Alimentação ARTIGOS

Manteiga é saudável – Benefícios da vitamina K2

Eu já falei AQUI sobre diversos benefícios da manteiga – aliás, o meu trabalho no artigo anterior e neste foi apenas traduzir o excelente texto do blog The Nourished Life. Mais informações publicadas , mais traduções aqui, porque as informações valem a pena e não é todo mundo que fala/lê inglês com facilidade!

Use manteiga!

Aqui em casa usamos muita manteiga na cozinha, para cozinhar, para espalhar no pão, para finalizar, sopas, risotos e massas. Além da manteiga, para usar no fogo eu dou preferência ao óleo de coco e (quando tenho) à banha de porco artesanal. Tudo pode parecer difícil de encontrar, mas se eu, morando em metrópole, selva de pedra como São Paulo consigo, tenho certeza de que todo mundo por aqui pode conseguir. Faça um esforço, pesquise, e você vai encontrar.

A alimentação saudável, à base de comida de verdade, está muito mais próxima de nós do que se imagina. Ela não está fácil na prateleira do supermercado da esquina, simplesmente porque comida de verdade não aguenta viver num supermercado. Comida de verdade estraga se não estiver refrigerada, e mesmo refrigerada, tem um “tempo de geladeira” limitado.

Procurem, se esforcem, saiam da zona de conforto que são os supermercados. Isso melhora a alimentação da casa toda!

A vitamina K2

E agora, voltemos à deliciosa manteiga e sua vitamina K2!

Como falado no texto anterior, a manteiga é uma fonte rica de ácido butírico e vitamina A, nutrientes importantes na nossa dieta. Mas isso ainda não tudo o que a manteiga tem a oferecer! A manteiga, dourada e cremosa, produzida a partir da gordura do leite de vacas criadas soltas em pasto, é também uma excelente fonte de vitamina K2. Os benefícios da vitamina K2 só recentemente começaram a receber a atenção que merecem.

A vitamina K2 é o misterioso “Ativador X” da manteiga produzida a partir da gordura do leite de vacas criadas soltas em pasto que o dentista Weston A. Price tão bem conceituou por sua capacidade em promover a saúde dos ossos e dentes, assim como para o tratamento das mais diversas doenças crônicas. É o elemento do ultra vitaminado óleo de manteiga que, combinado com as vitaminas A e D do óleo de fígado de bacalhau, mostrou oferecer nada mais do que resultados miraculosos no trabalho de Weston A. Price.

Benefícios da vitamina K1 x Benefícios da vitamina K2

A vitamina K1 vem de plantas (como espinafre, por exemplo), enquanto a vitamina K2 vem de fontes animais (como fígado e manteiga proveniente de animais criados a pasto). As informações sobre saúde usuais não fazem muita distinção entre as vitaminas K1 e K2, mas suas funções no nosso organismo são bastante diferentes. A vitamina K1 tem a função que nós normalmente associamos com a vitamina K: manter saudável os mecanismos de coagulação do sangue. A vitamina K2 entretanto tem uma função totalmente diversa. Ela dá conta da saúde óssea, dos dentes e coração e parece estar completamente separada da vitamina K1.

Entenda

“Um estudo recentemente publicado no European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition (EPIC) Do blog The Healthy Skeptic revelou que a crescente ingestão de vitamina K2 parece reduzir o risco de câncer de próstata em 35%. Os autores apontaram que os benefícios da K2 foram mais pronunciados em casos de câncer de próstata avançados, e, importante, que a vitamina K1 não oferecia benefício algum à próstata .”

“Um estudo recente examinou a relação entre o consumo de vitamina K2 e risco de ataques cardíacos e  4600 homens holandeses. Eles observaram uma forte associação inversa entre consumo de vitamina K2 e risco de ataques cardíacos – trocando em miúdos, quanto maior o consumo de vitamina K2, menos o risco de ataques cardíacos. Os homens que consumiam maior quantidade de vitamina K2 chegavam a ter 1% menos risco de sofrer um ataque cardíaco e 26% menos risco de morrer de qualquer outra causa quando comparados com homens que não consumiam ou consumiam muito pouca vitamina K2. As fontes de vitamina K2 do experimento eram ovos, carnes e laticínios. Os estudiosos não encontraram nenhuma ligação com a vitamina K1, aquela encontrada nas plantas.”  Do blog Whole Health Source

Não se engane!

Um engano comum é pensar que se consumirmos vitamina K1 suficiente das plantas, nosso organismo irá convertê-la em vitamina K2 (o que tornaria o consumo de fontes animais desnecessário). Na realidade isso não parece funcionar tão bem.  Eu imagino isso como o que acontece com o beta-caroteno: consumir beta-caroteno não é garantia de obter a vitamina A que nosso organismo precisa. A verdade simples e pura é que certas vitaminas estão mais biodisponíveis nas fontes animais, como é a manteiga proveniente do leite de vacas criadas a pasto. Então se você realmente quer se beneficiar da vitamina K2, consuma manteiga! Verduras são saudáveis e devem ser consumidas, mas não conte com elas para o seu suprimento diário de vitamina K2!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

37 comentários

  1. Pat, vou aventurar-me mais uma vez no preparo do iogurte natural. Espero que desta vez fique mais consistente. Seguirei seus conselhos, passo-a-passo. Mas diga-me: Como devo armazenar a isca para o próximo iogurte? Em vidro? Na geladeira ou freezer? Quantos dias dura?
    Já li tanta coisa no seu blog que não lembro se você menciona esta informação. Obrigada e até mais.

