Bebês Café da Manhã COMPRE DA PAT! Papinhas doces RECEITAS Sobremesas

Danoninho Caseiro de Morangos

morangoAulas de culinária infantil.
CLIQUE AQUI e saiba mais!

Os leitores do meu site já sabem muito bem o quanto eu faço força para evitar os produtos industrializados aqui em casa. Evitar produtos industrializados faz bem para a nossa saúde e faz bem ao meio ambiente.

O que acontece nos dias de hoje é que muitas mães, por falta de tempo, por comodismo ou por pura falta de informação, acaba caindo nas propagandas mirabolantes dos produtos industrializados, que se dizem completos, repletos de vitaminas e sais minerais, super saudáveis e super fundamentais para a saúde dos nossos bebês e crianças. Coitados dos nossos antepassados, que não tinham um danoninho na geladeira para nutri-los… Aliás, nem geladeira tinham!! E não é que mesmo assim a humanidade chegou até os dias de hoje?

Pois é, o ideal é não oferecer industrializados nunca, não oferecer produtos alimentícios nunca, não oferecer “comida de mentirinha” nunca. O ideal é termos sempre as opções mais saudáveis e mais naturais. Mas seja pelo motivo que for (e eu não estou aqui para julgar ninguém), um belo dia o bebê experimenta o tal danoninho industrializado e como não podia deixar de ser, adora o tal potinho vermelho.

Eu comi muito danoninho na vida, e nem tinha idéia do quanto aquilo me fazia mal. Eu achava gostoso, minha mãe achava que fazia bem e assim fomos levando. Mas o danoninho comercial, infelizmente, não me parece essa maravilha toda anunciada…  E como é anunciado! Até pediatra já foi pago para propagandear o produto na televisão! A Associação Pro Teste também já andou estudando e publicando que esse tipo de produto alimentício é no mínimo açucarado demais para nossas crianças!

Eu acabo de dar uma espiada no site oficial do danoninho e está lá, para quem quiser ler, a composição completa do produto:

Ingredientes do Danoninho Industrializado

Leite desnatado, xarope de açúcar, creme de leite, preparado de morango (frutose, polpa de morango, açúcar, cálcio, fósforo, ferro, zinco, vitaminas D e E, amido modificado, acidulante ácido cítrico, estabilizantes goma xantana, carboximetilcelulose, carragena e goma guar, aromatizante, conservador sorbato de potássio e corante natural carmim), cálcio,
cloreto de cálcio, fermento lácteo, coalho, estabilizantes goma guar, carboximetilcelulose, goma carragena e goma xantana. CONTÉM GLÚTEN. PODE CONTER TRAÇOS DE CASTANHA DE CAJU.

Eu já escrevi AQUI sobre aditivos alimentares, e alguns daqueles que citei, aparecem na lista do danoninho. CLIQUE AQUI e confira o que você anda comendo no meio dos produtos industrializados…

Na mesma página há também a recomendação de que o produto é indicado para crianças de 4 a 6 anos. Eu posso estar enganada, faz tempo que não assisto televisão, mas se estou lembrada, as propagandas do danoninho e similares é sempre linda e cheia de criancinhas, quase bebês, novinhos e fofinhos… São detalhes muito pequenos, mas que fazem diferença no inconscinete dos leitores/espectadores. E dá-lhe bebê comendo danoninho!!

Mas se é inevitável, que pelo menos o danoninho seja preparado em casa, com morangos orgânicos e ingredientes frescos e selecionados.

Eu já andava com essa receita na cabeça faz tempo, é até comentei em algumas das minhas aulas de culinária infantil, mas precisei esperar a época dos morangos para poder testar. Eu adorei, marido idem. Meu filho preferiu o morango picadinho que ele come desde sempre – danoninhos e afins não fazem parte do universo dele. Danoninho caseiro é mais saudável, mais nutritivo e mais barato – mesmo que os ingredientes pareçam mais caros à primeira vista, lembre-se que uma criança doente custa muito mais caro!

Ingredientes:

1 caixa de morangos orgânicos – os morangos comuns são muito borrifados com pesticidas, fique longe deles, por mais bonitos e inocentes que pareçam (as caixas por aqui tem mais ou menos o mesmo tamanho, mas eu pesei os morangos que vieram na caixa que usei e medi aproximadamente 290g)

1/2 xícara de iogurte natural integral (se for caseiro, melhor ainda!)

1 xícara de creme de leite fresco orgânico

1/3 de xícara de mel silvestre orgânico

4 colheres de sopa de óleo de coco extra-virgem orgânico

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredinetes no liquidificador até obter uma mistura completamente uniforme.

