Carnes COMPRE DA PAT! RECEITAS

Bolo de Carne Saboroso (muito saboroso!)

Eu já vinha querendo preparar este bolo de carne há bastante tempo, mas sempre que vou preparar alguma coisa pela primeira vez eu gosto de ter bastante tempo disponível e, de preferência, a casa vazia – coisa difícil quando se tem um filho de quase 4 anos e de férias! Essa receita é do meu livro-Bíblia da culinária tradicional saudável. Muitas das receitas aqui do site e dos meus livros são inspiradas neste livro, porém com diversas modificações, a fim de adaptar aos ingredientes que encontramos por aqui no nosso Brasil.

Bolo de carne modificado

(atualização jan/2022)

Eu modifiquei a receita do bolo de carne para atender aos seguidores da Dieta Feldman Antienxaqueca, então as farinhas ficam de fora. Em sabor nada se perde, o bolo de carne ficou ainda mais delicioso e suculento.

Hoje deu certo! Meu marido saiu para passear com meu filho e eu fiquei em casa somente com a minha nova ajudante. Aproveitei para guardar os enfeites de Natal, desmontar árvore, reorganizar tudo. Me lembrei do bolo de carne e me lembrei que ainda não havia programado nada para o almoço. Pronto, cardápio resolvido!!

A receita foi muito mais fácil do que eu pensava, e só não é mais rápida por causa do tempo de forno. O preparo em si é rapidíssimo e faz bem pouca sujeira. Enquanto o bolo assava, aproveitei para adiantar algumas outras coisinhas pendentes, preparar algumas encomendas e a manhã rendeu muito.

A reação do meu marido ao provar a novidade é que foi demais!! Fazia algum tempo que eu não aparecia com uma grande novidade na cozinha – falta de tempo. No máximo mudava o tempero de coisas que já faço tradicionalmente por aqui. Ele gosta igual, mas uma novidade de verdade de vez em quando é sempre bom!

Fato: ficou tão gostoso, mas tããããão gostoso, que tivemos que nos se controlar pra não comer tudinho de uma vez!! Eu também adorei a novidade e meu filho também amou a novidade! Recomendo!

Ingredientes

1 kg de carne moída (use acém ou fraldinha, moídos com a gordura, que ajuda a dar liga)

100 g de fígado moído (ou outra carne de órgão, mas é opcional e eu não costumo usar)

1 cebola média, finamente picada ou ralada

1 xícara de cenoura triturada no processador ou ralada no ralo fino

2 talos de alho poró finamente picados

4 colheres de sopa de manteiga

2 colheres de chá de tomilho seco

1 colher de chá de pimenta moída na hora

2 colheres de chá de sal

4 ovos caipiras

4 a 6 colheres de sopa de catchup caseiro

Modo de Preparo

Refogue as cebolas, alho poró e a cenoura na manteiga ate que tudo fique em macio. Enquanto isso misture os demais ingredientes.

Junte o tomilho, pimenta do reino e o sal e mexa muito bem.

Com as mãos (e nessa hora aproveite também as mãozinhas da criançada de férias) misture muito bem a carne, o refogado de cenoura, e os ovos.

Forme um bolo e coloque no pirex. Pincele a superfície do bolo com o catchup caseiro.

Junte pouco menos de uma xícara de água filtrada no pirex e leve para assar em fogo médio (200 graus) por cerca 60-90 minutos. Aumente um pouco o forno nos últimos 15 minutos.

Sirva com catchup caseiro e/ou conserva de repolhos ou conserva de pepinos. Hoje eu servi com catchup e brócolis no vapor. Ficou perfeito!

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

originalmente publicado em janeiro de 2009

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

23 comentários

  1. Oi Pat,

    Hoje também preparei bolo de carne – a receita até que é parecida sendo que no lugar do creme de leite eu usei ketchup, mas cometi um “pecadinho” – como não tinha o ketchup caseiro e nem condições para ir a procura das carcaças de peixe para fazê-lo em casa, apelei para o industrializado. Minha consciência tá pesada que só.
    Você vende o seu pelo correio? ele pode ser congelado?

    1. Maria Christina, nunca enviei o ketchup pelos correios. Ele não é suuuuuper perecível, mas ainda assim fico um pouco temerosa. Vamos pensar numa solução!!!

  2. Pat, aprendi essa receita com a minha mãe, mas em casa fazemos sem o catchup, e ao invés da farinha de rosca, usamos aveia. Tb fica uma delícia!!!

  3. Pat,

    Falando em carne… Esses dias peguei um cubinho de caldo de “carne” industrializado para ler os ingredientes. Fiquei horrorizada ao constatar que naquele cubo tinha de tudo menos carne!!! Como o governo permite uma coisa dessas?

    1. Tati, quando eu comecei a ler os rótulosdos produtos alimentícios nos supermercados quase pirei em ver tanta porcaria junto!!!

      É escandaloso mesmo, mas a indústria alimentícia é uma grande fonte de impostos para os governos. Como impedir então?? Alface e tomate não geram tantos impostos assim…

  4. em vez do ketchup eu coloco pasta de tomate seco que faco e dura um tempao na geladeira (eu uso ao inves de pure de tomate) x

  5. Lembra da nossa conversa na aula de culinaria sobre trocar creme de leite por iogurte e a farinha de rosca pela aveia? Bom, mesmo que vc não lembre eu recomendo e muito. Fiz assim ontem e ficou DIVINO! Eu recomendo!!!

  6. QUERIDA PAT,ESTOU COM SEU BOLO DE CARNE NO FORNO,SO TROQUEI A FARINHA DE ROSCA POR FLOCOS DE QUINUA,PORQUE NAO TINHA.SABADO VC PODERIA LEVAR O CATCHUP,COMO VC VENDE ,EO POTE POR QUILO?OBRIGADA POR TUDO.AH!O PAO DE QUEIJO TBM ESTA NO FORNO,HAHAHABJNHOS

  7. Pat, aqui nos EUA o bolo de carne (meatloaf) e muito comum mas nunca vi uma receita tao saborosa aquanto a sua. Ja’ fiz algumas vezes aqui em casa e fez o maior sucesso! Substitui o alho poro por vagem. Minha fihota e meu marido adoram!
    Obrigada pela receita!
    bjos,
    Sara

  8. Fiz hj no Natal e foi um sucesso. No momento não posso consumir nada que tenha leite, então no lugar do creme de leite coloquei água mesmo e funcionou. Ao invés da manteiga, um pouco de azeite. Sei que não é o ideal, mas não tinha outra coisa. Todos amaram! Ah, não coloco o ketchup, mas gotinhas de limão depois de pronto.

  9. Oi Pat,
    A pimenta ralada na hora é a pimenta do reino normal que a gente compra no supermercado? e a pimenta vermelha em flocos, é a pimenta dedo de moça (aquela vermemlah compridinha), tambem vejo no supermercado porém fresca , é isso?

    Obgda por suas receitas. :)

Comentários estão encerrado.