Acompanhamentos Aperitivos e entradas RECEITAS

Bolinhos de Arroz de Forno

Na minha cozinha, acho que já falei isso antes, nada se perde, tudo se transforma. E com arroz isso tem que ser feito mesmo, porque para mim não existe nada mais sem graça e sem gosto do que arroz requentado. Mas para mim também uma das coisas mais gostosas é um bom bolinho de arroz, que eu já preparei uma ou duas vezes frito em gordura de palma (um óleo estável, melhor opção quando se quer muito uma fritura).

Usando o óleo de palma o problema da fritura não ser muito saudável é resolvido, mas ainda ficamos com o enorme problema da sujeira que qualquer fritura faz na nossa cozinha… O cheiro é traquilo. Dica de uma prima minha que eu testei e confirmei: fritar com óleo de coco ou gordura de palma não faz fumaça e nem deixa cheiro na casa. Essa minha prima, uma quituteira de mão cheia, descobriu isso ao preparar fondue de carne com óleo de coco ao invés de óleo comum. Mais saudável, mais saboroso e sem cheiro de fritura pela casa.

Mas ainda assim, a sujeira que faz fritar um bolinho de arroz é desanimador… Eu resolvi testar a mesma receita na versão assada e adorei o resultado. Recomendo!

O bolinho de arroz em si, mesmo feito com arroz integral, não é uma das opções mais nutritivas, mas melhora se o arroz tiver sido preparado em caldo de carne caseiro  e manteiga, e pode melhorar se misturado ao arroz você ralar bem fininho uma cenoura, abobrinha ou qualquer outra coisa que vier na cabeça. Desta vez tivemos só a adição de salsa e cebolinha.

Vamos à receita:

Ingredientes:

2 xícaras de arroz bem cozido (pode ser integral, branco, ou uma mistura dos dois, que foi o que eu usei desta vez)

2 ovos inteiros

2 colheres de sopa de farinha de trigo integral

4 colheres de sopa de queijo ralado (você pode usar qualquer queijo que tiver na geladeira, mas os queijos duros, como o parmesão, são melhores porque deixam o bolinho mais firme)

1/3 de xícara de salsa e cebolinha finamente picadas ou qualquer outra erva fresca da sua preferência

1 pitada de curry em pó (para mim este é o melhor realçador de sabor que existe: é natural e usando apenas uma pitadinha, dá um gosto que é especial mas não marcante)

sal e pimenta do reino à gosto

manteiga para untar

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes numa travessa grande e misture cuidadosamente até que estejam bem homogeneizados.

Com a ajuda de uma colher de sobremesa (ou colher de chá, se você preferir bolinhos menores), forme montinhos da mistura e coloque sobre uma forma untada com manteiga. Não deixe os bolinhos muito grudados uns nos outros.

Asse em forno médio pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até que os bolinhos fiquem corados.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

29 comentários

  1. Oi pat, fio o bolinho ficou uma delícia, coloquei cenora e cebola raladas, queijo branco e algumas azeitona, marido e filhos adoraram. Parabéns pela receita!

  2. Oi Pat, acabei de chegar da Malasia lá eles utilizam muito curry, mas muito mesmo e realmente o sabor é maravilhoso, mesmo mais forte. Muito coco também, no arroz fica uma delicia, e é assim que vou fazer o bolinho aqui de casa!!!!bjs

  3. Feitos e devorados!!!! Foto???? Se não sento à mesa rapidinho quase fico sem. Aprovadíssima a receita. Bjs

  4. Fiz esse final de semana, com o que sobrou do arroz com cenoura feito com caldo de galinha…

    Baby adorou, receita aprovadíssima… muito melhor que o tradicional bolinho de arros frito!

  5. legal estava mesmo a procura de uma receita de bolinhos de arroz que não fosse frito pois tenho gastrite e não posso comer fritura vou fazer essa receita

  6. PERFEITAA!!!!
    fiz amei comi sozinha 1 chicara de bolinhos de arros
    kkkkkkkkkkk
    amei e fiz com queijo provolone ficou MARAA

  7. Oi, comecei a fazer meu bolinho frito, mas nao gostei vou tentar esse de forno tomara que de certo!

  8. Fiz com o que sobrou do risoto de abóbora com alho poró, ficou ótimo!

  9. Oi, Pat! Que maravilha ter descoberto seu Site…Entrei nele porque fiquei vovó e quero ensinar minha neta a arte de cozinhar.É tudo de bom, para todas as idades e além de receitas deliciosas e saudáveis gosto do seu jeito descontraído e bem humorado de nos informar suas receitas, informações e sugestões para o local que considero o mais feliz da casa: a cozinha!Obrigada, garota!

  10. oi,pat!Não te conhecia e achei vc .legal !!!!!!Tenho 3 filhos (lindos)e nós vamos sempre estar por aqui.
    esse bolinho é o q há de bom.Parabens,que Deus te abençoe.beijocas adocicadas.Rose e família

  11. Pat, peguei o link hj (29/set/2010) no seu TT e nossa, vc mandou para mim mesmo. hahah Estava pensando nisso ontem antes de dormir… que queria uma receita legal de bolinho de arroz, mas que fritar é um saco…
    Amei… Amanhã, com as sobras do arroz de hj teremos bolinho rsrsrs
    Valeu!!

  12. ADOREI! Ficou com o gosto do bolinho frito mas sem aquela gordura toda…Como não tinha mt queijo ralado, adicionei mais farinha de trigo… Ficou ótimo… acho q se pincelar com gema de ovo ele deve ficar + bonito…
    Ah… e a porção rende bastante. Ótimo p fazer p os amigos…

  13. Estava doida atras de uma receita de bolinho de arroz de forno. Perguntei para algumas pessoas do trabalho e todas me olharam de cara feia dizendo “de forno???”. Não me contive e fui ao google, eis que achei seu site! Adorei!! Favoritado!
    parabéns
    Vou exprimentar essa receita nos próximos dias.
    Bjs!

  14. amei esta receita pois tenho problema de colesterol alto , vou fazer amanhã mesmo pois com certeza e uma delicia bgdooo

  15. Pat, azeite de dendê e de palma é o mesmo? Posso usar para fritar?
    beijos

  16. Bom, então creio que não seja o mesmo, rsrsrsrs
    Posso usar azeite de dendê para fazer frituras?
    Será que consigo encontrar óleo de palma aqui no Brasil? Tem alguma marca para me indicar?

Comentários estão encerrado.