vendo os demais.
    Graça Tavares – Ituiutaba -MG – Brasil

  11. que legal, mas tb já ouvi falarem que sabão de coco é muito bom, pra diminuir caspa e tudo mais, mas deve ser bom sim, pq até tem produtos a base de coco para lavarmos roupas delicadas. acho que o certo seria usar o sabão de coco pra lavar os cabelos e depois vc usa um creme nos cabelos para desembaraçar.

  12. Oi pat, eu sou estudante e estou me preparando para a feira de ciencias da minha escola e queria saber a história do sabão, estarei esperando sua resposta!!! BEIJOSSSSS

  13. Gostaria de usar sabonetes sem produtos químicos, encontrei na minha cidadem uma loja de produtos naturais um sabonete somente a base de glicerina sem essência. Qual as consequências do uso diário da glicerina na pele. Gostaria de indicações para lavar o corpo se produtos químicos.

  14. gostei da materia, tenho a pele clara, estou usando o sabonete de coco da “granado”, limpa e hidrata muito bem a pele.

  15. É difícil encontrar um sabão que seja realmente de coco (gordura de coco, hidroxido de sódio e água).
    Quanto ao sabão que o Dr. Alexandre recomendou há muito tempo atrás, o sabão de coco urca em pasta, agora não vem mais com óleo de coco de babaçu no ingrediente mas com óleo que parece reciclado …
    O único que encontrei no mercado com menos quimica foi o sabão de coco em pasta ruth, mesmo assim com ingredientes que me fazem desconfiar (base de sabao de coco, carbonato de cálcio e água). Essa “base” seria o quê? e o carbonato de cálcio não faria mal à pele?
    Outro dia vi um artigo que falava de um sabonete muito tradicional na França, chamado “savon de Marseille” que seria feito a partir de azeite de oliva, mas não encontrei para vender nas lojas que loccitane, revendedora do produto no Brasil. Para comprar do exterior fica caro.
    Quanto ao condicionador, me ensinaram que usar a água fervida com alecrim nos cabelos após a lavagem faz um efeito muito bom, vou experimentar.

  16. Encontrei em uma filial do Mundo Verde (Ipanema) um sabonete orgânico da marca Magia dos Aromas http://www.magiadosaromas.com.br com a seguinte composicao (sabonete vegetal de copaiba):
    1 – Elaeis guineensis oil (óleo de dendê),
    2 – Orbignya oleifera oil (óleo de babuacu),
    3 – Helianthus annuus seed oil (óleo de girassol),
    4 – Sodium Hydroxide
    5 – Geranium maculatum oil (óleo de gerânio),
    6 – Bisabolol (óleo viscoso sem cor que é o constituínte primário do óleo essencial da camomila),
    7 – Copaifera officinalis (óleo de copaíba),
    8 – Resin,
    9 – Agua.
    Já tinha visto outra marca de sabonete (que nao me lembro o nome), mas que tinha entre outras coisas óleo de soja na composicao.

  17. Foi ótimo eu ter acessado este site, pois há dois anos uso sabonete anti-séptico e agora com esta informação nunca mais vou comprar. Vou procurar os mais naturais possíveis, conforme a orientação da pat. Bju

  18. Boa noite. ´Não estou encontrando o sabão de coco em pasta da marca urca que seu marido utiliza, já procurei no site da Urca, em outros sites e nos mercados de São Vicente-SP. Achei no mercado um sabão de coco em barra chamado Indaiá composição: Sabão base com óleo de babaçu, sais inorganicos, neutralizante e agua. Posso utilizar esse p/ lavar mãos, tomar banho e lavar cabelo. Estou passando por uma crise de eczema em que os dedos racham. Não sei mais o que fazer. Me ajude por favor. Obrigada. Que Deus a abençoe.

Comentários estão encerrado.