ARTIGOS MAIS...

A escola do seu filho é saudável?

Quais são os critérios que você observa ao escolher a escola do seu filho, qualquer que seja a idade dele? Você provavelmente vai pensar em coisas como proximidade de casa, currículo, horário, preço, conteúdo, confiabilidade, se é meio período ou período integral e outros tantos que cada família tem como prioridade – e isso eu não vou discutir aqui.

Mas alguém já parou para pensar no ambiente da escola? Não é nem a questão de pessoas legais ou não, isso é quase óbvio, porque a gente quer sempre ver os nossos filhos no meio de gente legal, gente que pensa como a gente. Quando eu falo em bom ambiente escolar, eu penso numa escola com salas de aula arejadas, com janelas grandes, onde o ar circule de maneira saudável, com muita área ao ar livre, de preferência bem arborizada, onde as crianças possam pegar um pouco de sol nos intervalos, etc.

Quando escolhi a escola do meu filho o ambiente físico teve um peso importantíssimo, assim como a importancia que a escola dá a uma alimentação saudável, à relação entre professores e alunos (detesto aquele tipo de relação formal demais – tem que ter respeito, mas não medo ou submissão).

No ambiente eu olhei quesitos como segurança: escadas demais ou de menos, telas nas janelas, segurança na entrada e saída, quem tem autorização para entrar e sair, etc. Olhei com certeza a limpeza dos ambientes, principalmente dos banheiros. Mas olhei com todo o carinho e atenção o quanto as salas de aula são arejadas e ventiladas, o quanto bate de sol nas salas e nas áreas externas – isso não só deixa os ambientes mais bonitos e aconchegantes, como também evita o aparecimento de mofos e bolores, ácaros e outros “malvados” que podem prejudicar a saúde dos nossos filhos

Ambiente saudável é ventilado, tem sol, tem plantas e é alto astral! Pense nisso quando for escolher a escola do seu filho!

Quanto à alimentação, depois de algumas experiências, descobri que prefiro escolas que NÃO forneçam o lanche. Levar lancheira é mais saudável, principalmente quando a escola educa os pais sobre o que é melhor levar na lancheira.

A escola do meu filho não proibe nada, mas é clara na recomendação para que os pais não mandem refrigerantes, salgadinhos e outros produtos alimentícios reconhecidamente prejudiciais à saúde. Não é perfeito, alguns pais mandam besteiras que eventualmente despertam a curiosidade das crianças com lanches saudáveis, mas nunca vi nada muito grave e o que mais acontece lá é o contrário: as crianças com lanches saudáveis estimulando os menos saudáveis a melhorar. Uma maravilha!

Quer saber mais sobre as minhas sugestões de lancheira saudável? CLIQUE AQUI e leia!

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Periscope: PatFeldman

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

14 comentários

  1. Patricia, compartilho da mesma opinião.
    Além de economizar um dindin, eu mesma faço os lanches da pequena.
    Uma maravilha! Em casa de parentes, já presenciei, toda orgulhosa, ela trocando nutella por tomate, bolacha por lichia!
    Gostaria de saber suas indicações para escola de educação infantil. Minha filha tem 1 ano e 10 meses. Felizmente, não tenho queixas com relação ‘a alimentação. Os problemas lá são outros e pretendo trocar de escolinha.
    Se vc se sentir mais ‘a vontade, pode enviar a resposta no meu email – fgurniak@gmail.com
    Muito obrigada!

    1. Fabiana, posso te indicar a escolinha que meu filho frequentou, que não é ultra ensolarada, mas bate sol, é arejada o suficiente e, apesar de oferecer lanche pra quem quer, não obriga a ela, dá a opção de lancheira a quem prefere. Não sei se fica perto pra você, é nos jardins. vou te achar no Facebook e a gente conversa melhor!

  2. Oi Pat!!

    estou passando para dizer que amei a mostarda que você fez!! Ela realmente fica mais suave com o tempo, mas estava muito boa desde o primeiro dia! A receita de cream cheese deu super certo também, gostei muito! Seu site é minha fonte principal para receitas caseiras!

    Quero aproveitar para te convidar para conhecer meu blog, e se gostar, adicionar ao seus links/favoritos, para me ajudar na divulgação!

    obrigada!! Beijos

  3. Ola meninas
    Vc´s tem sorte para poder escolher ( e pagar tb ) escolas para seus filhos
    Crianças que estudam em escolas publicas, não tem sequere ventilador com o calor que anda fazendo a escola não aceita nem que os pais façam vaquinha para consertar ou comprar um novo….
    Lamentavel o nivel das escolas públicas…

    1. Só pra fazer um contraponto ao que o Mr.M falou, minha caçula estuda numa escola pública em SP e lá TODA AJUDA que a comunidade quiser oferecer é bem vinda e aceita. TODA AJUDA. Basta que a direção e a equipe pedagógica estejam de acordo com a intervenção e as coisas acontecem. Aliás, pra melhorar qualquer escola (pública ou privada) a atuação da comunidade é essencial, afinal, são nossos filhos que estão estudando lá, não é?!

Comentários estão encerrado.