Aperitivos e entradas Lancheira da escola e dos passeios RECEITAS

Biscoito de queijo com alecrim do bebê

Screen Shot 2013-03-13 at 16.31.15O que fazer quando seu filho de 2 anos está chorão e impaciente, querendo ligar a televisão a qualquer custo e você quer evitar exageros na telinha? A tentação é grande, hoje eu estava caindo de sono porque dormi super mal e estou cheia de trabalho atrasado!

Vamos para a cozinha!!!!

Ele sentou em cima da pia (com a minha supervisão total, que fique bem claro) e começamos a misturar coisas até ver no que dava, e o que começou com choro, terminou com muito riso e um perfuminho de alecrim pela casa, que foi maravilhoso!

Como foi uma brincadeira que eu nem imaginei que fosse dar certo, e os ingredientes foram apenas uma brincadeira para aproveitar alguns pacotes de farinhas esquecidos no armário, a receita não está nem um pouco exata, mas ainda assim acho que vale a pena tentar, porque ficou uma delícia!!

Apesar de eu ter chamado de biscoito do bebê, eu não acho ue seja algo para se oferecer para um bebê de menos de 2 anos, e mesmo depois dessa idade, oferecer qualquer biscoito não deve ser um hábito com as crianças!

Eu peguei cerca de uma xícara de água filtrada e coloquei num pote fundo da cozinha – achei que o pequeno já ía se distrair o suficiente com a água e parar de chorar. Que nada, ele queria algo de novo! Aí vi um pacote de farinha de trigo branca no armário – a quantidade de farinha não chegou a uma xícara – e eu misturei a farinha à água e misturando os dois formou-se uma pasta mais molinha e com gosto de nada, bem sem graça.

Como eu vi que o pequeno estava se interessando pela brincadeira, fui caçar outros pacotes abertos e esquecidos no armário para tentar atingir a consistência de uma massinha – até agora não tinha pensado em levar a brincadeira para o forno, mas aí fui vendo o que tinha e me empolgando!!!

Juntei o que deve ser cerca de meia xícara de polvilho azedo e uma xícara de queijo parmesão ralado na hora – quando decidi incluir o queijo, ingrediente mais nobre, já tinha decidido que essa “mistureba” tinha que virar alguma coisa que valesse a pena!

Juntei então o polvilho e o queijo e fui mexendo, mas a massa continuou mole demais para virar alguma coisa “modelável”. Abri o armário e fui ver o que mais tinha aberto por lá. Achei um pacote de flocos de aveia, e lá foram eles para a mistura! Esse eu não medi a quantidade MESMO, fui colocando até a massa ficar “modelável”, e virar as minhocas que vocês podem ver na foto acima. Aí coloquei aveia demais… E amoleci a mistura com um pouco de azeite extra virgem, 1 ou 2 colheres de sopa, mais ou menos.

Para dar um “tchans”, a receita também ganhou um punhado de alecrim desidratado e sal – eu poderia ter colocado um pouco mais de sal, mas tudo bem!

O forno já estava pré aquecido, porque eu estava preparando farofa de coco, então foi só subir um pouco mais a temperatura – cerca de 180 graus – e assar a gostosura por cerca de 30 minutos. Não deixei muito dourado por fora, porque fiquei com medi de ressecar demais e ficar duro.

Deu tudo certo!

O biscoito ficou com uma casquinha durinha por fora e super macio por dentro! Recomendo a brincadeira, inclusive com crianças bem pequenas , que vão adorar brincar de massinha!

A propósito… O pequeno não demonstrou o menor interesse me provar a invenção!!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

3 comentários

  1. Vixe, faço o jantar com o Thomas (2 anos mês que vem) todo dia, senão não sai jantar. o_O Coloco o menino numa cadeira ao meu lado, de pé, e ele vai provando tudo o que eu pico e preparo (ele bota as mãozinhas para trás quando estou com a faca), e ajuda a misturar com a colher, e ajuda a colocar as coisas na panela (com muito cuidado, que ele já sabe que é quente e faz dodói). O bicho fica super interessado e de quebra me livro da birra de fim de dia. A não ser que ele esteja com sono, e então sem apetite, costuma querer experimentar tudo o que ajudou a preparar, o que é ótimo. Normalmente, se ele ouve barulho de preparo de comida na cozinha, larga o desenho da tv pra vir ver o que é e meter a mão na massa. Acho uma delícia isso de deixá-los fazer parte da cozinha desde cedo. :D

    abs

  2. Ola Pat,

    Adorei a ideia! Vc sugere substituir a aveia por algo? Eu tenho muita enxaquea quando como aveia =s mas gostaria muito de tentar essa receita. Obrigada!

Comentários estão encerrado.