Aperitivos e entradas Carnes Lancheira da escola e dos passeios RECEITAS

Bolinho de carne assado super fácil!

micheymousecookingO aniversário do meu filho é nesta 4a. feira, dia 13 de maio. Ele está completando 4 aninhos e parece que foi ontem que ele nasceu. Cada dia maior, cada dia mais esperto e (por influência minha) cada dia mais interessado naquilo que come e em como se prepara cada coisa.

(receita publicada originalmente em maio de 2009, por ocasião do aniversário de 4 anos do meu filho mais velho – foi o cardápio da oficina de culinária que fizemos para comemorar o evento!)

Ele ainda participa da cozinha mais bagunçando do que fazendo, mas já está familiarizado com diversas receitas, vários utensílios e com muitos dos cuidados que eu tomo no preparo dos alimentos. A comemoração será na casa da vovó, com pouquíssimos familiares e amigos, e na 6a. feira, dia da culinária na escola dele, vamos comemorar mais uma vez com uma oficina de culinária para a turminha toda, que está super ansiosa!

O cardápio escolhido pela meninada foi bolinho de carne e limonada. A receita do bolinho é inspirada nas almôndegas ao molho, e a limonada será diferente do usual “limão com açúcar”, para ser algo mais completo e nutritivo, porém com toda a cara de limonada. A turminha já apelidou de “Limonada Mágica”!!

Hoje tem a receita dos bolinhos de 6a. feira. Assim que der, coloco fotos dos bolinhos e da comemoração!

Ingredientes:

1 kg de carne moída

1 cebola média, finamente picada

1 colher de sopa de alecrim ou tomilho desidratado (ou qualquer erva que você goste)

2 ovos

1 xícaras de aveia em flocos finos

1 xícara de iogurte natural integral

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de pimenta do reino

1 1/2 xícara de farinha de trigo integral

manteiga para untar

Modo de Preparo:

Algumas horas antes (pelo menos umas 6 horas, ou na noite anterior), misture a aveia ao iogurte – você pode usar as mãos, é divertido como brincar de massinha!

Misture as cebolas, ovos, a massa de aveia com iogurte, o sal e a pimenta à carne moída, até obter uma massa uniforme.

Junte também a erva fresca ou seca que você escolheu.

Enrole os bolinhos no tamanho desejado. Se você preferir, faça um quadrado, um coração, forma de banana ou de carro. Use a imaginação!

Passe os bolinhos pela farinha de trigo e coloque-os em uma assadeira untada com manteiga.

Asse em forno médio-alto, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos, ou até que os bolinhos comecem a ficar corados.

Sirva ainda quente, ou morninho. Pode ser puro ou acompanhando molhos como o de roquefort, ketchup caseiro, mostarda caseira, maionese caseira, manteiga de coco com urucum, etc

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

36 comentários

  1. Pat, suas receitas são mesmo fantásticas e saudáveis.
    Anotada !

  2. Ótima receita!!
    Parabéns para o filhote, saúde e muitas felicidades!

  3. PARABENS para seu filhinho, com beijinhos de tudo de bom !
    Para a mamãe tb, ok ?
    ” Uau!!!! Já faz quatro anos!!!!!! Parece que foi ontem!!!
    Lindo!!! “

  4. Oi Pat. Amei a receita, estou indo agora comprar os ingredientes, vou fazer hoje mesmo, espero que as crianças gostem! Mas tenho uma dúvida sobre o iogurte: Quando comprei minha iogurteira, veio junto um livro de receitas, todas usando iogurte, mas no manual diz que para fazer o iogurte não pode aquecer o leite acima de 46°,pois isso destruiria as “bactérias”. Pergunto: Quanto usamos o iogurte nas receitas que vão ao fogo ou forno, a alta temperatura não destrói os benefícios do iogurte?
    Aprendi fazer o iogurte natural incentivada pelos livros “A dor de cabeça morre pela boca” e “Enxaqueca finalmente uma saída” , Agora não fico sem o iogurte nem um dia!
    Há, estou lendo o livro “Enxaqueca só tem quem quer” , os livros tem me ajudado muito e vocês (você e o Dr Alexandre), obrigada!!! BJS…

  5. Parabéns Pat pelo filhote!! Essa idade é uma delícia, aliás todas são…Ele é uma graça realmente, pudemos comprovar na sexta…Ah, e as fotos de sexta você pode enviar por email? O bolinho vou testar com a Mariana.
    beijos
    Debora

  6. Pat, na noite anterior é para deixar de molho a aveia com o iogurte e o resto mistura na hora? Não ficou bem claro.
    Beijos e parabéns pelo filho saudável e lindo que vocês têm.

  7. Pat, suas receitas são fantásticas……………
    Essa do bolinho de carne já vou fazer!
    brigadim

    1. Tati, obrigada pelo carinho. Meu filhote agradece também!

      Cléo, obrigada pelo carinho, e espero que você aproveite muitíssimo a receita!

  8. Oi Pat, sou leitora assídua de seu site, estou sempre aprendendo.
    e colocando em prática seus ensinamentos, que são de grande importancia.
    Leio também o site http://www.exaqueca.com.br, pois consegui melhorar bastante a enxaqueca seguindo as orientações do Dr. Alexandre e tambéml lendo seus livro.
    Mas hoje, 14/05/09 estou acessando a página e ela não entra.
    Por favor, coloquem novamente a página na internet,pois ela é de grande importancia para todos, principalmente os que tem este problema cruel que é a enxaqueca.
    obrigada.