    1. Sheila, eu guardo com o resto do iogurte todo que preparar, mas tenho o cuidado de deixar sobrar a porção que servirá de isca para o próximo. Tudo na geladeira.

  2. Pat,
    Gostei muito do artigo sobre a manteiga.Mas preciso saber se os potes de manteiga vendidos em supermercados também contém, o acído butílico ou somente a que é feita de modo artesanal? pois nas embalagens das marcas que costumo comprar, não constam esta informação. Agora que já sei dos beneficios, quero também fazer uso de manteiga diarimente. Obrigada.
    Luzia

    1. Luzia, não saberia te afirmar ocm absoluta certeza, mas imagino que a manteiga comercial pura contenha a mesma substância, que não consta no rótulo porque não é algo adicionado a ela, e sim uma substância que faz parte da composição natural das manteigas. Mas é claro que quanto mais artesanal, mais a garantia de pureza, desde que a manteia tenha sido preparada por mãos cuidadosas.

      1. Respondendo sobre o nível de vitamina k2 em manteiga industrial e novas descobertas sobre esta vitamina: (Dr. Lair Ribeiro) http://www.youtube.com/watch?v=h044uj5Jwtcsobre

        “É importante notar que a manteiga comercial não é uma fonte significativamente elevada de vitamina K2. Dr. Weston A. Price, que foi o primeiro a elucidar o papel da vitamina K2 na saúde humana (embora ele na época a tenha denominado por “activador X”) analisaram mais de 20.000 amostras de manteiga, que ele recebeu de várias partes do mundo. Como mencionado anteriormente neste trabalho, ele descobriu que a concentração do activador X variou 50 vezes.

        Os animais que pastavam em pastos de cereais ricos em vitamina K, especialmente pastos de trigo e alfafa em estado verde de crescimento, produziram gordura com uma maior quantidade de activador X, mas o solo em que a pastagem foi cultivada também influenciou a qualidade da manteiga. Só a manteiga rica em vitaminas que era cultivada em solos com três pés ou mais de solo superior saudável, é que proporcionava as dramáticas propriedades de cura quando combinado com óleo de fígado de bacalhau nas experiências do Dr. Price e na sua prática clínica.

        Portanto, os níveis de vitamina K2 não são elevados na manteiga de vacas alimentadas com cereais, e que foram criadas em confinamento. Uma vez que a esmagadora maioria da manteiga vendida nos EUA é de origem industrial, a manteiga não é uma fonte significativa de K2 na dieta da maioria das pessoas. Este é mais um argumento para obtermos manteiga de vacas criadas a pastos verdes.”
        Fonte : http://www.musculacao.net/vitamina-k2-o-nutriente-esquecido/

        Espero ter ajudado de algum modo, como vc me ajudou c/ estas informações valiosas, obrigado.

  3. Oi Pat, tudo bem?
    Estou com uma dúvida,observando os rótulos de manteiga notei que manteiga sem sal contém um pouco de gordura trans e manteiga com sal não contém nada de gordura trans ( manteiga Aviação) por que será?

  4. Oi Pat!

    Na materia conta que a vitamina K2 está presente na manteiga produzida de vacas criadas soltas, porém não sei como fazemos para identificar essa informação.
    Seriam apenas em manteigas artesanais? Tens alguma dica de fornecedor?

    Obrigada!

    Abraços

    1. Dunia, o mais garantido são as artesanais, mas desde que você conheça os produtores e possa questioná-los sobre a forma de criação de suas vacas. Difícil, mas não impossível! Eu compro minha manteiga aui em São Paulo na feira de orgânicos do Parque Água Branca.

  5. como faço ou onde compro manteiga de vaca criada no pasto?
    Obrigado!

  6. PAT,TUDO BEM?
    EU USO A MANTEIGA AVIAÇÃO QUE É MUITO GOSTOSA
    VC PODE FALAR DELA ,SE É BOA PARA NOSSA SAUDE.POIS A COLEGA MENCIONOU A GORDURA TRANS,VC PODE ME EXCLARECER.
    MUITO GRATA POR PASSAR SEUS CONHECIMENTOS
    BJUS
    LUCIA

    1. Lucia, usei muita manteiga Aviação. Ela é realmente gostosa. Mas outro dia, lendo o rótulo mais atentamente, descobri que ela tem corante adicionado, coisa que queremos evitar ao máximo, então troquei de marca!

  7. Olá Pat Feldman, vi q compra as suas na feira orgânica, poderia passar os dados do fabricante para ver se encontramos a mesma em outros locais de São Paulo

    at,
    Elias

  8. Qual ou quais marcas você recomenda?
    Que sejam de vacas alimentadas em pasto, ao invés de ração, que, não sei se é verdade, mas fui informado que pode haver alguma quantidade de hormônios.
    Obrigado

    1. Das marcas comerciais eu não conheço nenhuma feira a partir deleite de animais criados soltos, mas só de não ter aditivos e corantes, já é um bom começo. Algumas marcas – não me lembro agora quais – contém também lactobacilos, o que na minha opinião as torna melhores.

  9. Olá Pat, nesse texto você menciona manteiga de leite de vaca criadas em pasto, essas que vendem em supermercados, que contêm só creme de leite na composição nâo são saudáveis?

    1. laudia, eu não garanto que essas venham de leite de vacas criadas soltas, na verdade duvido disso, mas certamente essas manteigas são infinitamente melhores do que qualquer margarina!

  10. Eu achei ótima a matéria vem confirmar tudo que estudei e passo para meus clientes.

Comentários estão encerrado.