RECEITAS Sobremesas Sorvetes

Sorvete de Tapioca da Pat

A receita original do sorvete de tapioca é da Tatu, do site Mixirica. Eu bem que tentei seguir as explicações dela à risca, mas é mais forte que eu, não consigo!!! Sempre mudo alguma coisa…

Tenho certeza que o Sorvete de Tapioca da Tatu é tudo de bom, mas o meu sorvete de tapioca não ficou nada a dever, ficou delicioso e só não comi mais porque simplesmente não cabia…   

A minha receita então ficou assim, parecida com a dela, mas com o meu “toque pessoal”.

Ingredientes:

250 mL de creme de leite fresco orgânico cru

250 mL de leite integral orgânico cru

100 g de coco fresco ralado

1 colher de chá de extrato natural de baunilha

1/2 xícara de mel orgânico

100 g de pérolas de tapioca

2 gemas de ovo cruas

2 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem

E o modo de preparo foi assim:

Como o coco ralado estava guardado no freezer, coloquei ele na panela com o leite e o creme de leite, em fogo beeeeem baixinho e fui mexendo só até ele (o coco) descongelar e desmanchar.

Na mistura morninha (você coloca o dedo e a temperatura tá gostosa, longe de queimar), você adiciona os demais ingredientes (menos as gemas): o mel, as pérolas de tapioca, o óleo de coco e o extrato natural de baunilha.

Mexa rapidamente e deixe a mistura à temperatura ambiente por cerca de uma hora – ou mais, até que ela esfrie totalmente. Prá tapioca não grudar muito uma na outra, nesse período não custa passar de vez em quando e dar uma mexida na panela.

Pasado o período de “descanso”, passe a mistura para o liqüidificador e junte as duas gemas cruas. Bata rapidamente.

Passe o creme para a máquina de sorvete e aguarde ou siga as dicas que a Tatu dá para fazer o sorvete sem precisar de uma máquina de sorvete.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

21 comentários

  1. Oi Pat!
    Dúvida que surgiu no final de semana sobre o leite:
    Tomo Leite A Pasteurizado Рque vende na padaria perto de casa, qual a diferen̤a dele para o org̢nico?
    E aproveitando: gostaria de saber as diferenças dos cremes de leite (de caixinha, de latinha, fresco e orgânico).

    Bjinhos e AMEI a receita!
    Vivi

  2. AI q deliciaaaaaaaaaaa
    Nao imagino como deve ser o sabor desse sorvete,ms fiquei com agua na boca aki!!

  3. Nossa! Sou cearense e adoro esse sabor de sorvete, masnunca havia tentado fazê-lo. Vou testar. Só fiquei em dúvida sobre o que seriam “pérolas” de tapioca…
    Obrigada pela receita.

  4. Uau, que maravilha! Tapioca é tudo de bom, e sorvete então!!!
    Contudo, Pat, onde encontro o creme de leite fresco orgânico cru e as ‘pérolas’ de tapioca!??!????
    Beijo

  5. oi, meu nome é sandra, moro em maceió aqui tem muita tapioca mais eu não sei o que é pérolas de tapioca . eu sei o que é goma que fazemos a tapioca. é a mesma coisa? se não for por favor me iforme onde eu posso encontrar ou se tem outro nome

    1. Sandra, as pérolas de tapioca se parece muito com o sagu, porém são “mini pedrinhas” irregulares, enquanto o sagu são bolinhas perfeitamente redondas.

  6. Oi, Pat!

    So uma pergunta: as esferinhas de tapioca nao sao ruins para a maquina de sorvete, nao? Pergunto isso porque normalmente essas maquinas recomendam acrescentar produtos solidos ao final (como passas e chocolate chips e castanhas picadas) e tenho receio de a tapioca, na medida em que endurece um pouco na maquina, quebre as pas de plastico da sorveteira. Sera que eh possivel retirar a tapioca, reserva-la de lado com um pouco de liquido, fazer o resto da receita liquida e, ao final do processo de resfriamento na sorveteira, acrescentar a tapioca?

    Outra perguntinha: pode-se acrescentar as gemas na mistura ainda quente (tendo o devido cuidado para nao deixa-las talhar)? Fico com um pouco de receio de Salmonella ao colocar as gemas na mistura ja fria.

    Muito obrigado.

    1. Oi!!

      As esferinhas na verdade são bastante amolecidas antes de irem para a sorveteira, e depois são batidas no liquidificador – ficam muito pequenas e não prejudicam as pás da sorveteira. Mas a tua preocupação é super verdadeira, eu quase perdi a minha máquina em uma ocasião em que resolvi misturar nozes a um sorvete de chocolate!! No fim o sorvete se perdeu, mas a máquina foi salva a tempo!!

      Quanto às gemas, se você consegue acrescentá-las à mistura quente sem deixar talhar e se sente mais segura dessa forma, pode fazê-lo sim!

