Carnes DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Hambúrguer Caseiro

Hamburguer é uma delícia, praticamente uma unanimidade, e pode ser saudável demais, usando boa carne, bons temperos – sempre naturais – um ketchup feito em casa (conheça a minha receita), mostarda artesanal, maionese caseira e uma boa saladinha. Hambúrguer caseiro é uma bela opção para o fim de semana e uma grande diversão se a família se reunir para preparar junto!

Comida saudável não deve e não precisa ser sem graça!!

Hambúrguer caseiro e o industrializado são duas coisas completamente diferentes. Clique aqui para saber um pouco mais sobre a composição de uma versão industrializada.

Um bom hambúrguer precisa ter um certo teor de gordura em sua composição – 20 a 30% é o ideal – para dar liga e ficar suculento e saboroso.

Ingredientes

1,5kg de picanha fraldinha ou picanha moí­da com gordura

500g alcatra moí­da

1 cebola média ou 2 pequenas, picadas muito fino ou raladas

1 pitadinha de curry

Sal não refinado (bruto)

Pimenta do reino

Modo de Preparo

Em um recipiente, misture todos os ingredientes, menos o sal. Pode misturar à mão.

Modele os hambúrgueres no formato tradicional, tí­pico e universalmente conhecido. Isso pode ser feito à mão, ou (de preferência) com a ajuda de anéis (aros) próprios para montagem de pratos. É importante que cada peça não saia muito fina, devendo atingir cerca de 1 cm de espessura. Se você tiver uma balança, separe entre 120g e 180g para cada hambúrguer – aqui em casa a turma prefere grandão, com 180g cada um.

Transfira cada hambúrguer já montado para uma assadeira ou bandeja forrada com plástico filme. Leve ao freezer por pelo menos 30 minutos – se for grelhar na hora – ou deixe até congelar completamente para usar depois.

Na hora em que for grelhar/fritar o hambúrguer, salpique sobre cada um deles um pouco de sal – lembre-se de que você não salgou a carne na hora de montar o seu hambúrguer. Este sal fará secar (retirará os sucos, desidratará, coagulará) a parte de fora da carne, de modo a formar uma deliciosa crostinha crocante e salgada por fora, mantendo, ao mesmo tempo, suculenta a parte de dentro – exatamente como você degustaria nos melhores restaurantes e casas especializadas.

Preparando o hamburguer caseiro para se livrar do industrializado

Aqueça uma chapa de ferro ou frigideira de fundo grosso, ao máximo. Retire do congelador os hambúrgueres que deseja preparar desta vez. Espalhe um pouquinho de manteiga na chapa de ferro MUITO quente. Imediatamente, coloque cada hambúrguer congelado sobre essa chapa (repito, MUITO quente, sob fogo bem alto). Deixe por 4 minutos de um lado, vire e deixe por mais 4 minutos do outro lado.

Assim que tiver virado de lado, pode colocar sobre a parte já grelhada ingredientes como queijo (algum queijo que derreta bem, como muzzarela ou queijo Minas curado) e tomate.

Nessa mesma chapa, após estar(em) pronto(s) o(s) hambúrguer(es), pode espalhar mais manteiga (ou gordura de coco), e em seguida colocar uma(s) cebola(s) finamente fatiada(s) em rodelas para depois espalhar por cima dos hambúrgueres. Ou então manteiga e cogumelos frescos (crus) fatiados (hambúrguer recheado com shiitake na manteiga, já pensou?). Enfim, nessa hora, utilize a sua imaginação e criatividade para criar um sanduíche super gourmet.

Sirva com salada orgânica, maionese caseira, ketchup caseiro e mostarda de boa qualidade. Cuidado se for comprar esses condimentos prontos. Algumas marcas comerciais possuem glutamato monossódico e outros ingredientes que podem dar dor de cabeça e fazem muito mal para sua saúde!

Bom apetite!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

53 comentários

  1. Eu ja compro os hamburguers prontos mesmo, como da Sadia, Perdigao etc.
    Minha dica é colocar eles no grill se qual for a marca e usar um pao centeio light.
    Eu nao gosto de colocar molhos, como maionese etc, mais se acharem sem graça coloquem requeijao light e encha de folha de alface, rucula… humm e bom apetite!

  2. Cynthia, obrigada pela sua dica!!

    A idéia do blog entretanto é mostrar que podemos fazer nossas gostosurasem casa, escolhendo os ingredientes de maior qualidade e evitando ao máximo o uso de corantes, conservantes e aromatizantes, sem contar o tal glutamato monossódico, que é altamente prejudicial em vários aspectos e costuma estar presente em quase toda totalidade de industrializados.

