Envie uma cópia de 'A Rapadura na Alimentação Sertaneja' para um amigo

* Required Field






Separate multiple entries with a comma. Maximum 5 entries.



Separate multiple entries with a comma. Maximum 5 entries.


E-Mail Image Verification

Loading ... Loading ...

11 comentários

  1. Com relação ao início do texto, que diz:

    “Cometeu a civilização grandes erros no tocante à alimentação dos povos.

    A idéia de pureza alimentar fez mais vítimas humanas do que muitos alimentos primitivos, relegados ao desprezo pelos aparentes atentados à higiene ou ao bom-tom.”

    Além da rapadura ter sido relegada, temos também o importante exemplo do “sal bruto”, especialmente o “sal de córrego”, tão repleto de minerais vitais à nossa saúde, e que foi substituído pelo sal refinado, “branquinho”, “purificado”, sem nenhum outro nutriente.

  2. Pat

    parabéns pelo capricho e beleza do site

    ah, a mini-rapadura de minha terra foi patenteada pelos japoneses, non?

    grande abraço, sucesso sempre!

  3. sugestão de leituras

    ciclo da cana-de-açúcar em Gilberto Freyre e ZéLins do Rego

    a história da alimentação no Brasil, de Cãmara Cascudo

    nesses autores se pode ver de onde vem nossa ligação atávica e afetiva com o açúcar (e, portanto, pq mmmmuuuiitttos brasileiros são banguelas)

  4. Oi Pat, muito interessante essa informação. E o texto escrito de uma forma deliciosa, assim como é a rapadura. Acabou me vindo a memória que qdo meu pai aparecia em casa com uma (custosa) rapadura (enorme)…rsrs..interior de são Paulo…e comia grandes pedaços, nunca enjoava, como qdo como doces como por exemplo, leite condensado, chocolate, bolos, etc….me arrepia inteiro…kkk…Amei essa informação sobre a rapadura…e o legal que aqui em casa até tenho uma barrinha que encontrei em um supermercado aqui nos USA. Mas tenho uma dúvida. Meus pais são diabéticos e gostaria de saber se eles podem consumi-la.
    Tenham uma deliciosa férias…!!!!

  5. Pat,

    Pode ralar TODA a rapadura e guardá-la na geladeira? Sei que ela resseca um pouco. Será que perde nutrientes ou o sabor?

    E o artigo sobre os óleos de coco que vc já usou/usa, está quase pronto?

    Obrigada

    1. Isabel, eu sempre ralo um monte por vez e guardo em vidros fechados na geladeira. Não acho que resseca muito.

      O artigo sobre os óleos… Hummm… Ai, preciso fazer!!!!!!

  6. sou uma consumidoura da famosa rapadura sim famosa como uma rainha não existe nada que faza perder sua magestade. e poderosa gostosa,e rica em todos os aspecto.

  7. A rapadura deveria ser introduzida na merenda escolar. Essa iniciativa traria muitos benefícios para a saúde dos estudantes. Fernando Melo – Igarassu – PE

  8. Prezada, Pat.
    A rapadura, o melaço ou melado, os açúcares mascavo, demerara e cristal é tudo SACAROSE mais ou menos refinada. O resquício de nutrientes dos açúcares brutos não justificam o risco inerente a sacarose. Todos são maléficos para a saúde das pessoas e especialmente das crianças. De modo que é um crime a inclusão de rapadura na merenda escolar. O resultado será aumento da incidência de cárie dentária, obesidade infantil e diabete tipo 1, etc.,etc.,etc. A sacarose por exemplo alimenta a placa bacteriana que é um viveiro de tudo que é bactéria nociva como a helicobacter pylori causadora de gastrite crônica, a bactéria causadora de pneumonia e a manjada causadora de endocardite bacteriana, doença cardíaca que mata.

    1. Pois é Charles, tenho que admitir que ainda não entendo o suficiente para responder com segurança à tua pergunta. Vou tentar saber mais sobre o assunto e assim que souber mais, venho contar!

Comentários estão encerrado.