Separe a mistura em pequenos potinhos e refrigere por pelo menos 4 horas antes de servir.

Se o seu filho já virou um verdadeiro viciado no potinho vermelhor, guarde os antigos e armazene seu danoninho caseiro nos potinhos com os quais ele já está acostumado.

Para entender porque essa receita de danoninho caseiro é definitivamente muito mais saudável do que a versão comercial, industrializada, clique sobre os links ao longo da receita e leia mais sobre os benefícios de alguns dos ingredientes.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

59 comentários

  1. Oi Pat, me tira uma dúvida? Eu não consigo encontrar o creme de leite fresco que você indica em algumas receitas. O que posso fazer? Posso produzi-lo em casa? Você tem a receita? Aqui no interior (bem interior) de Minas Gerais é impossível conseguir o leite cru então estou comprando o pasteurizado e fazendo o iogurte em casa. Mas quanto ao creme de leite as receitas ficaram empatadas pois eu não gostaria de usar o industrializado se houver outra opção melhor para a minha saúde e a da minha família. Como sempre, Parabéns pelo site e obrigada por compartilhar seus conhecimentos e receitas conosco. Um abraço.

  2. Pat,

    Esta sua receita de danonimho caseiro deve ser mesmo uma delícia. Mas o grande problema quando queremos adicionar morangos em nossas receitas, é o fato da dificuldade em conseguir morangos ou mesmo qualquer fruta orgânica, em “sacolões”, supermercados ou mesmo nas tais “feiras livres”.

    Grata por suas receitas e pela sua grande preocupação com a alimentação infantil. Diva Falcão.

    1. Diva, no caso do morango em particular, minha posição é extrema: ou tem orgânico, ou simplesmente não tem – mesmo que eu tenha que passar vontade…

  3. Olá Pat

    Creme de leite é o equivalente às natas de Portugal? Nesse caso poderei usar natas de soja ou de aveia?

    Pode fazer-se creme de leite caseiro?
    Obrigada

  4. Obrigado por mais essa receita, Pat, adoro essas receitas que substituem os atuais industrializados ! Continue mandando, please !!

  5. Pat o danoninho caseiro se conserva por quanto tempo na geladeira? Isso clar que não devorarmos tudinho rapidinho ….
    beijos.

  6. Hummm… essa receita vai pro caderninho!
    Apesar que filhota adora o iogurte que eu preparo, uso um integral orgânico (eu ainda estou nas tentativas de acertar o caseiro, por enquanto tenho comprado o natural orgânico mesmo) + melado. Ela adora e eu também, especialmente com uma bananinha picada e granola: café da manhã perfeito. :)

  7. Olá Pat!
    gostaria de saber como preparar esse creme de leite fresco…
    Um abraço!

  8. Eu vi uma receita que a moça usa ricota e do morango faz uma geléia antes. E as vezes troca o morango por cenoura.
    Beijos

  9. Que legal essa receita Pat!
    Já estou aqui pensando em outras frutas, pra usar em outras épocas do ano…o que você acha?
    Eu acho que a dificuldade maior em substituir os industrializados é que eles tem muuito açúcar. Assim talvez as mamães tenham que ir diminuindo o doce da receita aos poucos, pra acostumar os pequenos…

  10. Eu faço essa receita aqui em casa, mas nunca usei o creme de leite. Até porque não tenho o fresco por aqui. Uso muito com goiaba ou manga. O de goiaba minhas filhas amam. Quando elas vão comer, a mais velha pergunta:”é o danoninho da mamãe?”
    às vezes uso mel, às vezes uso açúcar mascavo.

    Bjs

  11. PAt, vc encontra esse mel orgânico mencionado aqui em São Paulo? Ele é cru?? Obrigada e bjs.

      1. Oi Pat! Você ainda tem mel orgânico, própolis e propolina para vender?
        Pode enviar para o RJ? Como você usa a propolina, para quais finalidades?
        Minha filha, pela primeira vez, está com a garganta inflamada e a médica hoje receitou antibiótico. Estava tentando fazer ela ingerir própolis com mel, mas ela é difícil de aceitar… e também não sei se no caso como está funcionaria. Pat, você conhece um bom médico/pediatra para indicar daqui do Rio/Niterói? Infelizmente, ainda não encontrei nenhum em quem confiar. Sempre dou uma passadinha pelo site para saber suas opiniões, que são sempre valiosas para mim. Ontem li, seu excelente, artigo sobre a febre e fiquei satisfeita em ver que estava fazendo certinho, como você faz! Muito obrigada!!

