Aperitivos e entradas Café da Manhã DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA Lancheira da escola e dos passeios RECEITAS

Bolachas de Queijo Incríveis

Com a calmaria que está a minha casa, finalmente arrumei tempo esta receita de bolachas de queijo sem glúten, com um ingrediente não tão comum por aqui, mas muito saboroso e nutritivo, a farinha de coco.

Farinha de coco

Eu já conheço a farinha de coco há alguns anos, de algumas idas aos Estados Unidos, em congressos sobre alimentação tradicional que sempre me ensinam muitas coisas. Cheguei a pensar em trazer 2 ou 3 embalagens da maravilhosa farinha de coco para o Brasil, mas fiquei com medo de gostar demais e depois não conseguir comprar de novo. Chega a ser irônica a dificuldade em encontrar esse ingrediente e seu alto custo no Brasil, que tanto coco tem por aí.

Já existe à venda no mercado algumas marcas de farinha de coco, mas todas têm um grave defeito em comum: são caríssimas! Eu já usei uma marca e, diferente do que vi nos Estados Unidos, aqui a farinha de coco é bem grosseira, quase um coco ralado seco, o que em geral não dá uma textura muito bonita às receitas.

Farinha de coco em casa

Vocês já sabem que costumo preparar em casa meu próprio leite de coco. Geralmente compro coco fresco já ralado e congelado (CLIQUE AQUI para a receita).

Na enorme maioria das vezes eu uso o que fica na peneira para preparar uma deliciosa farofa doce de coco, mas dessa vez resolvi inovar e tentar a farinha de coco. Bati o leite de coco por bem mais tempo no liquidificador, de modo que o resíduo que sobrasse na peneira ficasse BEM fino. A carne de coco triturada foi direto para uma assadeira grande e forno beeeem baixinho. Ficou lá por várias horas, até secar completamente e poder ser usada como farinha. Resultado excelente e muito mais barato – de quebra você obtém o leite de coco.

A primeira ótima notícia é que essa receita de bolachas de queijo é facílima e rápida de preparar. A segunda boa notícia é que quase não faz sujeira. E a terceira e melhor notícia é que as bolachinhas são incrivelmente deliciosas!!!! Uma guloseima da melhor qualidade, que vai bem na hora do lanche, acompanhando sopas e até no café da manhã!

Essa receita, além de tudo, é excelente para quem tem restrições ao consumo de glúten!

Ingredientes

1/2 xícara de farinha de amêndoas (para obtê-la em casa, basta bater as amêndoas crocantes no liquidificador ou processador até que virem um pó fino, é rapidinho)

2 ovos caipiras

1/4 de xícara de manteiga derretida

1 pitada generosa de sal

3 xícaras do queijo de sua preferência ralado (eu usei parmesão e gouda, e como eram queijos bem salgados, dispensei o sal)

1/2 xícara de farinha de coco

Modo de Preparo

Em um recipiente fundo misture a farinha de amêndoas, ovos, manteiga, sal e queijo e mexa muito bem, até a mistura se tornar uniforme.

Junte então a farinha de coco (ou o restante da farinha de amêndoas, caso resolva testar a substituição) e sove a massa por 2 ou 3 minutos, com as mãos, até que a mistura esteja homogênea novamente.

caso queira um sabor especial, junte um punhado de alecrim fresco ou desidratado.

Forme bolinhas pouco maiores que um brigadeiro e achate-as, formando bolachinhas.

Coloque numa assadeira não untada e asse em forno pré-aquecido a 200 graus (médio) por 15 minutos.

As bolachinhas são mais deliciosas do que nunca quando acaba de sair do forno, mas se sobrar, guarde-as num pote hermético e quando for servir novamente, aqueça por 4 minutos no forno quente.

Leia mais

Quer mais receitas de lanches e aperitivos deliciosos e saudáveis, então corre conhecer o meu livro Aperitivos & Lanches, disponível em versão impressa, e-book Kindle (grátis para assinantes do programa Kindle Unlimited) ou em PDF.

