MAIS...

Me engana que eu gosto!!

mcAcabei de ler essa nota no site do Cesar Giobbi e tinha que reproduzir o texto aqui para vocês!!

Que fast food faz mal à saúde, todo mundo já sabe, mas que enganam o público descaradamente, com supostas ações ecológicas, é demais para a minha cabeça!!!

Isso para mim só tem um nome: MALANDRAGEM!!!

Confiram!

Da boca pra fora

O McDonald’s separa o lixo, mas o caminhão de lixo junta tudo de novo. De que adianta?

Esta história é incrível e mostra como a população paulistana é hoje muito mais consciente do que a administraçao pública. Um amigo da coluna, que foi almoçar com os filhos no McDonald’s, ficou surpreso com os lixos da rede de fast food. Agora estão com uma separação: lixo orgânico de um lado, papel e plástico do outro. Todo orgulhoso, com a conscientização ambiental da lanchonte, mostrou para os filhos e alertou para que eles descartassem corretamente o que sobrasse da refeição. Surpreendentemente, antes de sair, presenciou o faxineiro abrir os latões e juntar os lixos que estavam sendo pacientemente separados pelos clientes. Ao ser questionado, a explicação inocente do funcionário foi a seguinte: “Doutor, isso não funciona, não. O senhor acreditou que era de verdade? O caminhão do lixo junta tudo mesmo. Eu só tô facilitando o trabalho deles”.

OK, mas já que está separado, a empresa poderia arranjar uma cooperativa para ir buscar o que é reciclável! Ou até ganhar dinheiro vendendo o que é reaproveitável!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

22 comentários

  1. Pat, obrigada pela notícia… eu já detestava Mc, agora então… Pelo amor!
    Bjs

  2. Aqui em Curitiba o lixo já é separado desde o início dos anos 90, se eles fizerem isso aqui é pura burrice!!Aqui nós temos diariamente dois caminhões passando, um de lixo orgânico e um de “lixo que não é lixo”!

  3. Na faculdade que eu estudava também era assim.. tinham os latões separados, coloridinhos, fofíssimos… daí vinha a “tia” da limpeza com um sacão grande e colocava todos os saquinhos juntos nele… humpf!

  4. OI PAT TUDO BOM?…
    EU VI A SUA MENSAGEM ”ME ENGANA QUE EU GOSTO”
    ACHEI LEGAL QUE VC POSTOU , MAIS UMA SACANAGEM O QUE O MC’DONALDS FAZ….
    MAS VAMOS COMBINAR QUE E MUITO BOM UM MC DE VEZ EM QUANDO NÉ? HEHEHE
    PAT ESTAREI NO SÁBADO NO SEU CURSO
    BJS MARI

    1. Mari, já faz tempo que eu parei de gostar do Mc, não sinto falta mesmo!! Do Mc passei para aquelas hamburguerias lindas, até que aprendi a fazer meu hamburguer de picanha em casa e acabo fazendo por aqui mesmo. Mais gostoso, mais saudável e mais barato!

      Te espero lá amanhã!

  5. Pat eu gosto muito dos seu hamburguers e tambem admito que tambem gosto do Mc
    heheh
    ate amanha

  6. Sinceramente, não sei pq as pessoas ainda vão a lugares como o Palhaço Charlatão… só posso pensar em vício! Uma empresa que intoxica seus clientes vai preocupar-se com consciência ecológica? puro marketing…

    1. Vera, eles sabem usar o que vicia afinal de contas… A batata frita deles é frita com açucar junto, sabia? E quer coisa mais viciante do que açúcar?!?

  7. Gente, que absurdo!!!
    Tô muito brava com isso!
    Mais um motivo (entre muitos que me fazem evitar fast foods ao máximo) pra não entrar nessa loja! Não basta a comida não ter gosto de nada, entupir artérias, desmatar,etc…
    Agora ainda tripudiam sobre a boa vontade dos clientes em separar o lixo!!! Já acho um absurdo pelo preço que se cobra por uma comida tão simples, termos que retirar a própria bandeja…
    Mais essa…

  8. pat, eu também fiquei surpresa quando vi os lixos assim por lá. mas já na hora de descartar minhas coisas percebi o furo: lixo reciclável porém sujo não serve para nada. caixinhas de papel engorduradas, além de não serem recicláveis, podem estragar todo o lixo reciclável a que foram juntadas.
    fora que os frequentadores não respeitam jogam qualquer coisa em qualquer lixo…

  9. Pat, nao como no MD ha mais de 20 anos (alias em fast food alguma), sou vegetariana, mas achei o post bem radical. Tipo, a rede inteira nao pode ser culpada por este funcionario (mal treinado, admito) nao fazer a coisa certa. Moro nos US e sei que aqui onde moro os lixos (reciclaveis ou nao) sao separados e coletados direitinho.

