MAIS...

A fadinha do dente veio nos fazer uma visita!

Hoje, dia 5 de abril de 2011, meu bonequinho mais velho recebeu a tão esperada visita da fadinha do dente!! Ela passou por aqui e levou embora seu primeiro dentinho de leite, que dará lugar ao dentão de menino grande que já está dando as caras na gengiva dele.

Manda a tradição que quando a criança perde seu primeiro dentinho, a fada boazinha traga um presente, que pode ser algo simbólico, podem ser moedinhas ou pode ser o que você achar que seu filho merece e você pode pagar/realizar (sim, porque nem todos bom presente cabe numa caixa ou custa dinheiro!).

CLIQUE AQUI para se cadastrar e receber novidades da minha cozinha em primeira mão!!!!

Hoje em dia há uma mania que eu acho simplesmente a pior possível: presentear a criança que perde seu primeiro dente com balas e pirulitos – exatamente aquilo que ela NÃO precisa para ter dentes definitivos saudáveis e bonitos!

A perda do primeiro dente deveria ser exatamente o momento de ensinar à criança que de agora em diante, mais do que nunca, é importante cuidar da higiene bucal, cuidar com o que se come, etc. O novo dente é para sempre, e se ele vai ser bonito ou feio, forte ou fraco, vai depender muito de como a criança cuidará dele. Um aprendizado e tanto! Momento de reforçar conceitos importantes sobre higiene e cuidados com a saúde!

A conversa não precisa ser séria, não precisa ser em om de brinca ou reprovação, apenas um bate papo entre pais e filhos que se amam. Palavras de pais que se preocupam com o futuro da saúde dos seus filhos.

O que eu considero o melhor presente? Uma escova de dentes nova, daquelas bem bonitonas. Se der, pode ser até uma daquelas com motorzinho, que vai com certeza divertir muito o seu filho! A escova de dentes não foi exatamente o que meu filho pediu… Ele quer algo mais e vamos equilibrar de forma a virar presente de fadinha que chegará no dia do aniversário, daqui pouco mais de um mês.

Reflitam!

E a propósito: na busca por imagens no Google, você encontra bonitos e divertidos certificados da fada do dente. Achei diversos em inglês, mas acredito que existam versões em português, ou você pode tentar confeccionar você mesmo o seu. Será uma bonita lembrança!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

4 comentários

  1. …E se você criar um certificado, compartilhe disponibilizando seu modelo para outras crianças e pais através do google docs, por exemplo.

  2. Patricia, parabéns ao mocinho! A idéia da escova nova é bem bacana.
    A poucos dias, li uma matéria que a “Odontologia” da USP pedia doação de dentes para que os estudantes tenham dentes de melhor qualidade para seus estudos. É verdade, acredito também que poderíamos auxiliá-los dessa forma, pois as doações diminuiram muito e atualmente trabalham também com dentes não naturais.

  3. Olá Pat. Parabéns ao filhão! Puxa como o tempo passou. Imagine que qdo conversamos por telefone (eu, aflita com um bebê de 9 meses que não comia e o pediatra disse para parar de amamentar! Mas meu instinto materno avisou para insisitir na amamentação o que se deu até ele ter 1 ano e 8meses…). Em breve meu pequeno de 3 anos e 8 meses vai perder o dentinho de leite, pois ele tem um dente de leite a mais..e estamos preparando-o para ficar um tempo com uma “janelinha”. Imagine isso para um pai dentista… Muitos beijos, obrigada pela dica do certificado.

  4. O meu filho Thiago perdeu seu primeiro dente de uma maneira bem traumática, ele caiu na escola e simplismente arrancou o dente pela raíz eu fiquei tão nervosa qd vi q nem pensei nisso, foi a exatamente a 1 ano atrás, qd ele tinha cinco anos. Meses depois ele começou a perder os dentinhos de maneira natural, já foram dois, mas os outros dois dentes superiores q ele havia perdido ainda não nasceram. Mas de agora endiante, vou presentea-lo.

Comentários estão encerrado.