 

(receita originalmente publicada em 2010)

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

34 comentários

  1. Pat que maravilha, e essa farinha conserva as mesma propriedades do coco?
    e nao precisa deixar de molho?
    assim que vc for vender, quero experimentar e esse oleo de coco nacional tambem!
    abraços

    1. Syl, uma maravilha mesmo, né? Não precisa deixar de molho nem nada!! E você não imagina como as bolachinhas ficaram deliciosas, eu até confesso que exagerei quando fui experimentar!!

  2. Pat, gostaria de saber se o quê você recebeu da Finococo foi um kit para teste ou já está à venda e onde. Em busca no Google não encontrei nem site deles (ainda está em construção). Aproveitando a oportunidade vou perguntar onde você compra o frango Nhô Bento pois também não acho nada, apenas algumas poucas notícias, a respeito deles, em outros sites. Abraços

    1. Eliana, o que recebi foi um kit para testes. O produto ainda não está no mercado. O Nhô Bento eu compro sempre na Casa Santa Luzia. Já vi em alguns outros lugares (poucos), mas nesses eu não gostei das condições das embalagens.

  3. Pat, primeiro obrigado por testar nossos produtos e pelo excelente feedback do nosso Kit Boas Vindas!!!

    Bom, o lançamento Oficial dos nossos Produtos (Farinha Orgânica de Coco e Óleo Orgânico Orgânico de Coco Extra Virgem) serão lançados oficialmente na Feira Bio Brazil Fair, na Bienal do Ibirapuera em São Paulo de 20 a 23 de Maio. Estão todos confidados.

    O site está nos últimos ajustes para o lançamento.

    Os interessados em saber mais dos produtos pode entrar em contato conosco atraves do site contato@finococo.com ou nos seguir no twitter @finococo

    Atenciosamente,

    Equipe Finococo.

  4. Olá Pat! Gostaria de saber se, nessa receita, há algum substituto para a farinha de amêndoas, mais econômico e fácil de encontrar. Agradeço a atenção!

  5. Oi, Pat, tudo bem?
    e mingau dessa farinha de coco, como aquele de aveia que vc faz, já experimentou?
    ou meio a meio….
    tenho feito um mingau de manhã, agora no inverno, de flocos de quinoa meio a meio com farelo de aveia, seguindo sua receita básica….vc nao imagina que delicia!!!
    estou adoçando com malte de arroz moti e colocando manteiga, fica uma coisa!
    faço isso para alternar com melado, um dia cada um, e agave tambem.
    se vc achar que esta farinha de coco for adequada a mingaus me avisa?
    abraços!!!

  6. Pat comprei a farinha de coco para experimentar fazer mingau!!!
    deve chegar logo, não vejo a hora, mas comprei pelo site demora uns dias ainda.
    vc já usou ela para seu mingau milagroso?
    abraços!!!

  7. conto sim! e vc acha que deve ser deixada de molho como no caso da aveia, pat???
    abraços!

  8. Oi, PAT! chegou a maravilhosa farinha, que cheirosa!
    tinha uma sopa de abobora em casa, que estava meio rala, resolvi experimentar a farinha na sopa.
    antes refoguei escarola picadinha no ghee com alho, coloquei a sopa e em seguida a farinha, e deu uma liga muito boa, depois de uns 10 minutos cozinhando, reguei com azeite por cima, um fio, e coloquei uns cubinhos de queijo de cabra, tudo bem pouquinho, e ficou supimpa!
    o mingau logo mais te conto!
    abraços!

  9. Olá Pat, primeiramente parabéns pelo seu Bebê.
    Estou fazendo a dieta antienxaqueca e consegui comprar a farinha de coco na minha cidade para fazer essas bolachinhas para comer no café da manhã. Eu usei o queijo muzzarela ralado, seria melhor usa-lo triturado?
    Tentei fazer uma variação com metade de queijo branco e metade muzzarela e um pouco do cream cheese, mas não ficou muito legal a consistência. Caso vc tenha alguma dica de quais queijos possam ser usados eu agradeceria, só para variar um pouco.
    Bjs Liz

  10. Pat ,acabei de mandar um e-mail para você contando minha duvida, pois também usei e gostei, mas hoje vi os comentários no site da Sonia Hirsch falando mal dele e fiquei confusa.

