Acompanhamentos DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS Risotos

Arroz Integral com Gengibre e Cardamomo

Essa receita de arroz integral com gengibre e cardamomo, super perfumada, saiu quase sem querer na minha cozinha, mas ficou tão deliciosa, que eu praticamente troquei o arroz integral básico por essa versão!

Bom demais e com umas propriedades bem saudáveis “de brinde”

Bebês e crianças podem provar em qualquer idade! Enriquecer o paladar dos nossos pequenos desde bem cedo é fundamental para facilitar uma alimentação completa, nutritiva e variada.

E se é para termos crianças na cozinha, por que não pedirmos ajuda na hora de pegar cada um dos ingredientes? Eles ficam conhecendo o que comem e de quebra começam a ganhar noções de quantidades e medidas. A cozinha é uma grande escola, em todas as disciplinas, muito mais do que a gente se dá conta!

Arroz integral de molho

Deixe o arroz integral de molho por pelo menos 12 horas em água morna e um pouco de soro de iogurte. Para cada xí­cara de arroz, use uma xí­cara de água e 1 colher de sopa do soro (ou o próprio iogurte)

Passado o tempo do molho, escorra a água toda e coloque caldo de frango (pode ser o caldo de carne, mas nesse caso o de frango fica mais saboroso). Use 2 xí­caras de caldo para cada xí­cara de arroz.

Anote as medidas

Coloque também na panela (medidas para 1 xí­cara de arroz):

1 colher de sopa de gengibre fresco, ralado ou bem picadinho

4 sementes de cardamomo – você abre as sementes com uma faca pontuda e tira lá de dentro umas mini bolinhas marrons (mas se não quer ter trabalho, coloque as sementes inteiras mesmo, mas aí­ sugiro colocar um pouco mais, tipo 6)

1 cebola pequena bem picadinha

2 dentes de alho grandes bem picadinhos

sal e pimenta do reino a gosto (pode caprichar na quantidade, é bom demais!)

Coloque a panela no fogo alto, tampada. Ao ferver abaixe o fogo, mas mantenha-a tampada.

Quando toda o caldo secar, desligue o fogo e acrescente uma colher de sopa de manteiga e uma colher de sopa de óleo de coco.

Para acompanhar

Essa iguaria é perfeita para acompanhar carnes e peixes, ou até para comer sozinho, como prato principal. Ou, versão altamente gulosa, direto da panela!!!!!

Leia mais

Quer mais ideias para variar o seu cardápio do dia a dia? Confira o meu livro 30 dias de Comida de Verdade – 30 dias de cardápios com café da manhã, almoço e jantar, com todas as receitas e dicas para esses 30 dias se transformarem em muito mais dias saborosos na sua cozinha.

O livro está disponível em versão impressa, e-book Kindle ou em PDF.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

24 comentários

  1. Fer, eu sou kmeio avessa aos doces, mas acho que um pouco de rapadura ralada ou mapla syrup ou mel no lugar do sal e pimenta deve dar jeito!

    A cebola e o alho ficam de lado e no lugar deles podemos colocar cravo,canela e noz moscada. Que tal??

    Se você testar, me conta o resultado!!!

    Bjs

  2. Pat, eu uso muito cardamomo na minha cozinha. Mas além de separar as sementes, gosto de amassá-las num almofariz antes de adicionar à receita. Isso faz com que elas liberem todo seu sabor e além disso, poupa os convidados da surpresa de morder uma semente dura… :D

  3. Pat adorei esse arroz, amo cardamomo e gengibre mas com arroz integral é novidade, adorei!! costumo comer o arroz só cozido em água e sal depois acrecsnto azite de oliva e gergelim preto fica mto bom tbm…bjos

  4. Só mais uma observação – a SEMENTE é a tal bolinha marrom que está por dentro. O que vc chamou de semente na verdade se chama FAVA.
    Ficou um pouco confuso o texto…!

