Acompanhamentos RECEITAS

Abóboras Assadas ao Alecrim

Aqui em casa, mais especificamente na minha cozinha eu faço de tudo, ou melhor, QUASE tudo! Eu faço caldos caseiros, bebidas lactofermentadas, conservas variadas e a comidinha do dia a dia. Procuro comprar sempre ingredientes o mais fresco possíveis, não processados e sempre que dá, orgânicos.

Mas tem uma coisa que eu não faço, não levo jeito e não gosto: descascar e picar abóboras. Haja força!!! No sacolão aqui pertinho, para minha sorte, as abóboras podem ser compradas já descascadas e picadas em cubos grandes. Só assim mesmo pra eu usar as abóboras!

E essas abóboras assadas são tudo de bom: fáceis de fazer, muito saborosas e extremamente versáteis. Acompanham uma bela salada verde, lombinho assado, frango e o que mais a sua imaginação mandar! Ah, e amassadinhas, com carne picada bem miudinha, fazem uma boa papinha para o seu bebê.

Ingredientes:

600g de abóboras já descascadas e cortadas em cubos grandes

3 colheres de sopa de manteiga

1 galho de alecrim fresco

sal à gosto

Modo de Preparo:

Pré- aqueça o forno, temperatura máxima.

Enquanto o forno aquece, junte numa assadeira de fundo grosso (usei uma de ferro, com cabo de ferro – cabo de madeira não dá certo!) as abóboras, a manteiga levmente amolecida e tempere com um pouco de sal.

Junte o galho de alecrim e leve ao forno máximo por cerca de 60 minutos.

Durante o tempo de forno, abra de vez em quando e agite a assadeira delicadamente para que a abóbora não grude. Não use nada que encoste nas abóboras, principalmente no final do tempo de forno, quando as abóboras já estão bem cozidas e molinhas.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

7 comentários

  1. Oi, Pat! Adoro abobora assada, e pasmen, eu faço com casca e tudo, as aboboras japonesas.
    Aprendi fazer com manjericão, ficam muito saborosas, acrescento uns dentes inteiros de alho tambem.
    Sua receita com alecrin deve ser o maximo, na proxima vou fazer!
    Você tem toda razão, descascar aboboras é um tormento!
    As vezes consigo no mercado aboboras já partidas, e assim fica mais facil fatiar.
    Beijos

  2. Nossa Pat!! Acho que senti enquanto você preparava essa abóbora, pois ontem fiz um doce de abóbora com pouquinho acúcar mascavo e cravos da índia. Durante o preparo do doce pensava que, na verdade, deveria ter usado as abóboras para assar assim: no forno com manteiga, como na sua receita… Costumo fazer o doce de abóbora prá substituir o consumo de doces “vazios” daqui de casa, pois venho tentando mudar os hábitos alimentares viciados em açúcar, mas como também fiz suas receitas de sorvete de cacau e de iogurte, poderia ter usado a abóbora salgada… Parabéns pelo site, não me canso de visitar e preparar suas receitas maravilhosas!! ADORO!! Ótimo domingo!!!

  3. Por coincidência, acabei de preparar abóbora japonesa picada (cubos grandes). Fiz um refogado no azeite com cebola e alho-poró bem picadinhos, acrescentei a abóbora, sal e deixei cozinhar com um pouquinho só dé água. Depois de cozidas (e deliciosas), acrescentei um pouco de rúcula (fui rasgando as folhas) e misturei na abóbora ainda quente. Ficou uma delícia!

Comentários estão encerrado.