  12. Pat
    Eu não tenho medida exata. Eu normalmente bato uma goiaba com uma xícara de iogurte e o óleo de coco. Passo na peneira para tirar os carocinhos. Depois acrescento um pouco de mel ou mascavo. Com a manga ou morango bato tudo junto no mix.É bem parecido com o seu

  13. Pat, quanto tempo pode armazenar essa receita na geladeira? Pode congelar tambem?

  14. PAt, adorei a receita, mas tenho dois comentarios:
    primeiro, nao se da mel a criancas com menos de dois anos, por risco de botulismo, seria importante escrever isso pras mamaes com criancas pequenas, segundo, o danoninho tem um tipo dequeijo misturado, entao sera que nao faltaria isso na receita? BJkss

  15. Pat, estava com vontade de fazer essa receita desde que você a publicou, mas minha filha tem um ano e dois meses e, justamente por causa do risco de botulismo no mel, não tinha coragem. Mas outro dia ganhei uma garrafinha de xarope de maple e pensei em usá-lo em vez do mel. Tenho também uma caixa de mirtilos no congelador, então pensei em trocar o morango por eles. Depois digo se a combinação ficou boa.
    Só me resta uma dúvida: não tenho óleo de coco. Fui procurar e é caríssimo. Você conhece algum ingrediente mais barato e fácil de achar que possa substituí-lo?

    1. Maria, se você preferir, pode simplesmente dispensar o uso do óleo de coco, mas mesmo caro, é um ingrediente extremamente saudável, que você deveria comprar, ainda que seja para usar com parcimônia, de vez em quando e em pouca quantidade.

      O óleo de coco é realmente saudável, acho que vale o investimento!

      1. Ah, e como você pretende não usar o óleo de coco na receita, sugiro que escorra o excesso de soro do seu iogurte, para que ele fique mais sólido, dando assim a consistência típica de danoninho da qual gostamos e estamos acostumados.

        1. Obrigada pelas dicas, Pat. Ainda não tive tempo de preparar, mas se ficar bom eu conto. E um dia desses tomo coragem e invisto no óleo de coco. :)

  16. Pat,
    Adorei o seu site e vou adicionar como dica no meu blog.
    Penso em engravidar no ano que vem e o seu site será com certeza a visita certa.
    Meu nome é Ivana, moro no Peru.
    Beijos.

  17. Oi, Pat!
    Qual desses ingredientes e que da a consistencia ao danoninho?
    Posso trocar o mel pelo melado de cana? Qual a proporcao?
    E acrescentar suco de uva ao inves de frutas? No caso e o suco de uva tinto do padre ou frade…
    Obrigado.

  18. Oi Pat!

    Amei a receita! Testada e aprovada, fiz com mirilho e ficou maravilhoso!

    Obrigada

  19. Tem alguma versão light desta receita? Posso substituir o que?
    bjos e muito obrigada!!

    1. Juliana, light significa industrializado, e com isso eu não tabalho de jeito nenhum! Alimentos DE VERDADE, naturais, são saudáveis sempre. Você jamais precisa contar calorias deles, apenas maneirar nas quantidades!

  20. Pat, esse danoninho caseiro, por conter mel, pode ser oferecido à crianças de 11, 12 meses? Bjs

    1. Luciana, o consumo de mel não é recomendado para crianças até 2 anos de idade. Neste caso, sugiro substitui-lo por melado ou rapadura ralada em quantidades moderadas (a quantidade descrita para o mel na rceita ou menos)

  21. Ola, Pat!
    Conheci teu blog faz uma semana e estou apaixonada…Quando tenho um tempinho corro aqui.
    Como eu nasci na roça, sei de muita coisa q vc fala, dos produtos naturais e organicos que consumia-mos quando criança(Rapadura, melado, mel, leite tirado e consumido cru q tem outro sabor, e aquela vaquinha q a minha mae tirava o leite separado p fazer as mamadeira das crianças, pois o leite dela era especial, e tenho saudade e muita vontade de poder consumi-los novamente.
    Mesmo sem ela(minha mãe) saber a impotancia… fazia tudo certinho…
    O motivo q estou escrevendo é q faço um iogurte em casa, eu e minha mãe faziamos até pa vender quando ela morava na fazenda, queria contribuir pois nao tem erro e tem algumas dicas p dar certo e todas q quiserem fazer iogurte em casa vão ficar mto satisfeitas.
    Iogurte caseiro
    Ingredientes
    2 litros de leite integral
    1 iogurte integral de boa qualidade.

