Bolo de Carne Saboroso (muito saboroso!)

by Pat Feldman on 28/07/2011 · 23 comments

in Carnes, COMPRE DA PAT!, RECEITAS

originalmente publicado em janeiro de 2009

Eu já vinha querendo preparar essa receita há bastante tempo, mas sempre que vou preparar alguma coisa pela primeira vez eu gosto de ter bastante tempo disponível e, de preferência, a casa vazia – coisa difícil quando se tem um filho de quase 4 anos e de férias! Essa receita é do meu “livro-Bíblia” da culinária tradicional saudável. Muitas das receitas aqui do site e do meu livro A Dor de Cabeça Morre Pela Boca são inspiradas neste livro, porém com diversas modificações, a fim de adaptar aos ingredientes que encontramos por aqui no nosso Brasil. Esta receita do Bolo de Carne entretanto foi feito exatamente como manda o livro (raridade eu conseguir seguir uma receita tão à risca, mas nesse caso, valeu a pena!).

From Crianças na Cozinha 2

Hoje deu certo! Meu marido saiu para passear com meu filho e eu fiquei em casa somente com a minha nova ajudante. Aproveitei para guardar os enfeites de Natal, desmontar árvore, reorganizar tudo. Me lembrei do bolo de carne e me lembrei que ainda não havia programado nada para o almoço. Pronto, cardápio resolvido!!

A receita foi muito mais fácil do que eu pensava, e só não é mais rápida por causa do tempo de forno. O preparo em si é rapidíssimo e faz bem pouca sujeira. Enquanto o bolo assava, aproveitei para adiantar algumas outras coisinhas pendentes, preparar algumas encomendas e a manhã rendeu muito.

A reação do meu marido ao provar a novidade é que foi demais!! Fazia algum tempo que eu não aparecia com uma grande novidade na cozinha – falta de tempo. No máximo mudava o tempero de coisas que já faço tradicionalmente por aqui. Ele gosta igual, mas uma novidade de verdade de vez em quando é sempre bom!

Fato: ficou tão gostoso, mas tããããão gostoso, que tivemos que nos se controlar pra não comer tudinho de uma vez!! Eu também adorei a novidade e meu filho também amou a novidade! Recomendo!

Ingredientes:

1 kg de carne moída

200 g de fígado moído (ou outra carne de órgão, mas é opcional e eu não costumo usar)

1 cebola média, finamente picada

1 cenoura em cubinhos pequenos

1 talo de alho poró ou salsão finamente picado

4 colheres de sopa de manteiga

1/4 de colher de chá de pimenta vermelha em flocos (opcional, mas eu aconselho usar, já que nessa quantidade não fica muito forte e dá um sabor super especial)

1 colher de chá de tomilho seco

1 colher de chá de pimenta moída na hora

1 colher de chá de sal bruto

1,5 xícaras de farinha de rosca (prepare a farinha de rosca em casa, de preferência utilizando um pão caseiro integral)

1 xícara de creme de leite fresco

1 ovo caipira

4 colheres de sopa de catchup caseiro

Modo de Preparo:

CLIQUE AQUI e veja um vídeo com o preparo do bolo de carne

Refogue as cebolas, alho poró e a cenoura na manteiga ate que tudo fique em macio. Enquanto isso misture a farinha de rosca ao creme de leite e reserve.

Junte a pimenta vermelha, tomilho, pimenta do reino e o sal e mexa muito bem.

Separe um pirex de vidro com cerca de 20 x 35 cm (retangular, nem muito grande, nem muito pequeno).

Com as mãos (e nessa hora aproveite também as mãozinhas da criançada de férias) misture muito bem a carne, o refogado, a mistura de farinha de rosca com creme de leite, e o ovo.

Forme um bolo (na forma de uma pão, mais ou menos, veja as fotos) e coloque no pirex. Pincele a superfícia do bolo com o catchup caseiro.

Junte pouco menos de uma xícara de água filtrada no pirex e leve para assar em fogo baixo (180 graus) por cerca de uma hora e meia. Aumente um pouco o forno nos últimos 15 minutos.

Sirva com catchup caseiro e/ou conserva de repolhos ou conserva de pepinos. Hoje eu servi com catchup e brócolis no vapor. Ficou perfeito!

