Aperitivos e entradas RECEITAS

Pasta de Feijao Branco

Essa imagem e do site www.noblepig.com porque a minha receita sera preparada somente para a ceia do dia 24. A foto representa bem o resultado da minha receita!Essa pasta de feijao branco me convenceu na marra, de uma vez por todas, da necessidade de se deixar grãos, especialmente feijões, de molho.

A historia foi a seguinte – no lancamento de um dos livros do meu marido, ocorrido ha alguns anos numa livraria do Shopping Higienopolis, aqui em São Paulo, fizemos questao que o coquetel servido fosse com receitas nossas, exatamente como fazemos em casa. Recomendei ao pessoal do buffet enfaticamente que deixassem o feijão de molho com umas gotinhas de limão (explicar do soro de iogurte seria demais para a cabeca deles, sem conhecer nosso trabalho).

Entenderam? Entendemos, foi a gentil (e falsa) resposta.

No dia do lancamento, livraria lotada de amigos, leitores e pacientes, coquetel delicioso sendo servido, acompanhado de maravilhosos ch:as da Casa do Cha, me esbaldei nessa deliciosa pastinha de feijao. Não precisei chegar ao final da noite para descobrir que os feijões com toda a certeza não haviam sido deixados de molho, provavelmente nem por um minuto sequer. A minha barriga estufou, comecou uma dorzinha incomoda, que com o passar dos minutos se transformou numa colica de amargar, dor de barriga, gazes mesmo. De chorar MESMO!!!

Agora não confio mais. Se quiser feijão, pasta de feijão ou qualquer receita com feijão, s:o em casa mesmo, onde eu garanto o molho adequado e o cozimento lento, que o tornam de muito mais facil digestão e não me fazem passar mal…

Ingredientes

1 folha de louro

1 colher de cha de manjericão desidratado ou de molho pesto

1 dente de alho

1 colher de cha de acafrão em po

1 colher de cha de sal

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na hora

2 xicaras de feijao branco

2 colheres de sopa de soro de iogurte fermentado ou suco de meio limão

3 colheres de sopa de azeite extra-virgem

suco de 1 limão

Modo de Preparo

No dia anterior ao preparo – de 12 a 24 horas antes – deixe os feijões de molho em agua morna suficiente para cobri-los e 2 colheres de sopa de soro de iogurte

Passado o periodo do molho, escorra a agua e enxague muito bem os feijões.

Transfira para uma panela grande e junte agua suficiente para cobri-los completamente – cerca de 6 xicaras – mais a folha de louro.

Deixe ferver, baixe o fogo e cozinhe com a panela tampada por cerca de 2 horas, ou ate que o feijão esteja bem molinho.

Escorra os feijões cozidos. Reserve a :agua do cozimento.

Leve os feijões ao processador ou liquidificador, junte o manjericão ou pesto, o suco de limão, alho, acafrão, sal, parmesão e uma colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem.

Bata ate obter uma mistura completamente homogenea. Use a agua do cozimento para acertar a consistencia.

Por algum tempo voces terão que aguentar textos sem acentos. Meu teclado enlouqueceu e criou linguagem propria. Sumiu com os acentos usuais, criou acentos e simbolos novos. Pirou de vez! S:o preservou o til

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

13 comentários

  1. Pat, tudo bem?
    Olha, esses dias fui cozinhar feijão branco para fazer uma salada, deixei de molho 24h em água e gotinhas de limão. Ele soltou uma espuma esquisita, e quando fui cozinhar estava terrivelmente azedo (cheiro e gosto), impossível de aguentar. Fica assim mesmo?? O dia estava bem quente, não sei se isto influencia…
    Parabéns pelo novo integrante da família… (a propósito, comigo a tabela chinesa errou, deu uma menina e em junho nasceu meu meninão… rsrs)…
    Beijos!

    1. Oi Eliane, depois do tempo de mollho é normal mesmo se formar uma espuma, às vezes bem densa e meio mal cheirosa sim (olhe essas fotos: https://pat.feldman.com.br/?p=5717), mas após o período do molho é importante você enxaguar muito bem os grãos e desprezar o líquido do molho.

  2. Pat, venho tentando deixar o feijão de molho pois adoro feijão, mas tenho problemas sérios qdo o ingiro. Só que tenho notado q o sabor do feijão fica mto acido, será q estou colocando mto soro ou limao ou ele fica assim mesmo?

    1. Eleonora, se você segue as medidas que eu sugiro, dificimente está colocando soro a mais. Talvez não o esteja enxaguando o suficiente, já pensou nisso?

  3. Pat,
    Adorei a receita!
    Para o feijão branco deixei 12 horas de molho e desprezei a água da primeira fervura que fez espuma. O feijão fica leve…
    Nunca mais usei panela de pressão para fazer feijão em casa.
    Quando como fora, sinto os gases na hora tb. Horrível!
    Obrigada pela receita!
    Beijo!

  4. Pretendo fazer leite de grão de bico para a obtenção de kefir. Mesmo assim devo coz}ê-lo ou apenas germinar? Não quero utilizar leite de castanhas por ser muito forte e um pouco dispendioso (se não fosse tão forte, poderia utilizar pinhões para fazê-lo, já que tenho pés pertinho de casa).

    Grata

    1. Supr interessante, Brígida!

      Fiquei pensando sobre o assunto, e se fosse preparar o leite de grão de bico em casa, com certeza deixaria os grãos de molho antes de qualquer coisa, com certeza!

  5. Pat, muito prática sua receita especialmente para mim, porque uso como sopa e não como pasta, acrecentei àgua para dar a consistência desejada(não tinha caldo caseiro) e como rendeu o dobro em forma de sopa, os demais ingredientes(exceto o feijão) usei tudo em dobro. Ficou uma delícia! Congelei 6 potes, os quais, uso de vez em quando para substituir uma refeição naqueles dias que não tô com muito apetite de almoço normal no meu trabalho. Na hora se servir acrescento cheiro verde e pimenta do reino. Acho que vou tentar essa mesma receita com o grão de bico. Obrigada! Edna

  6. Pat, qual panela vc costuma usar para cozinhar o feijão? Eu deixo de molho e depois cozinho na panela de pressão, mas o feijão carioca, que eu uso, fica muito mole (derretendo) e meio pálido. Deve ser o modo de cozinhar, pois cozinha muito rápido. Obrigada

Comentários estão encerrado.