Acompanhamentos Aperitivos e entradas Lancheira da escola e dos passeios RECEITAS

Biscoito de Polvilho Azedo

.

Olha que delícia de opção para o lanche e até com manteiga, no lugar do pão do café da manhã! Polvilho vem da mandioca, que em exagero também engorda e faz mal, mas com certeza – depois de tudo o que aprendi nos últimos tempos, é bem melhor que pães à base de trigo.

Eu andei dando uma olhada no supermercado e descobri que até existem algumas marcas bacanas, que usam óleo de coco ou gordura de palma e sua composição. É uma boa para aquelas horas de preguiça ou falta de tempo. Outras marcas dá vontade de chorar ao ler os ingredientes!! Muita porcaria!! Mas a verdade verdadeira é que a gente só tem certeza da qualidade de um alimento quando o preparamos pessoalmente, escolhendo os melhores e mais frescos ingredientes.

Essa receita é especialmente divertida para preparar com as crianças, já que é quase brincar de massinha. É necessário apenas um cuidado super especial na hora de acrescentar a água fervente ao polvilho. água fervente é trabalho para adulto. Depois mexer com a colher até esfriar e amassar com as mãos até cansar, modelar e assar!

Essa receita é uma de muitas que eu andei pesquisando pela internet. Achei, adaptei, testei e aprovei. Receita de biscoito de polvilho é praticamente patrimônio nacional, né!

Ingredientes:

500g de polvilho azedo

200 mL de água fervente (uma xícara, aprox.)

150 mL de gordura de coco (3/4 de xícara, aprox.)

5 ovos caipiras

sal à gosto

Modo de Preparo:

Em uma vasilha funda acrescente o polvilho, a água fervente e a gordura de coco.

Misture bem e acrescente o sal a gosto, somente por último o ovo, um de cada vez (deixe a massa na consistência que dê para armar as argolinhas, isto quer dizer, não muito mole).

Coloque em um saco de confeitar, ou saquinho para poder fazer argolas ou bolinhas.

Deixe espaços entre os biscoitos, pois cresce bastante. E coloque para assar em forno preaquecido a 190 graus (médio alto).

Asse até os biscoitos começarem a dourar e ficarem crocantes.

Não precisa untar a forma.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

5 comentários

    1. Gisele, eu nunca fiz com banha de porco, mas deve dar certo e ficar muito bom!! Mas cuide para ser banha natural, não hidrogenada.

Comentários estão encerrado.