Molhos Para salada RECEITAS

Molho Básico para Saladas

Outro dia desses escrevi sobre o problema de se consumir molhos prontos (industrializados) na sua salada. Para que estragar uma refeição tão refrescante e saudável com temperos de baixa qualidade?? Hoje vou passar para vocês a receita do meu molho básico para saladas, que eu faço aqui em casa. Receita rápida, simples, saborosa e muito versátil, já que serve de base para diversos outros molhos.

Não tem segredo!

Deste molho, que pode ficar por até 10 dias guardado na geladeira em vidro fechado, irão surgir muitos outros, deliciosos!

Molho Básico Para Saladas

Ingredientes:

1 colher de chá de mostarda dijon de boa qualidade ou mostarda caseira

2 colheres de sopa de vinagre ou suco de limão (eu prefiro o limão eternamente!)

1 xícara de azeite de oliva extra-virgem

1 colher de sopa de óleo de linhaça prensado a frio

sal e pimenta do reino moída na hora à gosto

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes – menos o azeite de linhaça – até formar uma mistura homogênea.

Tempere com sal e pimenta do reino à gosto.

Junte o azeite de linhaça apenas na hora de servir.

Leia mais

No meu livro Saladas Gostosas de Verdade você encontra esta receita de molho básico para saladas e muitas derivadas dela, para enriquecer suas saladas e gostar cada vez mais dos seus verdinhos! O livro está disponível em versão impressa, e-book Kindle ou PDF.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

19 comentários

  1. Vou testar!
    Costumo fazer desse jeitinho mesmo, só numca coloquei a mostarda.
    Um beijinho,
    BEL
    =]

  2. Primeiro de tudo, quero te parabenizar pelo blog e suas ideias!!!Finalmente encontrei uma brasileira que se preocupa e se interessa tanto pela alimentaco saudavel de nossos filhos… falo isso pois ja ate recebi mal comentarios no meu blog qdo falava no excesso de acucar que sustagem kids, danoninho, nescau e ate sucos ‘naturais’ tem e devem ser evitados!! Tudo lixo…. sempre vou voltar.

    ah, essa mostarde fica muito bomse colocado no pure de batatas, umas 2 colherzinhas!

    Bjos Mil

    Patricia

  3. Eu faço um molho a base de iogurte natural feito em casa, com umas gotas de limão + mostarda de dijon, da mesma marca que a Pat usa, mais um pouquinho de alho picadinho, salsinha picada e sal marinho … fez muito sucesso em casa, e foi uma ótima maneira de fazer o maridinho consumir iogurte :)

    Iv.

  4. Adooooro!
    Se colocarmos uma colherzinha de mel então… Delícia!

  5. Sempre faço o molho da salada aqui em casa. Agora nunca usei a mostarda pq não sei qual é a de boa qualidade,porque por preço na gôndola do supermercado a diferença é mínima de uma marca para a outra.
    Se puder dar uma dica?…agradeço.
    Bj.

    1. livia, o segredo é achar uma marca que contenha só ingredientes ‘pronunciáveis’, como mostarda em pó, algum a erva ou condimento natural, muitas vezes tem limao ou vinagre e azeite.se voce ler alguma coisa mais parcida com uma fórmula química, melhor dispensar…. outra opçao, é fazer sua mostarda em casa memso, uma delícia, mas um pouco mais picante que as comerciais. olha a minha receita aqui – https://pat.feldman.com.br/2010/03/15/mostarda-e-gostoso-e-faz-bem-para-os-pulmoes/

  6. Olá Pat, fiz o molho de salada e todos amaram.Tenho uma duvida, devo deixar de molho o arroz 7 graos? Muito obrigada por esse site que tem me ajudado tanto.Marina

  7. Oi Pat,adorei ver a receita do molho e já copiei. Agora vou a luta encontrar mostarda. Moro no interior do Ceará e tenho dificuldade de encontrar muitos tipos de temperos mesmo na capital. Ví anis estrelado uma única vez.Quando me “programei” já não tinha mais. hehehe

  8. Pat, que delícia, vou experimentar!
    Essa semana ainda te ligo pra encomendar mais iogurte! beijos

  9. Pat, qual óleo de linhaça você usa? Até hoje, só encontrei em garrafas transparentes e nunca orgânico, por isso ainda não confiei em comprar. Você tem alguma(s) marcas que goste mais?

    1. Eu compro o meu na feira de orgânicos, direto de um produtor. Ele extrai o óleo pra mim na semana e ele vem em garrafas pardas e refrigerado, a meu pedido. Vantagem de comprar direto do produtor!

      1. Pat, você comercializa esse óleo? Poderia enviar pelo correio dentro de um isopor, o que você acha? É viável?

        1. Ludmila, eu acho arriscado enviar o óleo de linhaça, tenho medo que ele se danifique com a viagem, mas se você quiser correr o risco, eu encomendo, coloco num izopor e te envio sim, sem problemas!

          1. Oi Pat, andei meio sumida. Vou querer correr o risco sim, mas não nesse exato momento. Assim que puder, entro em contato com você novamente para ver como podemos fazer. Muito obrigada sempre!!!

  10. Outra coisa que notei é a proporção entre o azeite de oliva e o óleo de linhaça. Por que tanto mais azeite que linhaça? O que faço diariamente/geralmente, aqui em casa, é por o azeite diretamente em cima da salada, já no prato, com um pouquinho de sal e limão. Será que fica legal só substituir o azeite de oliva pelo óleo de linhaça, de vez em quando? Nunca usei o óleo de linhaça, por isso a pergunta. Beijo!

Comentários estão encerrado.