RECEITAS Sobremesas

“Puffs” de Coco com Blueberries

Mais uma aventura culinária de um sábado de espera pelo bebê…

Era para ser umas bolachinhas gorduchas, feitas com a farinha de coco, novidade mais do que esperada na minha cozinha, mas por alguma razão (talvez eu tenha feito bolas grandes demais), cada bolota ficou meio molenda, meio desmanchando, mas ainda assim muito saborosa.

Achei perfeito para comer às colheradas, num potinho cheio de iogurte ou como um bom acompanhamento para sorvetes.

Recomendo, principalmente para aqueles que, por qualquer razão, precisem evitar completamente a farinha de trigo na dieta (celíacos, por exemplo).

Ingredientes:

2 ovos caipiras

3/4 de xícara de rapadura ralada (ou mel, ou melado)

1 xícara de castanhas do Pará crocantes moídas (meça uma xícara, jogue no liquidificador e bata a seco, até virarem um pó grosseiro)

1 xícara cheia de farinha de coco(usei o que eu ainda tinha de uma amostra que recebi do pessoal da Finococo)

1 colher de sopa de extrato natural de baunilha

1/3 de xícara de blueberries (uvas passas ou damascos secos picados provavelmente teriam ficado ainda melhor!)

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno (médio, cerca de 180 graus).

Forre a assadeira com papel manteiga

Modo de Preparo:

Bata os ovos vigorosamente, depois junte a rapadura, castanhas, farinha de coco e o extrato de baunilha.

Mexa cuidadosamente até que todos os ingredinetes se misturem. Junte então os blueberries (os maiores eu cortei ao meio).

Com uma colher de chá forme pequenos bocados com a massa, compactando-os bem com as mãos, e coloque-os lado a lado na assadeira forrada – não muito próximo um do outro.

Asse por cerca de 20 a 25 minutos e deixe esfriar, de preferência numa daquelas grades próprias para esfriar biscoitos (eu ainda não tenho uma dessas… snif…)

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

5 comentários

  1. Pat que legal, adorei a receita!
    comprei a farinha de coco por inspiração do seu post das bolachinhas, e tentei usar no mingau, mas nao ficou bom, outro dia peneirei para o mingau, e melhorou, quando misturada com aveia, por ex.
    valeu!!!

  2. Pat, que bom que esse fds foi tão inspirador pra vc! Seus leitores agradecem!!!!!!
    Ainda nao sei onde achar a farinha coco, vou pôr no google agora pra ver se encontro algum fornecedor em Ribeirao Preto…
    Bjs querida!

  3. Pat, será que dá pra substituir a farinha de côco por aveia? Me parece que ficaria bom tambem, mas daí como que eu faço a lactofermentaçao dela? No soro de iogurte mesmo?
    Bjs!

Comentários estão encerrado.