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Periscope: PatFeldman

From Crianças na Cozinha 2
From Crianças na Cozinha 2
From Crianças na Cozinha 2
From Crianças na Cozinha 2
From Crianças na Cozinha 2
From Crianças na Cozinha 2
Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 15 comments }

Maria Christina de Sousa January 6, 2009 at 21:23

Oi Pat,

Hoje também preparei bolo de carne – a receita até que é parecida sendo que no lugar do creme de leite eu usei ketchup, mas cometi um “pecadinho” – como não tinha o ketchup caseiro e nem condições para ir a procura das carcaças de peixe para fazê-lo em casa, apelei para o industrializado. Minha consciência tá pesada que só.
Você vende o seu pelo correio? ele pode ser congelado?

Pat Feldman January 7, 2009 at 7:56

Maria Christina, nunca enviei o ketchup pelos correios. Ele não é suuuuuper perecível, mas ainda assim fico um pouco temerosa. Vamos pensar numa solução!!!

Ana Paula January 7, 2009 at 7:16

Pat, aprendi essa receita com a minha mãe, mas em casa fazemos sem o catchup, e ao invés da farinha de rosca, usamos aveia. Tb fica uma delícia!!!

Tati January 7, 2009 at 12:56

Pat,

Falando em carne… Esses dias peguei um cubinho de caldo de “carne” industrializado para ler os ingredientes. Fiquei horrorizada ao constatar que naquele cubo tinha de tudo menos carne!!! Como o governo permite uma coisa dessas?

Pat Feldman January 7, 2009 at 13:42

Tati, quando eu comecei a ler os rótulosdos produtos alimentícios nos supermercados quase pirei em ver tanta porcaria junto!!!

É escandaloso mesmo, mas a indústria alimentícia é uma grande fonte de impostos para os governos. Como impedir então?? Alface e tomate não geram tantos impostos assim…

Patriciauk January 9, 2009 at 17:07

em vez do ketchup eu coloco pasta de tomate seco que faco e dura um tempao na geladeira (eu uso ao inves de pure de tomate) x

Tatiane June 24, 2009 at 10:21

Lembra da nossa conversa na aula de culinaria sobre trocar creme de leite por iogurte e a farinha de rosca pela aveia? Bom, mesmo que vc não lembre eu recomendo e muito. Fiz assim ontem e ficou DIVINO! Eu recomendo!!!

Pat Feldman June 24, 2009 at 12:33

Eu também fiz aqui em casa, só esqueci de contar. Ficou muuuuuuuito bom!!!

PATRICIA SONG July 27, 2009 at 18:42

QUERIDA PAT,ESTOU COM SEU BOLO DE CARNE NO FORNO,SO TROQUEI A FARINHA DE ROSCA POR FLOCOS DE QUINUA,PORQUE NAO TINHA.SABADO VC PODERIA LEVAR O CATCHUP,COMO VC VENDE ,EO POTE POR QUILO?OBRIGADA POR TUDO.AH!O PAO DE QUEIJO TBM ESTA NO FORNO,HAHAHABJNHOS

Sara August 12, 2009 at 1:16

Pat, aqui nos EUA o bolo de carne (meatloaf) e muito comum mas nunca vi uma receita tao saborosa aquanto a sua. Ja’ fiz algumas vezes aqui em casa e fez o maior sucesso! Substitui o alho poro por vagem. Minha fihota e meu marido adoram!
Obrigada pela receita!
bjos,
Sara

Jacqueline June 1, 2010 at 16:57

Pat,

não consegui acessar o link do seu livro-biblia. Fiquei curiosa!

Pat Feldman June 1, 2010 at 17:31
Carla December 24, 2012 at 22:37

Fiz hj no Natal e foi um sucesso. No momento não posso consumir nada que tenha leite, então no lugar do creme de leite coloquei água mesmo e funcionou. Ao invés da manteiga, um pouco de azeite. Sei que não é o ideal, mas não tinha outra coisa. Todos amaram! Ah, não coloco o ketchup, mas gotinhas de limão depois de pronto.

Creusa March 10, 2016 at 20:50

Oi Pat,
A pimenta ralada na hora é a pimenta do reino normal que a gente compra no supermercado? e a pimenta vermelha em flocos, é a pimenta dedo de moça (aquela vermemlah compridinha), tambem vejo no supermercado porém fresca , é isso?

Obgda por suas receitas. :)

Pat Feldman March 11, 2016 at 6:23

É a pimenta do reino normal, que eu compro em grãos e passo no moedor na hora de usar.

Comments on this entry are closed.

{ 8 trackbacks }

Previous post:

Next post: