DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA Peixes RECEITAS

Atum Assado com Cí­tricos

CIMG1774Semana na praia é semana de comer muito peixe e camarão, que eu adoro mas evito em São Paulo porque nunca vem tão fresco e saboroso. Camarão em especial eu evito ainda mais, por causa dos sulfitos adicionados no momento da pesca.

Hoje tive uma bela aula sobre o assunto e logo venho contar o que aprendi sobre esta iguaria com o dono de um delicioso restaurante aqui da praia.

Mas agora o assunto mesmo é um atum que preparei há dois dias atrás. Não que o atum seja um peixe típico da costa catarinense, mas é um peixe que eu adoro e um dos que eu me dou melhor na hora de preparar. E esta receita veio do nada na minha cabeça, só de abrir a geladeira e ver o que tinha por lá (bem, e de ouvir o meu pai tagarelar ao meu lado com reclamações de limão siciliano sobrando há vários dias).

O atum tinha sido recém comprado, fresco, e ficou assim:

Ingredientes (para 6 pessoas com fome, e ainda sobra para acompanhar uma saladinha à noite):

2 lombos de atum (cerca de 1,6kg)

1 laranja pera finamente fatiada

1 lima da pérsia finamente fatiada

(ah, não se esqueçam de lavar muito bem as frutas antes de fatiar, principalmente se não forem orgânicas, como foi o caso desta vez)

4 a 5 colheres de manteiga

sal e pimenta do reino moída na hora à gosto.

Modo de Preparo:

Lave muito bem o atum em água corrente e seque-o com papel toalha.

Unte um prato refratário com toda a manteiga – se formará uma camada grossa mesmo.

Forre o refratário com muito sal e pimenta e coloque o atum por cima. Tempere com um pouco mais de sal e pimenta.

Faça cortes transversais no lombo de atum e em cada corte coloque uma fatia de limão siciliano ou laranja – alterne um e outro como mostra a foto a seguir.

Asse por cerca de 20 minutos e sirva.

O que sobrar (se sobrar) guarde na geladeira e sirva na próxima refeição frio mesmo, acompanhado de salada verde.

Minha avó sugeriu e vou testar na próxima vez: um pouco antes do atum ficar pronto, colocar um pouco mais de manteiga por cima, e talvez um pouco de suco de laranja também, assim fica um molho gostoso para servir junto do peixe e eventualmente um arroz integral.

Bom apetite!!

Atualizando, dia 8 de novembro de 2009 (a receita foi originalmente publicada em 15 de janeiro de 2008):

Refiz o prato, dessa vez com uma cama de batatas fatiadas bem fininhas por baixo do atum, mais suco dos cítricos e mais manteiga. O resultado foi simplesmente ESPETACULAR!!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

7 comentários

  1. Oi Pat, esse sal que você usou para forrar a travessa foi sal refinado ou grosso?

  2. Maria Christina, como eu estava na casa dos meus pais, usei sal grosso, comum, aquele que se usa no churrasco, porque era o que tinha por lá.

    Aqui em casa, da próxima vez em que eu preparar esta receita, pretendo usar o sal não refinado, aquela que já citei aqui antes. Eu tenho um moedor só pra ele!

  3. Pat, lembrei de você esta semana. Saiu na Veja uma reportagem sobre os benefícios do sol (não li ainda)
    Abraços

  4. Fiz sua receita e coloquei uns pedacinhos de gengibre… ficou DIVINO!

    1. Carolina, minha avó – enjoadíssima para comer – também falou que não gostava de atum na primeira vez em que fiz esse peixe. Hoje ela enche a boca para dizer que foi um dos melhores peixes que já comeu na vida!!!

Comentários estão encerrado.