    Modo de fazer
    Deixar o leite quase ferver, quando começar a fazer bolinhas apagar o fogo, deixar o leite amornar eu uso termometro, em torno de 40 graus não mais do q isso, tbem pode ser “temperatura de mamadeira” se quiser mais azedinho deixa mais quentinho, mas q não ultrapasse os 40 g, faço o iogurte em potes de vidro, tenho um pote só pa isso, sempre esterelizado com água quente…
    obs – nunca despejar o iogurte no leite e sim o leite no iogurte, faça o seguinte, coloque o iogurte no pote q vai fazer o iogurte e despeje 300 ml de leite ao iogurte misture bem e a seguir despeje o restante do leite, leve essa mistura para um exopor por 6 horas se quiser um iogurte menos acido, mas se quiser mais acido deixe mais tempo.
    Eu como moro em Curitiba, coloco um vidro de água quente junto no exopor pa manter a temperatura,
    Outra obs – depois q retirar o iogurte do exopor levar a geladeira e deixar pelo mínimo 6 horas sem mexer no iogurte, só depois consumir, das formas mais deliciosas q desejar.
    Com o iogurte q fez, reservar sempre um pouco para a proxima receita, pois essa é a semente do iogurte e nao precisa comprar outro iogurte natural por algumas vezes.
    eu reutilizo o iogurte q fiz por até 4 vezes das proximas receitas.
    Eu e minha mãe chegava-mos a fazer 100 litros de iogurte para vender na feira… faziamos várias receitas q usava-mos de semente.
    Espero ter contribuido , pois vc tem me ajudado mto estou fazendo várias receitas suas e estou adorando.
    Sou uma enxaquecosa, bisbilhotando na net receitas p enxaqueca descobri teu blog.
    beijos, De mais uma admiradora sua.
    Rozangela Lucini

  22. OI PAT, DESCOBRI SEU SITE HOJE, ESTOU GOSTANDO MUITO DAS SUAS ORIENTAÇÕES E RECEITAS CASEIRAS, USANDO PRODUTOS ORGÂNICOS DE BOA QUALIDADE. MUITO BOM, QUERO ME ADERIR A ESTAS MARAVILHAS, QUE ALÉM DE SEREM MAIS BARATAS, SÃO MUITO SAUDÁVEIS, PRINCIPALMENTE PARA AS CRIANÇAS E BEBEZINHOS. ESTOU ME PREPARANDO PARA SER AVÓ E ACREDITO QUE SERÃO DE GRANDE VALIA PARA MIM. MUITO OBRIGADA.

  23. OI PAT, enfim, também gostaria de saber sobre o creme de leite fresco, pois também não o encontro em minha cidade, pode esclarecer melhor? vc só disse que ele é equivalente as natas mas.. é só isso? pegar um pouco de nata?
    obrigada.

    1. Patricia, o creme de leite é basicamente a nata/gordura do leite separada. Eu não sei como se faz o processo artesanalmente, mas sei que é possível.

  24. Oi Pat! Sou de Curitiba e fiz a receita ao “pé da letra” e achei que a consistência fica meio mole! é assim mesmo? adoro seu site! beijo

  25. Parece que já entendi, é só deixar escorrer o soro do leite para a consistência ficar mais firme! é isso né?!

  26. Ola!O que voce acha das polpas de morango que vem congeladas?Fico pensando se e uma opçao saudavel…Um abraço!

    1. Andrea, eu nunca usei essas polpas congeladas. Que eu saiba, as frutas são pasteurizadas antes do congelamento, o que acaba com a maioria das suas vitaminas. Vale mais a pena esperar pela época certa de cada fruta e, se possível, comprar orgânicas!

  27. Pat,achei que elas nao fossem pasteurizadas antes de congelar,obrigada por mais uma dica.Gosto muito do seu site,sempre tiro muitas duvidas.

  28. Pat, olá!
    Você sabe por que no rótulo de vários alimentos diz que pode conter traços de castanha de caju?
    Um abraço,
    Cacilda

      1. Porque esses alimentos são processados em equipamentos por onde passam outros alimentos que contêm castanhas. Então, como nem sempre é possível eliminar todos os resíduos e há muitos alérgicos a castanhas, eles colocam esse aviso.

  29. Oi, tenho uma sugestão de como fazer o danoninho em casa. Basta “secar”, como se seca uma coalhada, um iogurte integral de sua preferência e bater com morango. o processo de secagem pode ser com um coador de café, por exemplo. Basta derramar o iogurte sobre o coador e esperar o soro sair.

    fica a dica para a coalhada, que é muito mais gostosa do que esses requeijões que encontramos hoje no mercado e muito mais saudável.

Comentários estão encerrado.