Aulas de Culinária COMPRE DA PAT! Festa de Aniversário MAIS... Projeto Crianças na Cozinha

Aniversário na escola, oficina de culinária e muita bagunça!

[ratings]

A criançada logo se animou quando ficou sabendo que uma das mamães (eu!) é culinarista e anda ensinando uns e outros a cozinhar por aí. A vontade delas em colocar a mão na massa era enorme. Consultei a diretora da escola e topamos fazer uma oficina de culinária nessa 6a. feira, dia 15, em comemoração ao aniversário do meu filho.

O cardápio foi mais ou menos decidido pelas crianças, que me enviaram uma longa lista de tudo o uqe gostavam e queriam aprender a fazer. Bom, não dava para fazer tudo, então eu selecionei aquilo que me pareceu mais adequado à idade da turminha, usei receitas já testadas e aprovadas e a bagunça e diversão foram enormes!

Foi tudo preparado com alimentos frescos, temperos totalmente naturais, nada de industrializados, nada de doces ou salgadinhos. A criançada cherou, apertou, provou, riu, fez careta e todos nós nos divertimos muitíssimo!! Mas eu tenho que, mais uma vez, dar os parabéns aos mestres da turma pelo fôlego que eles têm todos os dias. Foi tudo ótimo e delicioso, mas eu fiquei simplesmente exausta!!!!

Eu já ouvi falar de oficinas de culinária em shoppings centers, escolas, festinhas e eventos em geral voltados às crianças, mas me entristece demais perceber que em TODOS esses eventos, as receitas giram SEMPRE em torno de muita farinha e açúcar. Muitos industrializados, muita porcaria, nada que faça bem. Como se o gostoso e o legal fossem só isso, e as frutas, verduras, egumes e carnes fossem coisa “de castigo”, “comida ruim e chata”, “sem graça”.

Hoje, nessa oficina de culinária que fizemos com crianças de (em média) 4 anos de idade, pude provar que o divertido é fazer, é colocar a mão na massa, cheirar, provar, brincar. Todo mundo cheirou o tomilho, provaram o óleo de coco, o iogurte e o limão super azedos. Fizeram careta e depois morreram de rir!

Imagens valem mais do que mil palavras. As fotos não estão excelentes, foram tiradas por mim e pelos mestres em meio à bagunça, mas vocês com certeza poderão ter uma boa idéia de como foi a nossa tarde festiva.

CLIQUE AQUI e leia um outro artigo com idéias sobre como preparar uma festa de aniversário diferente para o seu filho, com um cardápio delicioso, divertido e saudável. Sim, isso é possível!

Se você se interessou em fazer uma oficina de culinária infantil “CRIANÇAS NA COZINHA” para comemorar o aniversário do seu filho, FALE COM A PAT para obter maiores informações!

Compre gostosuras da Pat, com novos produtos orgânicos que podem ser enviados para todo o Brasil. CLIQUE AQUI e saiba mais!

Conheça o mel orgânico que temos disponível, assim como extrato de própolis e a Propolina L3. Tudo orgânico e natural, pensando na sua saúde!

Compre gostosuras da Pat, com novos produtos orgânicos que podem ser enviados para todo o Brasil. CLIQUE AQUI e saiba mais!

Conheça o mel orgânico que temos disponível, assim como extrato de própolis e a Propolina L3. Tudo orgânico e natural, pensando na sua saúde!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

16 comentários

  1. Parabéns Pat, lindo lindo lindo!!
    Essas crianças associaram uma alimentação saudável com prazer e diversão, uma lição maravilhosa…
    PS: Discordo de você, as fotos ficaram ótimas!

  2. Parabens!!!!
    Micaela participou da festa na escola, chegou muito empolgada querendo preparar tudo o que parendeu em casa

    1. Paula, que bom que a Mica gostou!!! Ela foi uma das mais aplicadas!!! Agora eu volto lá todas as semanas, porém, por enquanto, numa oficina/projeto para os mais velhos.

  3. parabéns! muito legal! amei a idéia do chepéu e das mudinhas! ficou lindo!

  4. Nossa Pat muito legal!
    Eu sempre falo para os pais que festa legal e divertida não é sinônimo de brigadeiros, enfeites gigantescos e etc (não que eu não goste desses doces..rsrsrs).
    Sua ideia foi ótima e dava pra ver a alegria e diversão de todos.
    Aqui na escola agora “padronizamos” as festas só com suco, frutas e 1 bolo. Mas para frente vamos propor receitas mais saudáveis para os pais caso queiram ter outros alimentos tbm na festinha.
    Mas..enfim…rsrsrs ficou ótima a festa e a ideia então nem se fala.
    Parabéns para seu filho e que Deus continue abençoando sua família e vc que levantou a bandeira da alimentação saudável e procura ajudar a outros a fazer o mesmo.
    T+

  5. PARABÉNS para a mamãe pela LINDA e comovente iniciativa e para o Arthur pelo niver! Que bela festança! Temos mesmo que comemorar esta mamãe criativa e aplicada que vc é Pat! Que consigamos seguir seus conselhos e dicas para que nossas crianças, na contra-mão da tendência mundial da obesidade e sedentarismo, sejam cada vez mais felizes e saudáveis! Um super beijo!

  6. Patricia, parabéns para o Arthur pelo aniversário e para ti pela perseverança na retomada de uma alimentação saudável para esta nova geração.
    Vocês estão lindos!! Beijos Raquel (mãe da Dada)

  7. patricia,parabéns pelo aniversário do Arthur e parabéns pela comemoraçao!!Muito 10! bjs. Chris.

  8. Ficou liiindo!! Eu também me divirto demais, nas aulinhas infantis, mas fico simplesmente esgotada ao final (rsrsrs) Eles têm muiiiiita energia!!
    Mais uma coincidencia: a lembrancinha do niver do Samuel foi um vasinho + saquinho de terra + sementinhas de ervas aromáticas, tomatinhos etc, pra plantar em casa e cuidar.
    Todo mundo amou.
    Outra que fiz também e fez o maior sucesso, foi um saquinho de lembrancinha (destes de aniversário mesmo), só que ao invés de estar lotado de guloseimas vazias, coloquei 1 docinho de fruta (bananada) + 1 mini-maça + 1 mexirica (fruta da época).
    Ficou bonitinho também!!
    Parabéns pra vcs!!

  9. Adorei a ideia dos chapéus.O que esta escrito neles e na lembrancinha que era uma erva?
    Obrigada.
    Alê Matos

    1. Alê, nos chapéus eram frases que as crianças sugeriram durante o “cooking casses” usual deles. Não sei ao certo cada frase. Na lembrancinha era um agradecimento por participar do aniversário de 4 anos, com data e nome do aniversariante, no caso, o meu filho.

  10. hihi, essas crianças estão uma graça com o toque de papel colorido. Deve ser bacana observar os pequenos descobrindo e redescobrindo legumes, frutas, verduras…
    bjo

Comentários estão encerrado.