Alimentação ARTIGOS

A salsicha do cachorro-quente

Essa semana saiu na mídia mais uma daquelas notícias que me fazem rir, pra não chorar… O título da matéria me agradou muitíssimo – “Cachorros-quente podem ser perigosos para as crianças, dizem pediatras nos EUA”. Eu já estava cansada de saber que pão branco, com salsicha cheia de aditivos e molhos cheios de aditivos só poderia fazer mal, muito mal, não só para crianças como também para adultos!

Comecei a ler a matéria bem contente de pensar que os pesquisadores e a mídia finalmente estavam mostrando algo de bom, algo saudável de verdade.

Qual não foi a minha surpresa, logo na primeira frase da matéria, ao constatar que a grande preocupação dos tais pediatras é o FORMATO do sanduíche!!! Sim, eles estavam preocupadíssimos com o formato do cachorro quente, que poderia causar engasgamentos!!

Sim, engasgamentos podem ser perigosíssimos e com certeza já assustaram muitos papais e mamães, mas os aditivos contidos no cachorro quente e em tantos outros sanduíches industrializados são tão perigosos quanto, se não mais! Esses aditivos todos podem causar doenças crônicas, obesidade, câncer, etc

A salsicha é um problemão atualmente!!

Originalmente a salsicha era um embutido totalmente natural, feito com restos das carnes de animais (para evitar desperdício, já que não havia supermercado em cada esquina), embutidos nas tripas dos animais. A conservação era feita com sal, além das gorduras contidas no embutido, que ajudavam a conservar.

A arte de fazer salsichas foi se sofisticando e surgiram temperos e corantes naturais: ervas, condimentos como alho e cebola (só pra citar o mais simples), temperos como paprica, pimentas e corantes como urucum ou açafrão.

A versão original das salsichas, muito rústicas, lembrando muito mais o que hoje conhecemos por linguiças, era um alimento bastante saudável, nutritivo, e que aguentava longos períodos sem estragar – uma ótima fonte de alimentos em épocas de escassez, como em invernos rigorosos.

Atualmente as salsichas têm de tudo e mais um pouco, coisas que eu prefiro nem acreditar que estejam lá realmente (já ouvi cada relato!!!). O consumidor vem se tornando cada vez mais exigente, mas não a exigência certa (na minha opinião): quer o “alimento” cada vez mais “bonito”, “uniforme”, “homogêneo”. Tempo de prateleira precisa ser cada vez maior, já que o produtor está cada dia mais longe do consumidor final.

Diante de tudo isso, se fez necessária a presença de conservantes fortíssimos, realçadores de sabor e outras porcarias. São nitratos, nitritos, sulfitos, glutamato monossódico, corantes e flavorizantes artificiais e um monte de outras químicas numa única salsicha.

Prefiro ficar longe, e recomendo que você faça o mesmo!

CLIQUE AQUI e leia mais sobre nitritos, que atualmente são substâncias super comuns em salsichas e outros embutidos industrializados.

CLIQUE AQUI e leia mais sobre o glutamato monossódico, que está presente em todos os embutidos industrializados e em praticamente qualquer industrializado.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

16 comentários

  1. Ei Pat!
    Eu li esta matéria ontem também e cai na gargalhada. Fiquei pensando assim: realmente papel aceita tudo! é por isso que a gente deve sempre ser muito crítico com relação a pesquisas. Cada um pesquisa o que quiser e publica, com “status” de artigo científico, as mais estapafúrdias idéias do mundo!
    Lastimável!!

  2. Oi Pat, desde que vi como ~e que a salsicha ~e feita, nunca mais tive coragem de chegar perto de uma …

  3. Meu pai fala que minha bisavó fazia cada salsicha gosta na fazenda, lá pras décadas de 30, 40 … tinha vontade de experimentar uma salsicha de verdade!

    1. Essa com certeza devia ser uma delícia, e muito saudável!! Eu ando pensando na idéia de ocmprar uma maquininha de fazer salsichas e linguiças de verdade, porque adoro essa iguaria!

  4. Poxa, que saudades da melhor linguiça que já comi, uma que minha avó fazia todo final de ano….

  5. A intenção da matéria foi esta mesmo, ENGANAR! Todas nós pensávamos que iria ser abordado o mal da salsichas e os outros condimentos que o cachorro-quente possui. Mas, foi abordado o tamanho da salsinha que deve ser servida as crianças bem picadinha.

  6. A gente morre e não vê tudo nesta vida!!! Aff…

    Tudo invertido, tudo maluco…

    Ainda bem que temos opções de coisas saudáveis, senão a coisa ia ser feia, pq é uma enxurrada de porcarias empurradas para nós a todo momento.

Comentários estão encerrado.