  7. Olá Pat

    Estou com uma duvida….meu marido saiu do hospital,semana passada, esta em tratamento para fazer o autotransplante de medula, bastante ruim, muito fraco, a quimio deixo ele sem força nenhuma, em fim, o pior de tudo e que, eu me esforço tanto em casa, para nos alimentarmos melhor e ele la no hospital, so comia porcaria “baseado no menu feito pela nutricionista a cargo” ou seja…..no lanche todo dia, tinha de manha e a tarde pão fofissimo,cheio de gorduta hidrogenada, fatiado com margarina e geleia, gelatina e assim por diante….depois querem que os doentes se recuperem…..
    Ele voltou para casa, obviamente, querendo mais dessas porcarias,mais eu não desisto, ele me pede gelatina,então estava olhando as tuas receitas de sagu e tapioca, para fazer uma sobremesa gostosa e saudavel, ai fiquei com a duvida, nas outras, você cozinha a tapioca e nesta de sorvete so deixa de molho, não precisa cozinhar? não fica dura? la na minha terra, não tem esses produtos, então as vezes tenho certa dificuldade em preparalos…

    Agradeço a tua resposta
    Beijos

    1. Maria Cristina, antes de mais nada, estou torcendo daqui pelo sucesso no tratamento do teu marido! Quanto às nutricionistas… Prefiro não comentar, tem gente que acha que é pura implicância minha!!!

      Antes de você tentar qualquer coisa na alimentação dele, mesmo com toda a boa vontade do mundo, ele é quem tem que querer e principalmente ele é quem tem que se conscientizar da necessidade de uma boa alimentação para fortificar o organismo dele como um todo.

      Esse sorvete de tapioca eu já fiz de mil jeitos diferentes, e já tive o azar de “esbarrar” com tapioca dura no meio da gostosura… Agora aprendi: asta deixar de molho sim, desde que seja no leite morninho e por várias horas – depois que o leite esfria, molho na geladeira.

      Sorvetes caseiros são uma opção maravilhosa para quem quer uma comidinha com cara de gostosura, mas que ao mesmo tempo precisa se nutrir adequadamente.

      Se fizer, me conte o resultado!

  8. Obrigada querida, fiquei sem coco, estou indo agora comprar para fazer o leite caseiro, assim preparo tudo para o sorvete amanhã…hoje fiz o creme de manga…

    E verdade o que você diz, e ele quem tem que querer, e ele não quer, até o kefir não quer mais, diz que faz mal, então tudo se complica, mais eu e minha filha continuaremos com as gostosuras saudaveis…

    Beijos e novamente obrigada

  9. Oi Pat

    Fiz o sorvete finalmente …mais, não deu certo, não gostei do resultado, o coco não tem gosto, acho que coloquei poco mel e a tapioca dura,durisima, muito ruim, sabe so um gostinho de leite muito fraco……a tapioca deixe de molho no leite morno e depois mais duas horas na geladeira, acho que o meu liquidificador não esta funcionando direito porque as pedrinhas ficaram inteiras, ruim de comer com todas aquelas bolinhas duras, em fin, tentarei de novo, adoro sorvete, mais ainda caseiro…

  10. Aleluia! Carne no prato e farinha na cuia!!
    Fiz o sorvete ontem e ficou bom pra cacildis!

  11. Pat, como vai? Você não faz idéia do qto tem me ajudado com este site e suas receitas, já havia lido os livros mais depois que descobri este site a minha alimentação melhorou mais ainda, porque tem muitas opções novas que não estão em seu livro, principalmente de sobremesas que eu e minha filha adoramos (somente no domingo é claro!).Estou testando várias receitas a cada final de semana, pois durante a semana tem muito trabalho. Uso frequentimente a granola do seu livro, faço em final de semana (o dobro da receita) congelo e uso até quase um mês.De manhã 4 colheres de sopa ou mais sobre uma banana nanica média(não gosto da grande) cortada em rodelinas. Eu particularmente adoro! Já a granola comprada pronta eu não gosto. Até minha filha começou a aceitar a minha alimentação e tá parando de comer besteiras. Olha eu fiz esse sorvete de tapioca e amei! O sabor ficou maravilhoso! Só tem um probleminha não encontrei a tapioca em flocos nem em pérola, então comprei mandioca no supermercado, descascquei e ralei a quantia pedida na receita. Gostaria de saber se o fato de eu fazer usando a mandioca dessa forma pode tornar a receita não saudável? De qualquer forma eu adorei este sorvete! Obrigada!

  12. Bom dia,
    Encontrei sua receita de sorvete de tapioca e fiz,pois tenho uma sorveteira da Cusinart,ficou ótima mas assim que levei ao frezer,algumas horas depois estava duro.
    Poderia me explicar o que aconteceu?
    Obrigado.

  13. Oi Pat! Estou cheia de farinha de tapioca aqui em casa e pesquisando, no seu site, boas receitas!!! Uma perguntinha: Será que daria certo se eu resolvesse usar a farinha no lugar das pérolas para fazer o sorvete ou outra receita sua que faz uso das pérolas? Outra dúvida: O que você acha de substituir o pão industrializado (infelizmente ainda não consegui ter o hábito de fazer pães em casa) pela farinha de tapioca no dia a dia? Parabéns pelo site!!! Daqui a pouco vou, com mais calma, no post dos 5 anos contar sobre como você fez maravilhas na alimentação daqui de casa!!! Obrigada!!!

    1. Ludmila, eu nunca usei farinha de tapioca, e pra falar a verdade, aqui em SP, nem sei onde vende!! Que tal você fazer os testes e depois vir aqui contar os resultados?? O pior que pode acontecer, é dar errado!!

      1. Ah Pat! Na verdade estou falando da goma de tapioca, a mesma que você usa para fazer o beiju de tapioca. Ganhei de presente outro dia e logo depois encontrei para vender no “hortifruti”, a goma já pronta para consumo e no rótulo diz ser apenas tapioca e sal. Pensei ser melhor do que o pão industrializado, que venho tentando diminuir e trocar pelo feito em casa. Espero conseguir em breve!! Obrigada!!!

Comentários estão encerrado.