    1. Oi Cléo, estamos trabalhando para colocar o Enxaqueca de volta ao ar. O site foi atacado por hackers e, convenientemente, os artigos que falavam do topiramato e de outro remédio foram apagados. Só esses dois artigos. Artigos que mostravam as desvantagens e perigos dessas medicações.

      Não é estranho uma coisa dessas acontecer??

      Faz pensar…

  9. Olá Pat!
    Tinha tempo que não passava por aki…
    Seu filhote faz aniversário no dia 13 e o meu, no dia 15. Ao ler vc contando sobre os dotes dele e interesse pelas preparações, achei muito legal, e parecia estar lendo um relato da minha rotina aki com o Samuel, que também participa de tudo.
    É muito gratificante ver que estamos deixando este legado pros nossos filhotes, não é?
    Vejo como a relação do Samuel com mos alimentos é rica e prazerosa.
    Assim como vc, também tenho procurado levar esta riqueza para outras crianças, levando algumas atividades para o consultório e escolas infantis. TEm sido muito legal!
    Parabéns pra vc e parabéns pro seu filhinho lindo.

  10. Oi Pat. Ontem eu fiz uma pergunta sobre o iogurte natural, se for possível me responda, ficarei grata!
    A pergunta está logo acima, feita ás 9:28.
    O mundo está precisando de mais pessoas como você e o Dr. Alexandre…Pessoas preocupadas com a nossa saúde,
    Obrigada por tudo!!! BJS.

    1. Célia, a tua pergunta foi bem importante e eu peço desculpas por não ter respondido ainda.

      Estudos mostram que os lactobacilos morrem tanto em temperaturas elevadas como em temperaturas muito baixas (como no caso de sorvetes). Eu fiquei desanimada com a informação, até ouvir no último congresso que os lactobacilos, memso mortos, nos ajudam. O simples fato da estrutura deles estar presente nos alimentos, já é capaz de ajudar. Consuma sim, regularmente, o iogurte fresquinho, gelado na geladeira, porque logicamente lactobacilos vivos são mais “poderosos”, mas não tenha medo de usá-los em pratos aquecidos ou gelados – eles ajudam muito também!

  11. Pat, nesta receita (apetitosa demais!!!!), a aveia fica de molho no iogurte, e na receita do mingau de aveia (que eu não vivo mais sem) ela fica de molho na água com soro, queria saber se uma maneira é mais nutritiva do que a outra ou não…porque sei que vc sugere a lactofermentaçao para grãos, mas tbm faz a fermentaçao no iogurte para a farinha de trigo integral e agora vejo que para a aveia…não entendo bem qual a diferença em ambos os procedimentos…além disso, quando faço o mingau fico na dúvida se após as horas de lactofermentçao, eu devo lavar a aveia ou ponho com a aguinha do soro mesmo (tenho colocado com aguinha e tudo). Obrigada! Bjs!

    1. Vanessa, são só diferentes. Nos dois casos o molho neutraliza os anti-nutrientes, e eu só escolho água + soro ou iogurte puro de acordo com o resultado final da receita, ou o quão robusta eu quero que ela fique.

      Aveia também é um grão (mesmo que aestejamos consumindo na forma de flocos), portanto merece o mesmo tratamento de trigo ou arroz.

  12. olá, gostaria de saber o porque que os lactobacilos morrem, e como sei quando estao mortos? obrigada

  13. obrigada, mas preciso saber qual é a aparencia dos lactobacilos quando morrem,pra eu saber se os meus estao vivos ou nao…desculpe é que ganhei um pouco de lactobacilos e nao sei como cuidar..E se ja morreram ou nao…obrigada novamente.

  14. Olá Pat!
    Primeiro, quanto a baunilha vou procurar por aqui, se não encontrar comprarei o extrato com vc, ok?
    Quanto a esses bolinhos, preciso de algo para substituir a aveia e a farinha de trigo. O que vc indica? pois tenho alergia ao glúten.
    Obrigada!!!
    Bjus…

  15. Pat fiz essa receita e deu muito certo!
    Todos gostaram.
    Minha filha e uma amiguinha gostaram muito. A amiguinha me disse que isso sim era uma comida gostosa.
    Eu aproveitei sua idéia e já está marcado com elas um dia para elas me ajudarem a fazer os bolinhos e a limonada.
    Eu sempre deixei as crianças longe da cozinha por que não gostava de ver bagunça nem sujeira. Mas isso já está mudando aqui em casa.
    Um beijo,
    Cacilda

  16. Pat, adorei a receita.
    òtimo para a merenda. Só que meu filho tem alergia a leite, então como posso substitutir o yogurt?
    aguardo.
    Sheila

  17. […] trazer muito mais cores e sabores para o espetinho. Use cenouras em rodelas, cruas ou cozidas, bolinhos de carne, bolinhos de peixe, frutas variadas, muitas […]

  18. Pat, olá!
    Sempre faço essa receita. Amo!
    Hoje comi os bolinhos com um creminho de abacate feito com limão, azeite e mostarda. Ficou maravilhoso!

Comentários estão encerrado.