    Quem realmente acha que não tem tempo ou paciência e prefere comprar pronto, eu sugiro os hamburgueres congelados orgânicos da Friboi.

  3. Ju,

    Aqui em SP eu costumo comprar as carnes da Friboi na Casa Santa Luzia, na al. Lorena (Jardins) e no Sacolão Higienópolis, na rua Dona Veridiana (Santa Cecília).

    Na Casa Santa Luzia há uma variedade maior de peças.

    Nunca comprei, mas também sei que o Wall-Mart de vez em quando tem prá vender, assim como algumas lojas do Carrefour (na da Pamplona eu tenho certeza, já vi).

  4. Iv, ele vai prá grelha beeeeeem quente ainda congerlado sim!

    Nunca tentei descongelado.

  5. Pat, querida, onde vc descola esses [b]Aros para moldar os hambúrgueres[/b]?

  6. […] é perfeita para acompanhar o hamburguer de picanha, para uma boa salada de batatas (um dia falo mais sobre a minha receita) e para o que mais a sua […]

  7. Simplesmente delicioso!!!
    Realmente parece com os hambugueres das lanchonetes deliciosas que encontramos por aí! Parabéns Pat!!!

  8. Pat, eu já fiz muito hamburguer caseiro para meu pequeno em tamanho mini, mais para ter uma carninha num momento de correria em casa ou viagens (quando sempre levo minhas comidinhas para ele)…

    Mas na minha invenção, usava carne magra (tipo patinho) e os temperos. Mas diferente de você colocava ovo, um pouquinho de aveia e azeite para dar liga.

    No seu não vai nada para dar liga, você acha que é porque a picanha é mais gordurosa?

    Beijos!!!

  9. Pat, no próximo fim de semana vou tentar fazer esse hamburguere. Por favor onde se arruma a gordura de coco e o tipo de carne que vc sugeriu pois eu nunca reparei que existiam essas diferenças . Moro em Diadema SP Grata

  10. Marina, eu não sei bem o segredo da coisa, mas acho que a gordura da picanha, na medida certa, deve dar a liga do hamburguer. Uma vez quis caprichar e usei só picanha, com gordura e tudo, mas sem alcatra. Foi um fracasso, e nem ficou tão saboroso, apesar de picanha ser uma delícia!

    Quando eu fiz com ovo e/ou alguma farinha, o hamburguer ficou ressecado demais, detestei!

    Credelania, em açougues se vendem carnes de todas as partes do boi. Alcatra é um e picanha outra. Peça ao açougueiro, que ele te ajuda!

  11. Pat
    me deu agua na boca seu hamburger
    a pediatra da minha filha manda eu dar hamburger p/ Dani, ela precisa comer carne, achei muito legal esta receita,

    a unica coisa é que não tenho como saber o que a danadinha da vaca ou boi comeu rsrsrsrsrs

  12. Maria José, não seja muito neurótica com o assunto da alimentação da vaca… Se a gente pensar em cada detalhe, enlouquece de vez!!

    Pelo que pesquisei, em geral, a carne brasileira é de bois criados em pasto na maior parte do tempo – ponto positivos para o nosso querido país, ocm tanto espaço para tanta coisa! Escolha o açougue da sua confiança e vá se divertir preparando hamburguer caseiro!

    Eu desaconselho a carne argentina, que além de normalmente ser de bois confinados, é de bois que recebem os mais variados “aditivos”… Por conta disso tudo, ela sai mais macia com certeza, mas nada saudável, infelizmente…

  13. Pat, eu detesto picanha, tanto pela gordura quanto pelo sabor. Eu sei que o que dá liga, maciez e sabor ao hamburguer é justamente a gordura. Então, gostaria de saber se eu usar somente alcatra, e acrescentar outra fonte de gordura (tipo bacon ou toucinho) eu conseguiria um hamburguer saboroso também…

  14. Olá, Pat!

    Costumo fazer hamburgueres caseiros como os da Marina, com carne magra,caprichando na cebola, salsa e cebolinha e acrescentando farelo de trigo – ficam muito bons – meus filhos adoram! Podem não ser tão saborosos quanto os de picanha mas são mais saudáveis pelo menor teor de gordura. E por falar nisso, uso azeite ou margarina light na chapa pois a manteiga ou a gordura de coco também são ricas em gorduras saturadas.

  15. Rosângela, a idéia aqui é sempre fazer tudo o mais saudável possível e foi pesquisando muito, nas fontes mais atualizadas, que descobri que as gorduras saturadas não são as vilãs que acreditamos ser.