  11. Pat, o óleo que vc usa atualmente é o TheraHerb da Dr. Orgânico?

    1. Isabel, usei este sim, e usei um outro norte-americano que me enviaram de amostra. Preciso comentar sobre todos esses óleos logo!

  12. Paty minha mae fez um bolo com a farinha de coco e umas bolachinhas tbm…como faço para te enviar a receita?

    Ví que tem muita gente com duvidas sobre os produtos da finococo. Nós estamos adorando aqui, tanto do oleo quanto da farinha.

    Estou acompanhando também que algumas pessoas estao tendo dificuldade com a farinha, pois acaba nao dando liga ou esfarelando o prato feito.

    Minha mae está gostando, mas nao entende de internet e nem tem paciencia para isso, entao gostaria de lhe enviar as fotos e a receita.

    Enviamos para o pessoal da finococo e eles disseram que colocarão no site e disseram também que vira novidade, um pote de 550ml de oleo de coco. Aliás foram bem atenciosos conosco.

    Grande abraço, parabens pelo filhao.

    1. Obrigada Marco!

      Das receitas que preparei com a farinha, não tive problemas com nenhuma, porém foram receitas desenvolvidas especialmente para a farinha de coco. Não ei se simplesmente substituir farinha de trigo por farinha de coco nas receitas dê certo como gostaríamos.

      Pode me enviar qualquer mensagem através do formulário do site: https://pat.feldman.com.br/?page_id=1091 Eu recebo direto no meu e-mail.

  13. Menina, eu fiquei com água na boca pra testar, mas fui no site da Finococo e os produtos, infelizmente, são *muito* caros! :-( Eu já gasto mais do que o cidadão comum, pois compro a maior parte das coisas integrais, caipiras e orgânicas, quando possível, mas o preço do óleo e da farinha de coco são proibitivos, uma pena.

  14. Oi Pat,
    Será que você poderia nos dize qual livro é esse que tem as receitas com farinha de coco?
    Não acho nenhuma receita bacana …

  15. Pat querida, você e seus achados!

    Finalmente fiz as bolachas!! Ai que delicia, como você bem diz, não consegue parar de comer!!

    Fiz o seguinte: a minha filha, quase 4 anos, anda rejeitando alguns alimentos, e isso me preocupa um pouco, espero que seja só uma fase.
    Pensei probar o leite de amêndoas para incrementar a vitamina dela, que só aceita de banana com iogurte, então fiz o leite, misturei com banana, una pitada de canela, uma colherinha de mel e uma colher de iogurte, ela gostou bastante, e bebeu um copo grande.

    Daí pensei o que fazer com o bagaço do leite coado, não gosto de desperdicio,menos ainda quando o produto é caro, como as amêndoas.
    Ai tive a idéia de fazer as bolachas, ao invés de usar farinha de amêndoas, usei o bagaço bem espremido do leite , junto com a farinha
    de coco caseira, usei 1 ovo + uma clara que tinha sobrado do sorvete, e mesmo assim ficou mais umida a massa, por conta do bagaço que não tive paciencia para esperar secar, então para compensar a umidade extra coloquei 1 1/2 colher de sopa de farinha de arroz.

    Ficaram ótimos, uma delicia, e acho que dá para aproveitar bem os ingredientes, ao final de contas acho que no que sobra de coar o leite de amêndoas ou qualquer outra deve ter ainda nutrientes e fibras.

    Ótima receita para o lanche das crianças, sim , já ando meio neurótica pensando no lanche da minha filha na escola, ela começa só ano que vem.

    Bj

  16. Oi Pat, gostaria de saber qual a manteiga que você utiliza?

    1. Em geral compro minha manteiga na feira de orgânicos, mas na falta dela, qualquer uma do supermercado que contenha somente creme de leite e sal.

Comentários estão encerrado.