    Veja bem, nao estou defendendo o MD, lugar que ate meus dois filhos (um 22, outra 17) nao vao ha mais de 9 anos approx.(levou tempo e conversa pra eles entenderem e respeitei a hhora deles). So discordo do julgar “tudo ou nada”..

    Abs

    1. Brisa, o radicalismo ficou por conta da emoção do momento, mas uma rede que é tão rígida e exigente com todos os padrões de sua rede, quando se propõe a separar o lixo, deve levar isso muito a sério e cobrar dos seus franqueados como cobra qualquer outro item.

      Realmente pode ser um problema isolado da tal loja citada na nota, mas foi flagrado e ficou feio, pegou mal mesmo!!

  10. Pat, não como MC há um ano, quando mudei minha alimenção, hoje tenho nojo. Agora então é que não vou mais mesmo, depois dessa notícia. Sabe também comecei a prestar atenção nos comerciais deles, e acho um absurdo o conceito de “Amo muito tudo isso”, parece que só é feliz quem come lá. Assim como a Coca-Cola, comerciais ridículos. Bjos

  11. Pat, concordo com a responsabilidade com os franqueados. Ou vice-versa. Se os franqueados nao seguem os padroes, deveriam ser punidos, afinal, pra ter franquia, tem que obedecer as regras. A culpa eh do ovo ou da galinha?:)

    Abs

  12. Sem querer ser advogado do diabo…mas acho que o problema não é apenas com a lanchonete…
    Pelo relato me parece que o principal problema é com a coleta de lixo…

    1. Acho que o problema é no sistema todo. A lanchonete sugere e não cobra/fiscaliza seus funcionários. Os funcionários não têm treinamento adequado. O governo não oferece coleta seletiva eficiente.

      Fica difícil! Mas que então não divulguem o que não são capazes de cumprir. Simples assim!

  13. Eu acho que isso é uma certa hipocrisia das pessoas. Não adianta separar o lixo se chega o caminhão da Comlurb e põe tudo junto no mesmo lugar! O Mc Donald’s até teria condições de contratar uma cooperativa para separação, mas e o resto da população? Diz pra mim quem tem 3 lixeiras separadas em casa e separa o seu lixo de acordo? É um custo adicional de tempo e dinheiro que a maioria das pessoas não quer ter.

    A sacola plástica é a mesma coisa. Você ouve que o certo seria ter uma sacola de pano ou papelão e levar na feira, no supermercado… Mas onde você vai embalar e jogar seu lixo fora? Não tem que ser numa sacola plástica? Não é muito mais prático você ir no supermercado, fazer suas compras e aproveitar as sacolas oferecidas para tal? Eu li sobre um material biodegradável que seria o substituto do plástico e resolveria essa questão, mas até hoje não é uma realidade.

  14. Isso vai de loja para loja do McDonald’s, não é uma ação da empresa em si a destinação do lixo. Por exemplo. Na loja que trabalhei quando adolescente, o lixo era segregado e revendido para uma cooperativa e a verba era revertida para melhorias da sala comum dos funcionários e outra parte para o instituto Ronald McDonald. Nem sou fã da loja nem nada, prefiro comer em outras lanchonetes, talvez pelo fato de ter comido lá diariamente por um ano e meio. Mas acho que o julgamente de toda uma empresa por causa de uma unidade é uma generalização, que segue a regra “Toda generalização é burra”.

    Na empresa que trabalho hoje temos espalhado por todo o complexo lixeiras para descarte de todo tipo de material, as cinzas para lixo orgânico, as azuis para papel, as vermelhas para plástico, as amarelas para metal, as verdes para vidro, as marroms para não recicláveis e as brancas para resíduos de saúde. Mas devo admitir que não faz parte da cultura popular separar o lixo, a maioria joga tudo dentro do lixo orgânico ou do não reciclável.

    Passei a acreditar mais na frase que diz: “Não devemos deixar um planeta melhor para os nossos filhos, devemos deixar filhos melhores para o planeta”. Se nó educarmos nossos filhos com consciência ambiental, não teremos que nos preocupar com coisas pequenas como a sacolinha do mercado. O importante é o que fazemos com elas e o que nossos filhos virão a fazer. Mas ainda podemos continuar fashion utilizando sacolas de algodão cru, camisas PET.

  15. Adorei a sinceridade do atendente. Aqui na minha cidade, São José dos Campos, não há coleta seletiva nas lojas do McDonalds. Outro dia, eu e as crianças fizemos uma experiência: separamos em uma bandeja a comida e em outra as embalagens que iriam para o lixo. O que vimos foi uma quantidade ridícula de comida e uma montanha de lixo na outra bandeja. Assim foi fácil para os meninos verem que quem vai ao McDonalds gasta mais dinheiro produzindo lixo do que comendo. Concordo com você, agora, só pequenas hamburguerias ou um delicioso hamburguer caseiro. É mais gostoso e se produz muito menos lixo.

Comentários estão encerrado.