  5. Claudia, você pode substituir por qualquer outro tempero do seu gosto ou pode simplesmente não usá-lo – o arroz só com o gengibre e demais ingredientes também fica delicioso!!

    Eu é que ando numa “fase cardamomo”!!

    Angela, obrigada pela aula sobre as partes do cardamomo. Sou novata no assunto!!

    Claudia, sobre o arroz de molho já pedi uma explicação detalhada (e “técnica” por assim dizer) para o Alexandre. Por enquanto só adianto que ele fica mais fácil de digerir e cozinha mais rápido.

    Vou cobrar a explicação dele!

  6. Cláudia, a razão pela qual recomendo deixar os grãos integrais (inclusive o arroz integral) de molho por 7 a 24 horas em água + um pouco de iogurte ou gotas de limão, é que isso neutraliza os antinutrientes presentes nesses grãos. Antinutrientes são substâncias naturais encontradas em todos os grãos, sementes e cereais, e que se não forem neutralizados, interferem com a absorção dos nutrientes que ingerimos, especialmente minerais como o ferro, zinco, magnésio e cobre.

  7. Olá Pat,
    Uma dúvida:O líquido com o qual o arroz ou outro grão integral fica de molho, deve ser sempre desprezado antes do preparo?
    Seu blog é muito legal, informativo, descontraído e vc. de fato demonstra paixão pelo que faz!
    Grata por compartilhar tanta informação sobre saúde.

  8. oi pat, acho seu blog muito legal e informativo, sempre venho aqui me inspirar! tambem queria saber a mesma coisa que a nara, a agua de molho do arroz (e outros graos) deve ser jogada? porque? obrigada!

  9. Nara e Andréa, no caso do arroz integral básico eu uso a própria água do molho para cozinhá-lo, sem problemas.

    No caso desta receita eu escorro a água porque quero o sabor mais acentuado do caldo, então cozinho 100% com ele, bem concentrado, nada mais!

  10. oi pat, obrigada pela resposta. so nao ficou claro pra mim se a agua do molho de outros graos voce usa no cozimento ou nao. vi que algumas pessoas jogam a agua do molho fora, mas nao sei porque. obrigada sempre! (fiz o arroz integral basico com cebola, alho e uma folhinha de louro, ficou otimo!)

  11. Oi Pat! sabe que é o cardamomo é novo para mim. E estou com uma receita de bacalhau com esse tempero. Me ajude… qual o sabor do cardamomo? combina com o bacalhau?
    Obrigada
    Beijos

  12. Oi, Pat!
    Encontrei seu blog qdo joguei no “meu amigo Google” a palavra “cardamomo”. Uma amiga me disse que essa semente é altamente estimulante (dizem até que é afrodisíaca, vai saber…). E me surpreendi com a quantidade de informações legais que vc disponibiliza aqui. Que legal, parabéns! De xereta virei freqüentadora assídua! Testei essa receita e adorei, o saborzinho do gengibre é incrível!
    Queria te fazer algumas perguntinhas…
    1) Vc acha que dá o mesmo efeito usar o cardamomo em pó? Se sim, em que quantidade?
    2) Onde eu encontro “óleo de coco”?
    3) Qual é a marca que vc recomenda de arroz integral (tenho comprado no supermercado, mas sei que não é o arroz integral “original”…).
    4) Em que outros alimentos vc acha que o cardamomo pode ser utilizado? Feijão, por exemplo? Aliás, vc recomenda algum preparo especial para feijão?
    Bjs e até!

  13. Alê, difícil descrever o gosto do cardamomo… É bastante complexo,mas te garanto que é delicioso, só provando pra saber!!

    Recomendo!!

    Roberta, vamos às tuas respostas:

    1) Vc acha que dá o mesmo efeito usar o cardamomo em pó? Se sim, em que quantidade?
    Eu nunca usei o cardamomo em pó – neste caso o sabor me parece mais concentrado, então eu usaria metade da quantidade pedida na receita. Em termos de sabor eu acho que nãoafeta, mas tenho minhas dúvidas quanto às propriedades nurtricionais (mas é só “achismo” meu). Não gosto muito de coisas em pó de maneira geral!

