Alimentação ARTIGOS

Algumas dúvidas sobre o preparo do caldo de carne caseiro

CIMG0725Hoje a Ana deixou um comentário com diversas dúvidas sobre o preparo do caldo de carne caseiro e que me parecem ser a dúvida de muitos leitores do site Crianças na Cozinha que decidem preparar essa delícia em casa.

Hoje eu terminei de preparar mais uma “fornada” de caldo de carne caseiro, que já está praticamente toda comprometida com pedidos feitos. Amanhã mesmo devo começar a fazer mais caldo de carne, que fica pronto entre 2a. e 3a. feira – quanto mais tempo no fogo, mas saboroso fica o caldo, se bem que com parcas 12 horas de cozimento lento você já tem um caldo com muito sabor e muuuuuuitos nutrientes!

Se você ainda não vai tentar fazer o caldo de carne em casa, mas quer se beneficiar do seu incrível sabor e suas maravilhosas propriedades, CLIQUE AQUI e faça a sua encomenda.

Pergunta:

Pat, fiz algumas coisas erradas, na próxima vou acertando. Não coei logo após o término, deixei esfriar e ví que sobraram algumas crostas gelatinosas que joguei fora…. agora fiquei pensando e devem ser partes importantes, que se solidificaram após o resfriamento….
Eu cozinhei no fogão, meu forno é muito pequeno, não cabe o panelão… então a água ia evaporando, e eu ia completando com mais água…. fiz certo?
Bjs!!!

Resposta:

O que se solidifica é a gordura do caldo, que você inclusive pode usar para cozinhar. E o caldo mesmo, por conta da presença do mocotó, tende a ficar gelatinoso depois de resfriado, daí a importância de coá-lo ainda quente.

Você coa quente, refrigera para formar a crosta de gordura e a separa. Esta gordura pode ser usana no preparo artesanal de sabonetes e pode também ser usada no lugar de óleos refinados para cozinhar e reforgar alimentos. É uma gordura muito nutritiva e saborosa.

Quando você não tem um forno muito grande ou uma boca de fogão com fogo muuuuuuuito baixo, realmente pode ocorrer a evaporação do líquido. Você pode ir repondo gradativamente para obter um caldo de carne prontíssimo para consumo, ou deixá-lo reduzir muito (ocupa bem menos espaço no freezer) e congelar em porções muito pequenas que serão diluídas no momento do uso.

Você está fazendo tudo certinho!!!

A receita do caldo de carne caseiro pode parecer um pouco assustadora num primeiro momento – pareceu para mim – mas depois de 2 ou 3 vezes que você prepara, tira de letra!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

7 comentários

  1. Pat! é verdade que se aquecer o caldo de carne ou frango caseiro no micro ondas é produzido uma química que é tóxica ao organismo?
    Eu faço dietas congeladas para emagrecimento, idosos, bebes etc.. nesse caso se usar o caldo para o preparo, como devo orientar minha cliente quanto ao aquecimento?

    Grata

    1. Miriam, na verdade eu não confio no microondas para aquecer qualquer tipo de alimento – a estrutura dos alimentos aquecidos em microondas se modifica de uma forma que ainda não se sabe quais as consequencias no organismo. Eu já li muito sobre o assunto, e é tanta informação, que fica difícil organizar um texto objetivo e de fácil entendimento.

      Aqui em casa qualquer coisa é aquecida no fogão ou forno convencional. Pratos prontos podem ser aquecidos à moda antiga, em banho-maria.

  2. Olá, Pat,
    acabei de fazer o meu primeiro caldo de carne caseiro e gostaria de saber o que faço com a gordura presa na canela que sobra depois de tirar o caldo.
    Muito obrigada,
    Maíra

    1. Maíra, atualmente eu uso o tutano dos osso para misturar na comida dos meus gatos, mas você pode usar em papinhas de bebê, sopas, etc..

  3. Patricia, só gostaria de dizer “muito obrigada”. Que vc receba de volta o tanto q dá a todos! Que vc e sua família tenham sempre muitos motivos para sorrir ao longo da vida! :)

  4. Olá Pat,
    Posso usar só o tutano sem osso para ele dissolver? (junto com o mocotó) para não encher a panela com tantos ossos.
    muito obrigada!

Comentários estão encerrado.