    As gorduras saturadas, preparadas da maneira correta e em quantidade adequada não só são saudáveis como são necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo. Para entender melhor esta questão, sugiro que você dê uma boa lida no artigo aqui do site Crianças na Cozinha denominado O ENGODO DO COLESTEROL (https://pat.feldman.com.br/?p=41)

    Fora isso, temperar o hamburguer com mais ervas e condimentos naturais só o torna ainda mais saudável e saboroso! Aroveite!

    Alessandra, gosto não se discute e se você não gosta de picanha, o que é gostoso para mim, vai ser horroroso para você! Você pode fazer o hamburguer com qualquer carne da sua preferência – uma gema de ovo crua na hora de misturar todos os ingredientes pode ajudar a dar liga. O bacon e toucinho também podem deixar um sabor incrível, mas só os utilize se você tiver um fornecedor de confiança, totalmente artesanal, porque o bacon comercial vem lotado de nitratos, nitritos e outras tantas químicas que fazem um grande mal para a nossa saúde!

  16. Querida,

    para variar, tudo o que você indica é excelente!!!
    Estamos na casa da vovó passando as férias e fiz o hamburguer para a família e uma prima. APROVADÍSSIMO!!!
    Usamos o hamburguer sem congelar e deu super certo.

    Graças à você e à cirurgia da minha mãe assumi a cozinha daqui e estamos curtindo suas receitas saudáveis.

    Muito obrigada

    Grande beijo

  17. Para o Hanburguer uma boa maionese de Abacate com dois tipos de limão pode ser o siciliano e o taiti, fica otimo com alguns perfumes de ervas.. é bem simples… bom apetite.
    salve salve viva o Kyrious…
    Vinicius Laguilio R.J

  18. vc tem maquina de moer carne???? como faço para moer? tbm compro da friboi.

  19. Pat, sou da PR! AMEEEEEEEEEEI a receita! Fiz junto com o Bê e ele adorou meter a mão na massa! kkkkkkk Obrigada! Bjinhos

  20. Pat, fiz um teste com a sua receita para começar a fazer hamburgueres em meu restaurante, mas ele ficou seco, fiz com 1kg de picanha e 1kg de alcatra, onde posso ter errado?

    Abs,
    Helena

    1. Helena, você usou a picanha com gordura e tudo? Porque a gordura da picanha faz toda a diferença! E tem mais, eu nunca faço os hamburguers muito fininhos, justamente por achar que assim eles ficam ressecados…

  21. Pat, por favor, em que momento coloco a pimento do reino? Lá no começo diz para misturar tudo, exceto o sal e a pimenta. Depois fala sobre o sal na forma mas não vi onde fala da pimenta. Obrigada! bjs

  22. Pat,
    Excelente idéia! Onde encontro gordura de coco no Rio de Janeiro?
    Parabéns

  23. Eu faço hamburguer em casa e nao uso nada pra dar a liga e olha que peço pro açougueiro arrancar toda a gordura da carne. Aí peço pra passar duas vezes no moedor (será que isso faz dar a liga?). Em casa eu simplesmente tempero com sal, um pouquinho de pimenta, salsinha e uma cebola ralada. Acho que a cebola ralada (fica uma pasta) também ajuda a dar a liga. Só. Aí corto no formato de hamburguer usando um potinho com a circunferência ideal e congelo. Fica ótimo e saudável. Uso carnes orgânicas e nunca me atenho à peça da carne. Como moro na Espanha nao sei como chama os pedaços e peço o que tiver. Normalmente é da perna da vaca. Sim, vaca. Aqui nao se comem os bois (nao sei pq). Nao curto muito vaca, mas assim dessa forma fica ótimo.

  24. […] segunda etapa da brincadeira precisaremos de uma boa carne (eu adoro a picanha) para preparar o hamburguer caseiro. Eu sugiro que você compre bastante carne e aproveite a bagunça para preparar hamburguers extras, […]

  25. Oi, Pat
    Boa tarde.

    Eu faço meus hambúrguer em casa há muito tempo. E ficam ótimos. É mais ou menos como você faz. É que eu faço com apenas um tipo de carne, por exemplo, o coxão mole.
    Mas, onde posso encontrar carne com animais criados com capim e não ração.
    Moro na cidade de São Paulo.
    Beijos!
    Janete

  26. Olá Pat,
    Acabei de fazer o hambúrguer, delicia!
    Com salada, arroz e feijão (q deixei de molho por 13 h Hum que cremoso)
    porém dei uma adaptada na picanha que só tinha peça grande demais troquei por fraldinha.
    Saboroso, sem químicas conservantes.
    Comida de verdade
    Obrigada

Comentários estão encerrado.