    2) Onde eu encontro “óleo de coco”?
    O óleo de coco, aqui em São Paulo, eu tenho disponível para vender, é só você entrar em contato comigo. Existem fornecedores em algumas outras cidades. Se não for o seu caso, eu posso enviar pelo correio.

    3) Qual é a marca que vc recomenda de arroz integral (tenho comprado no supermercado, mas sei que não é o arroz integral “original”…).
    Eu compro meu arroz integral na feira de orgânicos da Água Branca, aqui em São Paulo, com o pessoaldo Sítio Jatobá. Quando nãoencontro o deles, compro à granel no sacolão aqui perto de casa. Eu gosto da variedade cateto, que ainda vem com um pouco de casquinhas avermelhadas. Acho mais saboroso.

    4) Em que outros alimentos vc acha que o cardamomo pode ser utilizado? Feijão, por exemplo? Aliás, vc recomenda algum preparo especial para feijão?
    Nunca usei cardamomo no feijão – aliás tenho que escrever sobre o método de preparo dele aqui no site. Outras receitas com cardamomo? Tenho memso que pesquisar e inventar umas novidades, porque estou com um montão de cardamomo aqui em casa!

  14. Fantástico!!! encontrei o que queria: Cardamomo. Outro dia fiz uma receita com frango e ficou divina. Gostaria de saber se posso usá-lo no cordeiro.Aliás, tenho usado em tudo hehhehehhe achei de um sabor incrível. Posso adiantar que fica muito bom no feijão!!!
    Vou fazer o arroz… Parabéns pelo site

  15. Pat… Amei o arroz!!! foi o melhor arroz integral que já comi.
    obrigada pela receita
    abraços

  16. … não tinha idéia de como o arroz integral é muito bom qdo bem elaborado!!! hoje experimentei uma receita com o arroz já cozido(tempero básico) e acrescentando gengibre, alho, alho-poró e açfrão.
    e maça!!! verdes, é claro, fatiadas. DIVINO!!! Vale a pena testar… abraços

  17. Oi PAT, tudo bem?

    Gostaria de saber sobre a água dos cereais após colocá-los de molho: devo pôr fora ou reaproveitá-la?

    BRIGADA

  18. Olá Pat, por acaso achei esse site, estava pesquisando sobre o arroz integral e abri logo esse de crianças na cozinha. Sou educadora infantil e adoro trabalhar com receitas,realmente dá para abranger todas as áreas do conhecimento, além de educá-los para uma alimentação saudável.No entanto meu motivo para a pesquisaéra outro, minha mãe é acamada e tem problemas de intestino, por isso, estou intrduzindo alimentos integrais em sua alimentação. Porém, ela não tem aceitado muito bem o arroz integral, reclama que fica¨”duro”. Pode me orientar? Abraços e muito obrigada.
    Lu

  19. Lucielene, não só pelo paladar, mas também para tornar o seu arroz integral mais saudável, eu sugiro que você o deixe de molho por no mínimo 8 horas antes do preparo, com água morna e uma colher de soro de iogurte.

    Quem está acostumado ao arroz branco normalmente tem certa resistência ao arroz integral. Comigo hoje em dia é exatamente o contrário! Agora que me acostumei ao integral, acho o arroz branco absolutamente sem gosto!!

    Neste link eu ensino o preparo do arroz integral básico: https://pat.feldman.com.br/?p=27 Sugiro você começar preparando esta receita, sem medo de usar o caldo de carne caseiro e a manteiga. Fica uma delícia!

  20. Pat, quais são os benefícios do cardamomo pra saúde? Sempre uso para fazer Malasa Chai e acho divino.

Comentários estão encerrado.